25 de novembro de 2014

HISTORICAMENTE LAURO DE FREITAS SOFREU AÇÃO PREDATÓRIA DO ESTADO E PERDEU GRANDE PARTE DO SEU TERRITÓRIO PARA SALVADOR: O AEROPORTO É NOSSO.

          POSICIONAMENTO DO PREFEITO DE LAURO DE FREITAS NA REUNIÃO



Muito produtiva a reunião coordenada pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dirigida pelo deputado Carlos Brasileiro, onde .foram debatidos hoje (25), na Assembleia Legislativa da Bahia. Presentes os representantes dos municípios Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari, Salvador e Itaparica. No momento da abordagem dos limites de Salvador e Lauro de Freitas, o prefeito Dr. Márcio Paiva, parabenizou a iniciativa da Comissão e da SEI e  defendeu que de acordo com os limites territoriais, além de outras a´reas que historicamente sempre foram do municio, o aeroporto Luis Eduardo Magalhães deve corresponder ao município de Lauro de Freitas, e não Salvadoe. Na oportunidade o prefeito nomeou uma comissão para dos debates e reuniões, constituída por: Eliana Marback, Leila Joege  e Pedro Nogueira (SEPLAN), Mácio Leão e Ailton Borges (SEGOV), André Carvalho e Obadias (SEINFRA) e Marcelo Santana (GAPRE). Os vereadores escolheram Fausto Franco e Luis Maciel para representar o Legislativo

                LIMITES ENTRE LAURO DE FREITAS, SALVADOR E SIMÕES FILHO


                             
Vale salientar que num passado recente, as comunidades de parte de São Cristóvão, Cassange, Barro Duro, Ipitanga e Jd. das Margaridas, se mobilizaram e optaram por Lauro de Freitas. Outro dado importante é que todas as leis que instituíram os limites de Lauro de Freitas com Salvador foram elaboradas e aprovadas no Regime Militar, portanto houve uma ação violenta e ditatorial na do território do município. Lauro de Freitas tinha 210Km². Na época da ditadura os governantes tomaram para Salvador boa parte de nosso território. Bairros como Jardim das Margaridas, Stella Maris, Pau da Lima, Parque São Cristóvão e ainda perdemos uma parte da Itinga, Areia Branca e Praia de Ipitanga  



                          VEJAMOS O QUE DIZ A HISTÓRIA
"A história de Lauro de Freitas pode ser dividida em três fases. A primeira fase durou cerca de dois séculos e teve início quando os jesuítas aqui chegaram. Na ocasião, Tomé de Souza fundou a cidade de Salvador, tendo como braço direito Garcia D’Ávila, em 1949. Depois que ele organizou a cidade de Salvador, o templo, a sede e o Centro Histórico, ele resolveu expandi para cá, trazendo algumas cabeças de gado. Depois vieram os portugueses para plantar cana-de-açúcar. Ao perceberem que a terra era boa, eles continuaram, fazendo com que a região tivesse uma economia muito forte, através do cultivo de cana-de-açúcar e da criação de gado.




Em seguida, os holandeses vieram, descobriram a técnica da cana-de-açúcar e foram expulsos. O povo de Santa Amaro de Ipitanga teve grande participação na expulsão dos holandeses, visto que, o governo e o clero se refugiaram nas redondezas de Salvador, no recôncavo e no Litoral Norte. Com os holandeses sendo expulsos, levaram consigo, a técnica da cana-de-açúcar. Na mesma época, houve a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro. Depois veio um surto de cólera que dizimou a população de Salvador e quase toda população de Santo Amaro de Ipitanga. Com isso, o Nordeste entrou em decadência, Santo Amaro de Ipitanga entrou em declínio, e re-gião, ficou abandonada por quase um século. O segundo período corresponde a este um século de decadência. 



A partir dos anos 20 começa a terceira fase, quando os franceses chegaram para implantar aqui serviços aéreos. Com a invenção do avião, eles foram expandindo os serviços aéreos, instalando aqui um campo de pouso, foi quando essa região começou a dar sinal de progresso. Depois, o que veio alavancar o desenvolvimento da região foi a segunda guerra mundial, devido à instalação de uma Base Área aqui, o campo de pouso virou aeroporto, os americanos abriram a Estrada Velha do Aeroporto, com isso, a região passou a ter acesso a capital. A partir disso, vieram muitas pessoas, de todos os lugares do Brasil e do mundo, participar da construção da Base Áerea, em 1943, para em seguida trabalharam no aeroporto. Essas pessoas tiveram filhos, netos e por aqui estão.


Quando foi emancipada, Lauro de Freitas tinha 210Km². Na época da ditadura os governantes tomaram para Salvador boa parte de nosso território. Bairros como Jardim das Margaridas, Stella Maris, Pau da Lima, Parque São Cristóvão e redondezas faziam parte de nosso território. Hoje, além de termos perdido parte da nossa terra, Salvador ainda quer ficar com um pedaço da praia de Ipitanga e de Itinga. Contudo, a população não quer, pois é Lauro de Freitas que dar toda manutenção e assistência, além dos moradores dessas regiões querem ser cidadão laurofreitenses." (Professor Gildásio Freitas)


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