29 de outubro de 2014

DEPOIS DA PRAIA DE IPITANGA, PARTE DA ITINGA, CAPELÃO E AREIA BRANCA SERÃO INCORPORADAS A SALVADOR


Como aconteceu recentemente com a Praia de Ipitanga, que teve parte de suas áreas incorporadas ao município de Salvador, processo semelhante acontecerá com Itinga, Capelão e Areia Branca. Esses bairros constam na nova delimitação urbana que a prefeitura da capital pretende colocar em votação na Câmara de Vereadores em breve.

Porém, é importante deixar claro que Itinga, Capelão e Areia Branca são também bairros da cidade de Lauro de Freitas. Para as prefeituras, que têm convivido harmonicamente com essa divisão, o que aconteceu nas últimas décadas foi um crescimento desordenado dessas localidades, o que não respeitou as divisas oficiais desses dois municípios da Região Metropolitana de Salvador.

“Existe Itinga de Lauro de Freitas, onde iniciou o bairro, que foi crescendo a leste e transpôs os limites de Salvador, formando o que a gente hoje considera Itinga de Salvador, que é uma porção bem pequena em comparação ao bairro como um todo”, explica Reinaldo Braga Filho, coordenador das prefeituras-bairro da capital. Nos casos do Capelão e Areia Branca, a situação é inversa: Areia Branca cresceu de Salvador em direção a Lauro, tendo a maior parte do seu território dentro da faixa de terra da capital, já Capelão ficou entre os limetes da Itinga e Areia Branca.


Existe entre os moradores da região, uma predileção por Lauro de Freitas assumir todo o território. As justificativas partem da questão política, e por acharem o acesso a gestão pública da mais acesivel, inclusive quanto ao deslocamento e ainda falam do desejo de ver incluido à area discutida, a localidade Jardim Campo Verde, conhecido com Iraque e o novo Conjunto Residendical Quinta da Glória, onde o recorte territorial se dá dentro do mesmo empreendimento imobiálio. 

Serviços

A prefeitura de Salvador reconhece a insuficiência de serviços nessa região. “Existe esse problema em vários outros lugares e é natural que uma das prefeituras assuma, mesmo não havendo um acordo formal para isso. No caso de Itinga, a densidade demográfica é quase 100% dentro de Lauro de Freitas”, afirma Reinaldo. Para o gestor, a instalação das prefeituras-bairro pode minimizar essa deficiência de serviço.

O PL está pronto, segundo Reinaldo, e aguarda que o gabinete da prefeitura decida o momento oportuno para enviar para a Câmara. Para a secretária de Planejamento de Lauro de Freitas, Eliana Marback, Itinga e Areia Branca são bairros que são inteiramente atendidos por Lauro. “Estamos passando com um caminhão de lixo em uma rua que cruza os dois municípios, é óbvio que não vamos parar e dizer que daqui pra lá não vamos mais recolher o lixo”, ilustra. A secretária acredita que, mesmo com as fronteiras bem estabelecidas, a migração de serviços nessa região é inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário