22 de agosto de 2014

DRª ADRIANA PAIVA DA SEMED REVITALIZANDO O DIA DO FOLCLORE

DIA DO FOLCLORE É COMEMORADO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAURO DE FREITAS


O Dia do Folclore é comemorado nesta sexta-feira (22). Durante toda semana foram realizadas atividades nas instituições de ensino que integram a rede municipal de educação de Lauro de Freitas. Para encerrar as festividades será realizada a apresentação do espetáculo “Puxada de Rede”, na Escola Vila Praiana, no Centro, 10h e 15h. A encenação finaliza o projeto Folclore Brasileiro, fruto da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed).

A data comemorativa foi instituída pelo Congresso Nacional Brasileiro em 1965 oficializando que todo dia 22 seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Já o espetáculo “Puxada de Rede” que inspirou estudantes de Lauro de Freitas surgiu após o período da escravidão, quando os negros não acharam oportunidades de se encaixar no mercado de trabalho e procuraram seu sustento no mar. Em todas as pescas os negros sempre agradeciam a Deus do Céu e a Nossa Senhora (Iemanjá) pelo tempo bom e o sucesso na pescaria.
O ritual da “puxada de rede“ é praticado por um grupo de homens, comandado pelo Mestre do mar. Preparam as redes usando calças curtas ou calções e chapéu de palha. A rede é lançada ao mar quando começam os cantos. Logo depois o Mestre dá o sinal para recolher a rede, onde inicia-se a “puxada da rede” retirando-a do mar. Suas mulheres os ajudam na beira da praia, onde esperam ansiosas a pescaria cantando e batendo palmas. Os peixes são limpos e a boa pescaria é agradecida e comemorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário