31 de maio de 2014

Leitura de sonhos pode ajudar a descobrir doenças neurológicas

Leitura de sonhos pode ajudar a descobrir doenças neurológicas
Foto: Reprodução
A leitura de sonhos agora vem acompanhada de tecnologia e pode ser ferramenta para indicar doenças neurológicas. Pelo é essa a descoberta dos estudos feitos por pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. As equipes de profissionais gravaram o relato dos de 60 pessoas, divididas em três grupos: algumas eram portadoras de esquizofrenia, outras de transtorno bipolar, e uma terceira parcela não apresentava problemas de ordem mental. Os neurocientistas utilizaram um programa que transformava a fala dos voluntários em diagramas – onde cada palavra era representada por um ponto e a sequencia entre elas por seta. Com esse procedimento, os estudiosos notaram que, ao narrarem o que haviam acontecido nos seus sonhos, pacientes esquizofrênicos e bipolares geravam gráficos distintos. Com os diagramas em mãos, foi possível diagnosticar os dois distúrbios de forma mais precisa. Essa é uma descoberta relevante, já que as doenças possuem sintomas parecidos, questão que dificulta a identificação delas nas suas fases iniciais. Com informações da Folha de S. Paulo

EU IREI NO TREM DO FORRÓ. VOCÊ IRÁ?

O trem vai lotado, os passageiros viajam de pé e o percurso é longo. As condições parecem ser das mais adversas e pouco atrativas, mas um autêntico arrastapé, que já começa antes mesmo da saída da estação, faz o percurso Calçada-Paripe ficar ainda mais encantador para baianos e turistas. Após um intervalo de seis anos, por causa da reconstrução da Ponte entre Lobato e Plataforma, o Forró do Trem restreiará, agora com o governo estadual mantendo o sistema operacional de trens de Salvador.

O evento é Promovido pela Organização Não Gorvernamental, Projeto Ver de Trem, e não tem patrocínio, somente alguns apoios institucionais de parceiros que acreditam na luta pela reativação do trem de passageiros, atendendo aos anseios de várias comunidades por onde o transporte já serviu como uma opção e contribuiu para o desenvolvimento da Bahia.
A festa já tem dias e horas marcadas. O trem do Forró sairá nos dias 14 e 19 de junho e a ressaca será realizada no dia 12 de julho, das 14h às 17h30.
Mais informações sobre o Forró no Trem através do números: (71) 8767-0941 OI / 8122-6297 CLARO / 9145-3006 TIM / 9993-3676 VIVO / 3392-2065.


Prefeitura de Lauro de Freitas informa que verificará incidência de praga em coqueiros caídos

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento de Lauro de Freitas informou que encaminhará, por meio do Departamento de Gestão Ambiental, uma equipe formada por biólogos para avaliar a queda de coqueiros em Vilas do Atlântico, junto com técnicos da Defesa Civil. Um leitor do Bahia Notícias flagrou várias árvores caídas ou na iminência de serem derrubadas pelo vento. Havia cupim em alguns dos coqueiros, segundo o relato. “Havendo comprovação da praga e não existindo possibilidade de reversão, a espécie será erradicada, evitando desta forma possíveis acidentes”, informou a prefeitura, por meio de nota. A administração municipal afirmou que será realizada uma compensação ambiental com plantio de novas árvores, caso seja necessária a erradicação. De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Serviços Públicos desenvolve constantes ações de manutenção nas podas dos coqueiros da orla da localidade citada. “Além disso, o Departamento de Parques e Jardins executa o serviço de erradicação de espécies da flora do município, porém a ação só é colocada em prática após análise técnica quanto à existência de praga ou risco de desabamento”, disse a gestão.



Ação do vento derruba coqueiros em Vilas do Atlântico
Foto: Leitor/Bahia Notícias
Um leitor do Bahia Notícias flagrou vários coqueiros caídos na orla de Vilas do Atlântico, município de Lauro de Freitas, na manhã deste sábado (31). Segundo o autor das fotos, existem outras árvores mais antigas na iminência de serem derrubadas pela ação do vento. O leitor também notou em algumas a presença de cupim (inseto).

30 de maio de 2014

SITE CAFÉ COM NOTICIAS: LAURO DE FREITAS PRECISA DE VOCÊ.







Hoje, no calçadão de Villas, encontrei meu amigo Coriolano Oliveira, idealizador do site Café com Noticias, que me confidenciou que estava pensando em desativar o site, De pronto não concordei com a afirmação de Cori considerando que o site há 4 anos, através dos seus colaboradores é um porta voz da historiografia da cidade, na verdade único site que trata desse tema, portanto um patrimônio de Lauro de Freitas. O Café com Noticias não tem fins lucrativos e edita suas matérias graças a abnegação de Coriolano e dos colaboradores : Tássio Revelat,  Ananda Santos, Gildásio V. Freitas, Yuri Carvalho , Marcio Wesley, Jaime Moura e Miro Psaros,   que aqui parabenizamos essas pessoas que militam de forma despreendida na imprensa local. 

PREFEITO MÁRCIO PAIVA DESTACA IMPORTÂNCIA DOS AGENTES DE LIMPEZA PARA O MUNICÍPIO.


DR. MÁRCIO CONSIDERA FUNDAMENTAL PARA A CIDADE O TRABALHO DIÁRIO DOS AGENTES DE LIMPEZA, "POR ISSO ESSES TRABALHADORES SEMPRE SERÃO RECONHECIDOS POR MIM. NESSE DIA EU ME EMOCIONO BASTANTE EM VER EM CADA ROSTO A ALEGRIA DE SEREM RESPEITADOS E PRESTIGIADOS PELA NOSSA ADMINISTRAÇÃO" FINALIZOU O PREFEITO DE LAURO DE FREITAS NO EVENTO DA CATEGORIA HOJE A TARDE EM VILAS DO ATLÂNTICO.




Um dia especial para os 650 agentes de limpeza urbana que atuam na cidade. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), promoveu nesta sexta-feira (30), no Vilas Tênis Clube, situado em Vilas do Atlântico, uma festa em homenagem ao Dia do Gari, data celebrada em 16 de maio. Na oportunidade houve entrega de brindes (eletrodomésticos, camisas da seleção brasileira, cestas básicas, entre outros). Além disso, foi sorteada uma moto para um sortudo presente no espaço de eventos.

PREFEITO VAI MUDAR A CARA DA CIDADE.

Intervenções na Estrada do Coco trarão melhorias à mobilidade


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está realizando melhorias no Km 0 da BA-099 (Estrada do Coco). Está sendo realizado um conjunto de intervenções na entrada da cidade, onde será implantado um portal para melhor identificação do município que é a entrada da Costa dos Coqueiros.
A obra está em fase de terraplenagem, macrodrenagem e paisagismo. A intervenção vai solucionar casos de alagamento na região. Ao término desta fase, o trecho da BA-099 será liberado e o trânsito voltará à normalidade.

Passarela - No intuito de promover mais mobilidade e segurança para motoristas e pedestres na região doKm 0,5 da Estrada do Coco, a PMLF está construindo uma passarela. Operários trabalham na implantação de tubulação para rede de fiação e telefonia subterrânea, nos dois lados da via. Após esta fase da obra, o trecho interditado será liberado para que o trânsito volte à normalidade. 
A estimativa é que a etapa em andamento seja concluída em aproximadamente 20 dias.

29 de maio de 2014

Pronomes pessoais: registro oral e registro formal

POR THAÍS NICOLETI

29/05/14  18:10
Não é de hoje que os falantes do português, pelo menos os do Brasil, vêm usando o pronome pessoal do caso reto  na posição de objeto direto. Estamos falando de construções que ouvimos diariamente, como “Eu chamei ele”, “Fulano encontrou ela na festa”, “O motorista do outro carro xingou ela”, todas muito familiares aos nossos ouvidos no dia a dia.portugues em dia
É interessante observar que esse uso é generalizado mesmo entre falantes escolarizados, desde que estejam operando em um registro informal da língua. O emprego dos pronomes átonos nessas frases (“Eu o chamei”, “Fulano encontrou-a na festa”, “O motorista do outro carro xingou-a”) é incomum na fala.  Isso é fato, mas não é motivo para negligenciarmos o seu uso nas comunicações formais – pelo menos, não ainda.
Vale notar que esse “desvio” da norma culta não ocorre igualmente com os pronomes retos das outras pessoas gramaticais. Não se ouve, por exemplo, algo como “ele viu eu” entre aqueles mesmos falantes que não hesitam em dizer “ele viu ela”. Na primeira pessoa do singular, a distinção entre o pronome reto (de sujeito) e o oblíquo (de objeto) continua intacta (“Ele me viu”, “Eu vi alguém”).
O pronome átono “te”, por sua vez, embora seja da segunda pessoa do singular, é largamente empregado por falantes que não fazem uso do pronome “tu” (pronome do caso reto de segunda pessoa).Na prática, os falantes misturam as pessoas gramaticais, realizando construções do tipo “Você me pediu ajuda e eu te disse o que fazer”. “Você”, pronome de tratamento, é da terceira pessoa e “te” é da segunda.
Nas aulas de português, é comum que se trate tudo isso como “erros” a corrigir, muitas vezes reduzindo uma questão complexa à determinação de uma forma certa em contraposição à(s) errada(s). Quando fazemos isso, deixamos de observar o que a realidade teima em nos mostrar: o dinamismo da língua.
Nas universidades, os linguistas elegem a língua como seu objeto de estudo e buscam descrevê-la exatamente como ela se apresenta, “ao natural”. É por isso que, nesse nível de estudo, nunca se fala em erro e acerto.
De fato, não há como controlar o modo como as pessoas falam (é por isso que projetos de criar leis antiestrangeirismos nunca são levados a sério).  Quando alguém se põe a escrever, porém, a história é outra. O texto redigido não é espontâneo, mas fruto de reflexão. É por isso que, nesse tipo de registro, é esperado que as pessoas façam uso da norma-padrão, mais adequada à expressão concisa, clara e precisa das ideias.
Existem escritores que optam por levar o registro oral para as páginas de livros – e o fazem deliberadamente, obtendo com isso grande expressividade.
A linguagem que se pode (e se deve) regular é a dos textos informativos, objetivos, de caráter formal. Dessa forma, a mesma pessoa que  disse ao colega de trabalho que “o motorista xingou ela” poderá redigir uma carta a seu superior hierárquico na empresa empregando os pronomes átonos na posição de objeto direto (“Os documentos foram enviados ao setor jurídico. Depois de analisá-los, a equipe os devolverá ao senhor”).

SEXO ORAL EM ALTA.


As mulheres de Salvador terão mais uma edição do curso de sexo oral fornecido pela empresa Mundo da Intimidade. Durante a aula, as alunas irão aprender os pontos mais sensíveis da região peniana, técnicas para não machucar o parceiro, como tocar os testículos de forma correta e exercícios para fortalecer a musculatura da língua.
O curso, que é voltado às mulheres, será ministrado por um sexólogo, fonoaudiólogo e educador sexual. A aula acontecerá no dia 5 de junho, das 20 às 22 horas, no restaurante Jerimum, no Caminho das Arvores. A inscrição é de R$ 50 e cada aluna vai receber um kit com preservativos e uma prótese peniana. A inscrição pode ser feita pelo e-mail contatomundodaintimidade@gmail.com. Mais informações no telefone (71) 3272-0985.

PARABÉNS AOS NOSSO AGENTES DE LIMPEZA

Prefeitura homenageia agentes de limpeza com grande festa no Vilas Tênis Clube.


Eles são imprescindíveis para o bom funcionamento da cidade. Responsáveis pela limpeza das vias, recolhimento dos resíduos, higienização dos rios, córregos e orla do município, os agentes de limpeza de Lauro de Freitas trabalham diariamente assegurando a limpeza do município. Com intuito de homenagear os profissionais, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), realiza uma grande festa, nesta sexta-feira (30), no Vilas Tênis Clube, a partir das 10h. A categoria teve seu dia comemorado no último dia 16.

Condomínio Legal: Prefeitura promove 10ª edição do projeto



Os moradores do Condomínio EcoVillas, na Rua Praia de Tubarão, Vilas do Atlântico, terão a oportunidade de regularizar suas pendências com o município, através da 10ª edição do projeto Condomínio Legal, nesta sexta-feira (30) e sábado (31).
A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através das secretarias de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan); Fazenda (Sefaz); Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh); e de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) – representada pela Superintendência de Ordem Pública (Suop).
A ação tem o objetivo de oferecer comodidade ao cidadão e também estimular a regularização de pendências, como o alvará de construção. Durante a ação, os moradores também podem resolver questões relacionadas à regularização de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e questões ambientais.
O atendimento será realizado das 8h às 14h, nas dependências do condomínio. Os interessados que não puderem comparecer no primeiro dia do projeto terão a oportunidade de ir neste sábado, quando os profissionais darão continuidade no último dia da ação.

ACM NETO CONSEGUE FAN FEST EM SALVADOR

A realização da Fan Fest da Fifa está confirmada em Salvador. O evento será realizado no Farol da Barra. A prefeitura de Salvador foi proibida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a utilizar recursos municipais para a realização do evento, mas, o custo da festa será da entidade futebolística e patrocinadores. A prefeitura irá contribuir apenas com serviços municipais de ordenação, como palco, iluminação, telão, além da organização do trânsito e guarda municipal. 

“Depois de muita negociação, chegamos a um modelo que atende à orientação do Ministério Público, do Poder Judiciário, assim como a uma premissa nossa, mesmo antes do MP se pronunciar, de não colocar recursos públicos na montagem e nas atrações do evento”, disse o prefeito. A Fan Fest será realizada nos dias dos jogos que acontecerão na Arena Fonte Nova, nas partidas do Brasil, semifinais e final.

No máximo, o evento terá 16 dias. A primeira Fan Fast, portanto, ocorrerá no dia 12, abertura da Copa, quando Brasil e Croácia se enfrentam em São Paulo. Na primeira fase, Salvador terá quatro jogos: Espanha x Holanda (13/6), Portugal x Alemanha (16/6), França x Suíça (20/6) e Bósnia x Irã (25/6). Além dessas partidas, outras duas acontecerão na cidade, respectivamente nos dias 1º e 5 de julho (oitavas e quartas-de-final). 

28 de maio de 2014

ADEUS RUI CARVALHO. DESCANSE EM PAZ.




O adeus a Rui hoje a tarde foi num clima de muita comoção. Rui Carvalho, petroquímico aposentado, torcedor do Bahia, 62 anos, natural de Araci - BA, mudou-se para Lauro de Freitas ainda na década de 70, onde enraizou-se e constituiu família. Blogueiro por hobby, idealizador do blog http://pedeoiti.blogspot.com.br/, um blog de opinião, Rui nasceu em 25 de julho 1952, deixou esposa, quatro filhos, entre eles o vice-prefeito, Bebel Carvalho e cinco netos. O prefeito decretou luto oficial desde o seu falecimento no dia 28 

Acabei de chegar do último adeus a Rui Carvalho, mentor intelectual e pai de Bebel, vice - prefeito. Foi no Jardim da Saudade e todos fizeram questão de dar condolências a Bebel e sua família enlutada. Muita gente mesmo, amigos das antigas e amigos dos filhos e da esposa profª Rita. Dr. Márcio Paiva, prefeito de Lauro de Freitas, presente o tempo todo ao lado de Bebel e família. 

27 de maio de 2014

SAIU NO FACE, TÁ NO BLOG

Meu Deus, tenha misericórdia desses usuários de craque, é muito sofrimento para eles e toda sua família, como pode pessoas viverem nesse estado, assistindo Profissão Reporter com Caco Barcelos e vendo toda situação dos viciados
Drogas, em especial o craque, só Jesus para cuidar dessas pessoas, indo dormir muito triste com tudo isso !!!
Curtir ·  · 

PEDREIRA CAUSA PREJUÍZO AOS MORADORES DO CASTELÃO.






JARDIM CASTELÃO SOS



Olá, Jardim castelão pede socorro: pois as nossas casas não irão suportar a chuva do inverno, pois estão condenadas devido as explosões da pedreira da Itinga, que são muito forte causando transtornos, varias casas estão rachadas chegado até a desabar alguma. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas tem nos apoiado, colocando algumas pessoas no bolsa aluguel, cheguei até solicitar a vistoria da defesa civil para analisar casa por casa aonde a mesma constatou o risco e o prejuízo causado pela pedreira, dando assim o resultado de cada laudo. Também tivemos o apoio do secretário da limpeza urbana que convidou a pedido nosso os responsáveis da pedreira, para uma reunião, aonde os representante da pedreira mau pediu desculpa por não comparecer a reunião, fazendo pouco caso da situação. Quero enfatizar que por parte da prefeitura fomos muito bem tratados; quero agradecer ao Prefeito Marcio Paiva por ter nos apoiado, a nossa briga não é contra a prefeitura e sim contra a pedreira. Queremos pedir ajuda a todos que poderem nos ajudar, temos duas famílias desabrigadas por causa da pedreira. Quero agradecer ao blog 100 censura por fazer a matéria conosco e pelo comentário que fez.

MARCIA CRISTINA SANTOS