31 de março de 2013

BOM EXEMPLO!


Prefeito promete não aumentar passagem de ônibus em 2013

O prefeito ACM Neto anunciou hoje, em coletiva à imprensa no Palácio Thomé de Souza, que não vai haver aumento da tarifa de ônibus este ano. Ele disse que os empresários do setor aceitaram, sem impor nenhuma resistência, a implantação do programa Domingo é Meia, que começa a valer no próximo fim de semana para quem pagar a passagem em dinheiro. O prefeito afirmou ainda que não haverá redução da frota aos domingos. “Pelo contrário. O empresariado vai querer compensar as eventuais perdas provocadas pelo Domingo é Meia com o aumento da demanda. Por isso, vamos trabalhar para que se amplie a quantidade de pessoas transportadas aos ônibus”, afirmou ACM Neto. Ele salientou que a concessão para a escolha das empresas que irão operar no setor, que acontecerá ainda este ano, vai exigir quantidades mínimas de ônibus aos domingos. E a Prefeitura vai poder fiscalizar com mais rigor.
ACM Neto lembrou que o Domingo é Meia foi compromisso assumido na campanha do ano passado como uma contribuição do movimento jovem do Democratas, representando na coletiva pelo seu presidente, Bruno Alves. Também estiveram presentes a vice-prefeita Célia Sacramento, o secretário de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, e praticamente toda a bancada governista da Câmara Municipal. Durante a conversa com os jornalistas, o prefeito fez um breve balanço dos primeiros 70 dias de governo, destacando inúmeras ações positivas, apesar das restrições financeiras. Ele citou, além do Domingo é Meia, programas como o Aluno em Tempo Integral, que já funciona em cinco escolas, reforma e construção de praças e unidades de saúde.

--
Atenciosamente,

Auremita Oliveira
Consultoria Jurídica Braz&Borges
Advogada - OAB/BA 32.566
http://www.brazeborges.adv.br

27 de março de 2013

AI ESTA A FOTO LEGAL EDMILSON.

Nosso amigo Edmilson Sales, 1º Suplente de vereador do PSDB de Lauro de Freitas, mandou essa foto muito legal para publicarmos no blog, considerando que publicamos matéria sobre a convenção do PSDB no último fim de semana apra a escolha da nova Comissão Executiva. O PSDB  tme na figura do ex-prefeito de Mata de São João seu pré-candidato ao governo do Estado da Bahia.Valeu Edmilson!

PORTÃO MANTÉM TRADIÇÃO.


EVENTO BALEIA E BOLA FURADA OFICIALIZADA NO CALENDÁRIO MUNICIPAL





A  festa popular e tradicional BALEIA X BOLA FURADA, nasce da atenção e observação de um cidadão de Portão, querido por todos, foi devido a queima do Judas no sábado de aleluia ser muito tarde para as crianças do bairro assistirem, o finado Altamiro Conceição, o Mirinho e Antonio Rodrigues, o Baleia  tiveram a idéia da festa com o baba no domingo de páscoa. Mirinho faleceu em 2005, e Baleia em 2011, tendo a irmã  de Mirinho, Maria e os amigos da família estão dando continuidade a mais tradicional "Festa do Domingo de Páscoa"   de Lauro de Freitas.

Depois de 36 anos de realização ininterruptas, com toda dificuldade e com pouca ajuda e reconhecimento do poder público dessa tradição popular.  Esse ano, a festividade se dará no dia 31 de março, no domingo de Páscoa.

MORADORES NÃO PAGARÃO MAIS PEDÁGIO


Moradores de Areia Branca  (Lauro de Freitas)  e adjascências poderão não pagar mais pedágio na Estrada do Cia. 


Câmara aprova isenção de pagamento de pedágio a moradores; Senado votará projeto



A Câmara Federal aprovou nesta terça-feira (26) um projeto de lei que isenta do pagamento de pedágio pessoas que comprovarem residência ou trabalharem no município onde funcione a praça de cobrança da tarifa. De autoria do deputado Esperidião Amin (PP-SC), a matéria – a ser analisada pelo Senado – sugere que a isenção seja adotada em rodovias federais, delegadas pela União ao Distrito Federal, estados ou municípios, que sejam exploradas pela iniciativa privada por meio de concessão. “Um dos problemas mais comuns diz respeito ao ônus desproporcional que pesa sobre a população dos municípios onde se instalam as praças de cobrança de pedágio. Essa população é penalizada economicamente em seus deslocamentos diários, para trabalhar, estudar ou fazer compras, muitas vezes no âmbito do território do próprio município”, defende o parlamentar. Informações da Agência Brasil.  

PONTO FACULTATIVO NA QUINTA



O governador Jaques Wagner decretou ponto facultativo nas repartições públicas do Estado da Bahia a partir do meio-dia desta quinta-feira (28), em razão do feriado da Semana Santa. O decreto do governador que estabelece o meio-expediente nas repartições públicas será publicado nesta quinta, no Diário Oficial. O expediente será normal para os serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupções, como nas áreas de saúde e segurança pública.

JÁ ERA ESPERADO.

Como era de se esperar, os vereadores de Salvador não conseguiram quórum para votar as contas do ex-prefeito João Henrique Carneiro (PP) referentes ao ano de 2010, previstas para serem analisadas nesta quarta-feira. Dos 43 vereadores, apenas 12 compareceram ao plenário Cosme de Farias, não completando o número mínimo de 28 para abrir os trabalhos e iniciar a votação. Registraram presença apenas o presidente Paulo Câmara (PSDB), o líder da maioria Joceval Rodrigues (PPS) e o da oposição, Gilmar Santiago (PT). Além de Alfredo Mangueira (PMDB), Arnando Lessa (PT), Duda Sanches (PSD), Everaldo Augusto (PCdoB), Henrique Carballal (PT), Hilton Coelho (PSOL), Léo Prates (DEM), Suíca (PT) e Waldir Pires (PT). As contas do exercício de 2010 do ex-prefeito aguardam apreciação desde julho de 2012. As contas de João Henrique relativas ao ano de 2009 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Câmara, tornando-o inelegível até então.

26 de março de 2013

SENADO APROVA PEC DAS DOMÉSTICAS. PARA MORADORA DE LAURO DE FREITAS A PROFISSÃO DE EMPREGADA DOMÉSTICA VAI DESAPARECER


Senado aprova PEC das Domésticas; categoria terá direito a hora extra e FGTS

O Plenário do Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (26), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 66/2012 que amplia os direitos trabalhistas aos empregados domésticos. A proposta passou hoje pelo segundo turno de votação com um total de 66 votos e não precisará desanção presidencial para entrar em vigor.

  • Shutterstock

  • Divulgação


A medida afeta mais de 7 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil, sendo que 97% são mulheres. 
Conforme anúncio feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a PEC das Domésticas será promulgada no dia 2 de abril, no auditório Petrônio Portela, às 12h. A presidente da República, Dilma Roussef, será convidada de honra para a cerimônia.

Ainda não há data para a publicação no "Diário Oficial", quando parte dos direitos entrarão em vigor. Outros ainda dependerão de regulamentação específica.

OPINIÃO DE MORADORA DE LAURO DE FREITAS

Para dona Maria Lúcia, moradora da Lagoa dos Patos em Lauro de Freitas, empregada doméstica há 8 anos"a lei é boa e protege a gente, mas vai ter muita gente que não vai contratar mais domésticas. A minha atual patroa disse para mim que agora vou trabalhar como diarista de apenas 1 dia, pois ela não vai poder me pagar salário minimo e os encargos, que segundo ela daria quase R$1.300,00 para me manter empregada, aí o bicho vai pegar", finalizou.

AFINAL CAETANO ESTA NA LISTA?


/


No sábado passado o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, obteve o apoio de vários vereadores do PT da Região Metropolitana de Salvador, ontem, segunda-feira, a imprensa soteropolitana publicou uma declaração do Governador Wagner afirmando que Caetano não está mais na lista dos pré-candidatos petistas: Rui Costa, Pinheiro e Gabrielle. Hoje nenhuma linha sobre o assunto, um silêncio sepulcral na imprensa.
Estaria o ex-alcaide de Camaçari arrumando as malas para outra legenda? Um passarinho me contou que o PPS estaria disposto a atrair Luiz Caetano e lançá-lo candidato ao Governo da Bahia. Caetano, nesse momento, comporta-se tal  como a esfingie: DECIFRA-ME OU DEVORO-TE.

ESTABILIDADE DA GESTANTE: MAIS UM PROBLEMA SOCIAL QUE JURIDICO

A advogada trabalhista Giovanna Ferreira conversou com o site Bahia Notícias sobre a estabilidade da gestante. A lei que garante a segurança empregatícia das mulheres grávidas sofreu recentes modificações do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e passou a garantir direito em um maior número de situações. A causídica relata o que as mudanças trazem de efetivamente inovador e comenta as dificuldades que uma possível gestação trazem para a mulher que está inserida no mercado de trabalho. “É mais um problema social do que jurídico”, diz Giovanna sobre o modo que a licença-maternidade é encarada nas empresas.

A estabilidade da gestante é uma garantia que prevê a segurança na manutenção do emprego da mulher que está grávida. Essa estabilidade é contra a dispensa arbitrária e imotivada e está prevista no artigo 7º da Constituição. A Constituição Federal determina que qualquer funcionária, a partir do momento em que está confirmada a gravidez, esteja ela ciente ou não, esteja o empregador ciente ou não, não pode ser demitida até cinco meses após o parto. Mesmo que a funcionária não tenha informado sobre o seu estado ao empregador, a partir do momento em que a gravidez é confirmada ela tem garantida a sua estabilidade provisória que impede que o empregador a dispense de forma arbitrária ou imotivada. Isso não quer dizer que a estabilidade seja absoluta. Caso a empregada, mesmo estando neste período, cometa alguma falta que configure justa causa ela pode ser demitida. 

MUITO BACANA.


Pessoas com deficiência visual poderão ter assegurado o direito de extrato mensal de conta corrente em braille ou em caracteres ampliados. A proposta é do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (26). O relator, senador Gim Argello (PTB-DF), ressalta que as iniciativas já tomadas pelos bancos não suprem a real necessidade dos clientes com deficiência visual. Entre as obrigações que o projeto de lei institui aos bancos, está a leitura do contrato por funcionário da instituição, inscrição do número do cartão, código de segurança e orientações quanto ao uso em braille ou alto-relevo. A iniciativa será enviada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para apreciação.  Informações Agência Senado.

PREFEITA DE MADRE DE DEUS RENUNCIA E VICE DO PP ASSUME.


BAHIA
26 de março de 2013, 20:12

Prefeita de Madre de Deus renuncia mandato por problemas na saúde

A prefeita de Madre de Deus, cidade localizada na região metropolitana de Salvador, Carmen Gandarela, do PT, anunciou renúncia de mandato e teve pedido homologado nesta terça-feira. A renúncia foi lida no fim da tarde, na Câmara Municipal. Segundo a assessora de comunicação da prefeitura, a gestora alegou problemas de saúde e disse que precisaria ficar um tempo afastado da cidade para realizar o tratamento necessário. A doença não foi detalhada. Ela não quer dar entrevista, informou a assessoria. A prefeitura vai ser assumida pelo vice-prefeito, Jeferson Andrade, do PP. o texto da renúncia foi lido pelo presidente da Câmara Municipal, Anselmo Duarte, do PT, durante a sessão plenária desta terça-feira. No início do texto, a prefeita disse que era o momento mais triste da vida dela, informou a assessoria. Ela foi eleita prefeita em eleição suplementar realizada no mês de março de 2012, com 65% dos votos, e reeleita nas últimas eleições, no mês de outubro. O evento eleitoral ocorreu porque a então prefeita, Erenita de Brito Oliveira, e o vice, Edmundo Antunes Pitangueira, foram cassados. 

25 de março de 2013

EMPREGADAS DOMÉSTICAS.


PEC das Domésticas é aprovada em primeiro turno no Senado

Senadores ainda precisam apreciar texto em segundo turno de votação.
Proposta amplia direitos trabalhistas de trabalhadores domésticos.

Felipe NériDo G1, em Brasília
135 comentários
A ministra Eleonora Menicucci comemora aprovação
da PEC ao lado da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e
da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) (Foto: Felipe Néri/G1)
O Senado aprovou na última terça-feira (19), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que amplia direitos dos trabalhadores domésticos. O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos senadores. A votação está marcada para a próxima terça (26); depois disso, se aprovada, a PEC vai à promulgação pelo Congresso Nacional.
No fim da tarde, líderes dos partidos informaram que a PEC não seria votada esta semana, ao contrário do que havia sido informado inicialmente pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No entanto, em plenário, Renan sugeriu que o primeiro turno da votação fosse realizado no mesmo dia.
O texto aprovado garante 16 direitos trabalhistas de babás, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residência, que já são assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais (veja na tabela ao lado).
Os profissionais passarão, por exemplo,  a ter direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao pagamento de horas extras. Também fica garantido o direito ao recebimento de salário não inferior ao mínimo.
De acordo com a relatora do projeto na CCJ, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), dados da Federação Nacional dos Empregados domésticos apontam que 94% dos 9,1 milhões de trabalhadores do setor são mulheres. 84% desse total são negros.
Regulamentação
Alguns dos principais itens da proposta ainda vão precisar de regulamentação. Entre eles, estão o FGTS, a proteção contra demissão sem justa-causa, o seguro-desemprego e a assistência gratuita de creche para filhos de empregados de até cinco anos.
O texto aprovado pela Câmara incluía a licença-maternidade de 120 dias entre os itens que deveriam ser regulamentados. No entanto, uma alteração na redação foi incluída na CCJ do Senado com base em emenda apresentada pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e a licença passa a valer automaticamente assim que a lei for promulgada.

Emoção
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que foi relatora da PEC na Câmara, foi ao Senado e chorou ao falar da aprovação do texto.
"O Brasil precisa criar uma nova cultura para um novo segmento. Nos acostumamos, desde a casa grande e da senzala, que era fácil nós termos uma pessoa trabalhando em nossa casa, que era alguém da família, mas que não podia dispor de todas as liberdades que nós temos como donos da casa. Agora, não. É uma relação de trabalho, uma relação respeitosa e uma relação carinhosa", afirmou.

Após a aprovação da PEC, a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, esteve no Senado e comemorou a aprovação da PEC. "Estamos definitivamente retirando as mulheres trabalhadoras domésticas do sistema de escravidão no nosso país", disse a ministra. "O Senado hoje se inscreveu na história da libertação da mulheres."
Em relação aos trechos da PEC que precisam de regulamentação, a ministra disse que é preciso avançar "passo a passo".  "Agora era para aprovar na Câmara e no Senado. Vamos agora aguardar a promulgação pelo Senado semana que vem, depois é outro passo. O governo fará isso com a maior lealdade e respeito às trabalhadoras domésticas", disse.

--
Atenciosamente,

Auremita Oliveira
Consultoria Jurídica Braz&Borges
Advogada - OAB/BA 32.566
http://www.brazeborges.adv.br

TRABALHADORES VÃO PROTESTAR CONTRA O MINI-METRÔ.



Os trabalhadores prometem comemorar o aniversário de 464 anos da capital baiana com protesto contra os problemas sociais da cidade.A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção Bahia, realizará um ato na Praça da Piedade, na quarta-feira (27/3), às 10h, com o mote “Salvador 464 anos, remando contra a maré”, em sátira ao fato de a cidade estar na contramão do desenvolvimento social e urbano.Em ato simbólico, a Central distribuirá 500 quilos de peixe à população.

Para os trabalhadores, Salvador caminha no sentido inverso dos grandes centros. "Enquanto as outras capitais propõem sistemas de transporte moderno, a capital baiana se mantém uma cidade impotente, com um projeto de metrô que não sai do papel, penalizando o trabalhador que depende do transporte público para ir e vir do trabalho", de acordo com a CTB.A Central Sindical critica os governos municipal e estadual "por não se preocuparem com a qualificação e formação de mão de obra", visto que a cidade se prepara para sediar grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. O mesmo acontece com o plano de requalificação da Orla, "que até o momento não passou de promessas de campanha".
O protesto pretende denunciar o que a CTB considera "falta de comprometimento com as demandas sociais da população", a exemplo do déficit habitacional e a questão da Saúde. Segundo o Conselho Regional de Engenharia (Crea-BA), mais de 80% das habitações em Salvador, são irregulares.A dívida de R$ 40 milhões da Prefeitura com as filantrópicas de saúde é outro entrave que têm causando grandes transtornos para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital baiana. "Com o atendimento considerado ruim a prevenção é pior ainda. Em Salvador, o Programa de Saúde da Família (PSF) cobre apenas 14% da população, a menor taxa entre as capitais brasileira.

COMUNIDADE CARCERÁRIA VAI FAZER A FESTA.


STF irá julgar caso em que 24 mil presos poderão ser soltos

O Supremo Tribunal Federal vai julgar uma decisão do Rio Grande do Sul que deu a um preso o direito de cumprir o resto da pena em casa por falta de vagas nas cadeias de regime semiaberto. Se o STF mantiver a decisão da Justiça gaúcha, o efeito será imediato e 24 mil presos de todo o país serão colocados na rua.

GOVERNADOR JOGA EX-PREFEITO PRA ESCANTEIO. E AÍ CAETANO?


O governador da Bahia, Jaques Wagner, excluiu o nome de Luiz Caetano da lista de pré-candidatos do PT ao governo do Estado. O petista afirmou que o partido tem três nomes para a sucessão: Sérgio Gabrielli, Rui Costa e Walter Pinheiro. Questionado sobre quem iria apoiar, Wagner desconversou: "ah, aí você quer me complicar”. 
Na última quinta-feira (21), a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia protocolou uma representação contra Caetano, por propaganda eleitoral antecipada. 

JUIZ LALAU CUMPRIRÁ RESTANTE DA PENA NA CADEIA.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) cassou a prisão domiciliar do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, condenado em 2005 a 26 anos e seis meses de prisão, além do pagamento de multa, pelos crimes de estelionato, corrupção e desvio de verbas de cerca de R$ 170 milhões na construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. Nicolau se encontra desde 2007 em prisão preventiva domiciliar e agora terá de cumprir o restante da pena na cadeia.A decisão, divulgada nesta segunda-feira, é da Quinta Turma do TRF3 e data do último dia 18 de março. O desembargador federal Luiz Stefanini atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Na última semana, o mesmo MPF apresentou uma reclamação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo a execução definitiva da pena de Lalau. Na prática, a intenção era impedir novos recursos no processo, já que eles têm “natureza protelatória”.

PAIXÃO DE CRISTO É SUCESSO!



PAIXÃO DE CRISTO SERÁ ENCENADA EM GRANDE ARENA NA PRAÇA DA MATRIZ EM LAURO DE FREITAS

Um dos mais tradicionais e belos espetáculos de teatro a céu aberto do estado da Bahia será encenado pelo 15°ano consecutivo em Lauro de Freitas, de 4 a 7 de abril, na Praça da Matriz, uma semana após a Páscoa. A vida pública de Jesus Cristo jamais teve tantos motivos para ser prestigiado pela comunidade ipitanguense e por turistas de outras cidades e estados.
VALEU DUZINHO NÉRI!

24 de março de 2013

PSDB FEZ CONVENÇÃO

o PSDB, partido do presidenciável e senador mineiro Aécio Neves, realizou sua convenção em Lauro de Freitas dia 24 de março na Câmara de vereadores. Conversei com meu amigo Edmilson Sales, 1º Suplente de Vereador, momentos após a convenção e ele disse que o clima foi de união.


PSDB escolheu nova direção  em Convenção realizada hoje e decide ficar à disposição do dr. O presidente é Gílson Araújo e o Secr. -Geral é ABELARDO. Ah, ROSALVO e MATEUS , vereadores da legenda estiveram presentes e decidiram  que o edil Antônio Rosalvo será o líder dos tucanos na Câmara. Há quem diga Wânia Almeida, ex - dona do partido  e seu time serão meros filiados. A sorte esta lançada!

CAETANO COMENDO PELAS BEIRADAS.


O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano conta com o apoio de vereadores petistas da Região 
Metropolitana (RMS) para ser o candidato oficial ao Governo do Estado nas eleições de 2014.
A moção, apresentada pelo presidente do partido em Simões Filho - Antônio Rodrigues – conhecido como Camamu, foi aprovada nesse sábado (23/3), na Câmara Municipal de São Francisco do Conde.
Alguns pontos na carreira política de Caetano foram destacados por Camamu como decisivos para o apoio. “O modelo de gestão implantado por Caetano em Camaçari é um exemplo a ser seguido e contribuiu muito para a garantia de outras prefeituras na região, como a de Madre de Deus e São Francisco do Conde. Além disso, ele conseguiu fazer também uma grande administração na UPB (União dos Municípios da Bahia), o que só tem a somar aos municípios baianos, pois ele conhece como nenhum outro a nossa realidade”, disse, ao fazer referência a uma das principais bandeiras de defesa de Caetano: o municipalismo.
Para Luiz Caetano, que recentemente recebeu apoio unânime do diretório municipal do PT de Camaçari, este é mais um impulso para prosseguir com o desafio. “Isso me dá mais ânimo para continuar a luta, porém também entendo que somos quatro pré-candidatos e precisamos escolher um, mas não tenho dúvidas de que a escolha será a mais acertada possível e estaremos aqui para acolher e apoiar a decisão final do partido”, ponderou.
O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca comemorou a aprovação. “Fui um dos primeiros a tornar público o meu apoio a Caetano, pois não tenho dúvidas de que ele é o que melhor poderá representar o PT para a garantia da sucessão do governador Jaques Wagner. Hoje fico feliz por compartilhar desse apoio com meus colegas da Região Metropolitana”, acrescentou.
Além de vereadores, o encontro contou com a participação do presidente estadual do PT, Jonas Paulo; das deputadas estaduais Luiza Maia e Maria Del Carmen; da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza; do prefeito de Camaçari, Ademar Delgado; e dos presidentes das Câmaras de Catu (Adilson Araújo), São Francisco do Conde (Eliezer de Santana Santos) e Simões Filho (Joel Cerqueira). 

14 de março de 2013

HUMORISTA RENATO FECHINE SE APRESENTA EM LAURO DE FREITAS

COM CERTEZA ESTAREMOS LÁ PARA ASSISTIR ESSE ARTISTA BAIANO E DE GRANDE TALENTO NO CINE TEATRO DA CIDADE.

DEFENSORIA

É importante a Defensoria Pública ter autonomia financeira e se equiparar ao Ministério Público, que hoje tem 2% do orçamento do estado. Com a autonomia a Defensoria pode realizar concurso para cobrir essa grande lacuna na Bahia.Em muitas cidades não existem defensores e em outras o atendimento é tão precário qua as pessoas chegam a esperar 3 a 4 meses para ser atendido. Um absurdo!

DEFENSORES VÃO A LUTA!


Defensores públicos vão ao Congresso pedir apoio para derrubar veto a projeto que trata de autonomia

l

Brasília – Defensores públicos de todo o país se reuniram na Câmara dos Deputados para pedir apoio à derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei Complementar 114/11 que permite aos estados gastar até 2% da receita líquida com pessoal da Defensoria Pública. O projeto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para regulamentar a autonomia orçamentária da Defensoria Pública, prevista na Constituição Federal desde 2004.
O autor do projeto, senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Senado, destacou, durante seminário no Auditório Nereu Ramos, que os defensores públicos são segmento “muito importante na sociedade, já que são responsáveis pelo atendimento dos mais pobres pela Justiça”.
Parlamentares e representantes da Defensoria Pública estão reunidos com o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), para pedir apoio à derrubada do veto. Em seguida, eles devem ser reunir com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. O Projeto de Lei Complementar 114/11 foi aprovado no ano passado pela Câmara e pelo Senado e foi vetado pela presidenta, em dezembro, com o argumento de que contraria o interesse público.
O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) acredita que o veto da presidenta Dilma Rousseff à medida ocorreu “provavelmente porque ela não foi alertada para sua importância, e a própria área econômica não atentou para isso”.
Já a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC) argumentou que o veto foi decidido depois que a chefe do governo recebeu os secretários de Fazenda dos estados, que temem queda de receita. Ela defende a derrubada do veto e a reapresentação do projeto na Câmara, pois “mais de 80% dos brasileiros dependem do Ministério Público para ter acesso à Justiça”. Ela acredita que a derrubada do PLP 114 foi um equívoco, “já que o discurso da presidenta da República é de defesa dos mais pobres”.

Ecos da grande reunião de Areia Branca.

Os comentários nas esquinas, nos bares, nas casas, nas escolas de Areia Branca, do Capelão, do Jambeiro e da Capiarara, foram, sem dúvidas, a reunião de quarta-feira a noite na sede da AMAB. A presença maciça da comunidade nos faz refletir sobre a politização dos moradores que moblizados exigem uma solução pelo problema causado pela Bahia Norte que explora o pedágio. Os moradores estão "ilhados", pois o retorno apra entrada e saida de Areia Branca fica muito distante, realmente um desrespeito a população. Na reunião de quarta os vereadores, os secretários, o vice-prefeito Bebel Carvalho e o prefeito D. Márcio Paiva foram unânimes em defender os moradores. O prefeito Dr. Márcio foi enfático na questão ao dizer que "os interesss da comundiade estão em primeiro lugar, propondo a criação imedita de uma comissão mista para cuidar dessa situação".  

COMPROMISSO CUMPRIDO. VALEU DR. MÁRCIO!


Prefeitura paga primeiro lote das rescisões 

Depois de muita falação politica daqueles que não conseguem assimilar que o Poder mudou de mãos, o que é salutar na democracia. O Prefeito que herdou as tais rescisões da gestão passada começou a pagar ontem, quarta-feira o primeiro lote( aqule que recebiam até R$1.000,00 de vencimentos.

   Neste primeiro lote foram contemplados 496 antigos servidores

A Prefeitura de Lauro de Freitas realizou ontem, quarta-feira, 13 de março, o pagamento do primeiro lote relativo às rescisões dos servidores municipais que tiveram os seus vínculos extintos em 31 de dezembro de 2012. A medida reafirma o compromisso da atual gestão com os trabalhadores laurofreitenses que tiveram seus não tiveram seus direitos respeitados ao final da gestão passada. 

Em nota pública, a Prefeitura divulgou o cronograma de pagamento dos próximos lotes, que acontecerá nos meses de abril, maio e junho: 

- Pagamento do 2.º lote, relativo às rescisões com valores acima de R$ 1 mil até R$ 2 mil – a partir de 11/04/2013;

- Pagamento do 3.º lote, relativo às rescisões com valores acima de R$ 2 mil até R$ 3 mil – a partir de 11/05/2013;

- Pagamento do 4.º lote, relativo às rescisões com valores acima de R$ 3 mil, a partir de 11/06/2013.

13 de março de 2013

MARADONA É...O CARA!



"O Deus do futebol é argentino, e agora o Papa também é', diz Maradona Ex-jogador de futebol argentino comemorou, por meio de declarações repassadas por seu advogado, nomeação de Jorge Bergoglio




Diego Maradona comemorou nesta quarta-feira (13/02) a eleição de um Papa argentino, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, e revelou o desejo de se reunir com o novo sumo pontífice em Roma.
"O Deus do futebol é argentino, e agora o papa também é", brincou o ídolo, cujas declarações foram repassadas à imprensa argentina por seu advogado, Angelo Pisani.
"Assim que for à Itália, espero poder ter uma audiência com ele", acrescentou 'El Pibe', que lembrou que viveu uma "emoção inesquecível" quando foi recebido por João Paulo II, no começo da década de 1990. No entanto, anos depois, o papa morto em 2005 foi criticado e até xingado por Maradona.
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, jesuíta e arcebispo de Buenos Aires, tornou-se nesta quarta o pontífice número 266 da Igreja Católica, substituindo o papa emérito Bento XVI

ATIVIDADE


 Dr. Márcio Paiva, visitou, ao lado do vice Bebel, Os Secretário André da SEINFRA, Major Musta da SETTOP, e Pepe da SESP , o final de linha da sede, seguindo para o local onde deverá ser construído o MERCADO POPULAR, ali onde estão algumas baias, do antigo Joquéi Clube, A equipe do Governo Cuidando da Gente  sai à ruas

COMEÇA ASSEMBLÉIA DE MORADORES DE AREIA BRANCA NA AMAB.

DR. MÁRIO PAIVA, prefeito de Lauro de Freitas, presente na reunião dos moradores de Areia Branca  na AMAB. 



Antes do inicio da reunião nosso correspondente degustou um delicioso bolo de puba e empadas na lanchonete de Romana e ouviu atentamente as reclamações da empresária que afirmou ser uma "absurdo o que a Concessionária Bahia Norte fez com a comunidade, uma vez que para o morador se deslocar para São Cristóvão ele precisa fazer o retorno depois do CIA MAR, quase 4 quilometros, estamos ilhados!" 

Começou a alguns instantes a reunião dos moradores de Areia Branca na sede da AMAB com a presença do Dr. Mário Paiva, Prefeito de Lauro de Freitas, Gilmar Oliveira, Presidente da Câmara de Vereadores, vereadores Antonio Rosalvo, Mateus Reis, Júnior Neves, Pastor  Edilson, Fausto Franco, vereadoras Dona Augusta, Naide Brito, Aline Oliveira e Mirela, além do Dr. Bruno, Secretário de Saúde, Bonfim, Secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Edmilson Santos, Secretário Chefe de Gabinete, Major Musta, Secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública,  Tiago Sales, Diretor da AR de Areia Branca, reprsentantes da AGERBA, pessoal da Tv Record, assessores, lideranças comunitárias e quantidade muito expressiva de moradores, mais de 400 pessoas. A reunião promete muito, pois os moradores não se conformam com a postura da Concessionária Bahia Norte em "ilhar" a comunidade. "Embora a Estrada do Cia fique em Salvador, a Empresa vem prejudicando os moradores de Areia Branca, daí nós temos que lutar pelos nossos municipes, esse movimento é de todos nós, agradeço a presença dos vereadores, dos secretários, da imprensa e de toda a comunidade" declarou, ainda a pouco, o vereador Gilmar que esta coordenando a reunião. O evento será encerrado com a palavra do prefeito.  


12 de março de 2013

COMUNIDADE DE AREIA BRANCA MOBILIZADA




TIAGO SALES E O PRESIDENTE DA CÂMARA GILMAR OLIVEIRA CONFIRMARAM PRESENÇA



A comundade de Areia Branca participará de uma reunião no dia 13 de março, na sede da AMAB - Associação dos Moradores de Areia Branca, a partir das 18h30min. O objetivo da reunião é o de cobrar da Empresa Bahia Norte que cumpra o que acordou que firmou com a gestão passada sobre o retorno ser o mais próximo possivel para os moradores, hoje quem mora em Areia Branca e quiser voltar para São Cristovão/Aeroporto, tem que ir depois do CIA MAR, quase 4 km. Um absurdo! 

Segundo Tiago Sales,  Diretor da Administração Regional de Areia Branca - AR, "a Concessionária fez esse acordo com a gestão passada e não cumpriu e isso vem prejudicando os moradores". O evento esta sendo organizado pela AMAB, com o apoio de lideres locais, vereadores, comunidade e da Rádio Alternativa Areia Branca-RAAB. Confirmaram as presenças o Presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Oliveira, Tiago Sales, Diretor da AR e possivelmente o prefeito Dr. Márcio Paiva, foram convidados também os dirigentes da Bahia Norte. 

CRIMES SEXUAIS


A definição do crime de tráfico de pessoas para exploração sexual após a promulgação da Lei nº 12.015/09



No Brasil, todas as condutas que tenham por objetivo a exploração, por exemplo, de pessoa no trabalho forçado, para casamento servil, para retirada de órgãos, para adoção internacional, não constituem tráfico de pessoas.


Em 2009, foi promulgada a Lei 12.015/09, que alterou o Código Penal no Título VI relacionado aos crimes contra os costumes, alterando seu título para “Dos crimes contra a dignidade sexual”, bem como modificando substancialmente a configuração dos crimes de estupro, posse sexual mediante fraude e tráfico de pessoas, entre outros. A referida lei ainda inovou no ordenamento jurídico ao criar o crime de estupro de vulnerável, antes inexistente na legislação.
De acordo com Greco (2009), as modificações inseridas no Código Penal são fruto das modificações sociais e de práticas violentas contra crianças e adolescentes que precisavam de uma definição clara pela legislação, a fim de impedir interpretações diversas pelos Juízes, como a presunção da violência em abusos sexuais praticados com crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Daí o surgimento do crime de estupro de vulnerável.
Em que pese todas essas alterações, pretendo analisar brevemente a nova conceituação dos crimes de tráfico internacional e interno de pessoa para fim de exploração sexual (arts. 231 e 231-A, do Código Penal) em face da conceituação prevista no Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças (Protocolo de Palermo).
.


DEPUTADO JOÃO LEÃO E O PREFEITO MÁRCIO PAIVA EM BUSCA DE RECURSOS PARA LAURO DE FREITAS

Em busca de recursos para infraestrutura no município de Lauro de Freitas, o deputado João Leão (PP/BA) reuniu-se nesta terça-feira (12/03/13) com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o prefeito Márcio Paiva. 
Na oportunidade, Leão solicitou recurso de R$ 10 milhões imediatos, e mais R$ 100 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para asfaltar as ruas da cidade que encontram-se em situação precária.

Segundo o prefeito Márcio Paiva, localidades como Parque São Paulo, Caic e Jardim Picuáia, no bairro Itinga, encontram-se em situação caótica e serão tratadas como prioridade NO SEU GOVERNO.

MOVIMENTAÇÃO POLITICA PARA 2014


ACM Neto recebe bancada de oposição no Palácio

A bancada da minoria na Assembleia Legislativa, formada por 20 deputados, vai pedir hoje ao prefeito ACM Neto (DEM) que exerça a sua força política para começar a definir os rumos do bloco visando às eleições de 2014. Trata-se de encontro semelhante ao que o grupo teve ontem com o o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, outra liderança importante do partido na Bahia. “A pauta do encontro é aberta. Ao mesmo tempo em que vamos colocar a bancada solidária e à disposição dele, também queremos fazer reflexões sobre a conjuntura política e eleitoral”, resumiu o presidente do Democratas na Bahia, deputado Paulo Azi.  O encontro do prefeito com os deputados está agendado para às 17h, no Palácio Thomé de Souza. Será uma reunião fechada e a principal pauta será as eleições de 2014. Ontem, o bloco da oposição, liderado pelo deputado Elmar Nascimento (PR), teve um encontro com o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho. Na ocasião, os parlamentares pediram ao gestor que ajude a fortalecer a oposição no processo eleitoral. ACM Neto e José Ronaldo são considerados hoje os nomes mais fortes da oposição na Bahia, com grande cacife eleitoral. Tudo o que o PT mais teme é que um dos dois decida lançar candidatura em 2014. Eles, no entanto, já avisaram que estão mais preocupados com questões administrativas do que políticas. E que vão cumprir os mandatos até o fim.

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS COMEÇA ALGUMAS OBRAS E REINICIA ALGUMAS INACABADAS DA GESTÃO PASSADA.

A  equipe do prefeito  Dr. Márcio Paiva  arregaça as mangas e começa a recuperação do asfalto do fim de linha de Lauro de Freitas e reinicia as obras do terminal de ônibus a todo vapor. 
Ainda sem completar os 100 dias de governo a atual administração não perde tempo e começa a recuperar a malha asfática do fim de linha da sede e ao mesmo tempo reinicia as obras de conclusão do Terminal de ônibus, uma das obras inacabas da gestão passada. 





11 de março de 2013

PROTESTO

O grupo denominado “Trabalhadores demitidos da FTC” deve realizar, na  quarta-feira (13), um protesto em frente ao campus da Faculdade de Tecnologia e Ciência, na Avenida Paralela, por volta das 7h. O movimento, criado por funcionários desligados em 2010, visa denunciar o não cumprimento de sentenças judiciais derivadas de causas trabalhistas. Segundo o grupo, que reclama o pagamento dos meses de outubro e novembro de 2010, além de FGTS, férias e revisão salarial, a instituição já esgotou o prazo de seis meses para quitar a dívida e os processos estão na fase de busca de penhora de bens. Em carta aberta à sociedade baiana, os professores informam ainda que todos os bens da FTC já estão penhorados e que, apesar da cara mensalidade paga pelos alunos, os direitos trabalhistas em débito ainda não foram pagos. Na última segunda (4), os educadores se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Zilton Rocha, e o diretor do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia, Chico Pedro, para aconselhamento, mas nada foi deliberado.

NOTA PÚBLICA



A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas esclarece que a total responsabilidade pela segurança dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida é da Caixa Econômica Federal até a entrega das chaves. A Prefeitura, como parceira do programa, é responsável pelas inscrições dos futuros moradores.

Devido à circunstância de invasão do empreendimento Lauro de Freitas (Capelão) na última semana, o evento de assinatura e entrega das chaves das 406 unidades habitacionais, que seria realizado no dia 5 de março de 2013, foi suspenso pela Caixa Econômica Federal, que enviou comunicação oficial para a Secretaria Municipal de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) solicitando que a Prefeitura adiasse a cerimônia. 

De acordo com a comunicação, a Caixa Econômica Federal vai solicitar à Justiça a reintegração de posse do empreendimento e, assim que o problema estiver solucionado, o Empreendimento Lauro de Freitas (Capelão) será vistoriado e reparado pela Caixa e a Construtora Gráfico Engenharia para ser entregue, conforme previsão contratual, aos legítimos proprietários.

Departamento de Comunicação
                                                    Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

10 de março de 2013

PERGUNTAS E RESPOSTAS: DIREITO DO TRABALHO


1 - Quantas vezes o empregado pode faltar ao serviço sem perder o direito às férias?
Após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito às férias, na seguinte proporção, conforme a CLT: “I - 30 dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes; II - 24 dias corridos, quando houver tido de 6 a 14 faltas; III - 18 dias corridos, quando houver tido de 15 a 23 faltas; IV - 12 dias corridos, quando houver tido de 24 a 32 faltas “.
2 - Qual é o prazo para pagamento das verbas oriundas da rescisão do contrato de trabalho? 
De acordo com o parágrafo 6º do art. 477 da Consolidação das Leis do Trabalho, o pagamento das parcelas constantes do instrumento da rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos: • até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; • ou até o décimo dia, contado do dia da notificação referente à demissão, quando da ausência do aviso-prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.
3 - Em caso de morte do empregado, qual o procedimento que o síndico deve ter para efetuar a rescisão? 
Em virtude da morte do empregado, o pagamento dos direitos cabíveis pode ser efetuado aos seus dependentes habilitados perante a Previdência Social (Certidão de Dependentes emitida pelo INSS), ou mediante apresentação de alvará judicial.
4 - Qual a quantidade de horas extras permitidas para o funcionário de condomínio? 
Conforme preceitua o art. 59 da CLT, a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente a duas horas por dia.
5 - As horas extras ficam incorporadas ao salário? 
A incorporação das horas extras ao salário não vigora mais, em função do Enunciado 291, do Tribunal Superior do Trabalho que assim determina: “A supressão, pelo empregador, do serviço suplementar prestado com habitualidade durante pelo menos um ano, assegura ao empregado o direito à indenização correspondente ao valor das horas mensais suprimidas para cada ano ou fração igual ou superior a seis meses de prestação de serviço acima da jornada normal. O cálculo observará a média das horas suplementares efetiva-mente trabalhadas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo valor da hora extra do dia da supressão”. Não é necessário homologar tal ato perante o sindicato ou delegacia do trabalho.
6 - Como proceder caso o empregado abandone o emprego? 
No caso de abandono de emprego por mais de 30 dias, o empregador deverá notificar o empregado para que compareça ao local de trabalho; Se comparecer e não justificar, fica caracterizada a desídia (faltas reiteradas ao serviço), o que enseja a dispensa por justa causa. Caso não compareça, o abandono de emprego fica configurado. A notificação poderá ser feita pelo correio com AR, telegrama ou pelo Cartório de Títulos e Documentos. Aviso pela imprensa não tem grande valor perante a Justiça do Trabalho.

BEBEL CARVALHO VEM TENDO UMA ATUAÇÃO DE DESTAQUE NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE LAURO DE FREITAS.

Respaldado politicamente pelo prefeito Dr.Márcio Paiva, o vice- prefeito Bebel Carvalho tem tido uma atuação destacada à frente da Secretaria de Administração, Bebel e sua equipe fazem um trabalho digno de elogios, atendendo a todos até mesmo fora do horário de expediente, além disso o Secretário trabalha para melhorar mais ainda o atendimento aos servidores e modernizar a secretaria. Para Bebel "acabou aquela história de que vice não fazia nada,  o vice-prefeito é parte integrante do governo, todos nós temos compromissos com a gestão e com o povo dessa terra, por isso arregacei as mangas e estou me empenhando bastante, agradeço a confiança do prefeito ao nosso trabalho". tem dito o vice e secretário.

PAI OU MAMÃE NÃO TRANSFORMEM SEU FILHO NUM INSTRUMENTO DE INTRIGA. VEJAM O QUE DIZ A LEI.



Dispõe sobre a alienação parental e altera o art. 236 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o  Esta Lei dispõe sobre a alienação parental. 
Art. 2o  Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. 
Parágrafo único.  São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:  
I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; 
II - dificultar o exercício da autoridade parental; 
III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; 
IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; 
V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; 
VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; 
VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. 
Art. 3o  A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda. 
Art. 4o  Declarado indício de ato de alienação parental, a requerimento ou de ofício, em qualquer momento processual, em ação autônoma ou incidentalmente, o processo terá tramitação prioritária, e o juiz determinará, com urgência, ouvido o Ministério Público, as medidas provisórias necessárias para preservação da integridade psicológica da criança ou do adolescente, inclusive para assegurar sua convivência com genitor ou viabilizar a efetiva reaproximação entre ambos, se for o caso. 
Parágrafo único.  Assegurar-se-á à criança ou adolescente e ao genitor garantia mínima de visitação assistida, ressalvados os casos em que há iminente risco de prejuízo à integridade física ou psicológica da criança ou do adolescente, atestado por profissional eventualmente designado pelo juiz para acompanhamento das visitas. 
Art. 5o  Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial. 
§ 1o  O laudo pericial terá base em ampla avaliação psicológica ou biopsicossocial, conforme o caso, compreendendo, inclusive, entrevista pessoal com as partes, exame de documentos dos autos, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, avaliação da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criança ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusação contra genitor. 
§ 2o  A perícia será realizada por profissional ou equipe multidisciplinar habilitados, exigido, em qualquer caso, aptidão comprovada por histórico profissional ou acadêmico para diagnosticar atos de alienação parental.  
§ 3o  O perito ou equipe multidisciplinar designada para verificar a ocorrência de alienação parental terá prazo de 90 (noventa) dias para apresentação do laudo, prorrogável exclusivamente por autorização judicial baseada em justificativa circunstanciada. 
Art. 6o  Caracterizados atos típicos de alienação parental ou qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor, em ação autônoma ou incidental, o juiz poderá, cumulativamente ou não, sem prejuízo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilização de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: 
I - declarar a ocorrência de alienação parental e advertir o alienador; 
II - ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado; 
III - estipular multa ao alienador; 
IV - determinar acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial; 
V - determinar a alteração da guarda para guarda compartilhada ou sua inversão; 
VI - determinar a fixação cautelar do domicílio da criança ou adolescente; 
VII - declarar a suspensão da autoridade parental. 
Parágrafo único.  Caracterizado mudança abusiva de endereço, inviabilização ou obstrução à convivência familiar, o juiz também poderá inverter a obrigação de levar para ou retirar a criança ou adolescente da residência do genitor, por ocasião das alternâncias dos períodos de convivência familiar. 
Art. 7o  A atribuição ou alteração da guarda dar-se-á por preferência ao genitor que viabiliza a efetiva convivência da criança ou adolescente com o outro genitor nas hipóteses em que seja inviável a guarda compartilhada. 
Art. 8o  A alteração de domicílio da criança ou adolescente é irrelevante para a determinação da competência relacionada às ações fundadas em direito de convivência familiar, salvo se decorrente de consenso entre os genitores ou de decisão judicial. 
          Art. 9o  (VETADO)
Art. 10.  (VETADO) 
Art. 11.  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília,  26  de  agosto  de 2010; 189o da Independência e 122o da República.