30 de setembro de 2014

Prefeitura entrega mais de 40 títulos de posse de terras em Lauro de Freitas



Após esperar mais de 15 anos, moradores do Loteamento Chácara Tahiti, na região de Itinga receberam da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan), na manhã desta terça-feira (30), Títulos de Posse dos imóveis, concretizando o sonho da casa própria. As 45 famílias foram retiradas no ano 2000 de áreas de risco ameaçadas pelas fortes chuvas e realocadas para a região, onde até hoje habitavam sem garantia do direito sobre as terras.
 
O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, acompanhado da primeira-dama do município, Adriana Paiva, e autoridades da gestão municipal entregou pessoalmente os títulos durante uma cerimônia na Escola Municipal Miguel Arraes em Itinga e destacou a importância da iniciativa na vida dos munícipes daquele local.
 
“Meu sentimento é de dever cumprido por ver a felicidade dessas pessoas que aguardam há tanto tempo a certeza de posse da sua casa. Estamos realizando esse sonho das pessoas e esse é o primeiro de uma série. A dúvida acabou para esta comunidade, agora os imóveis são deles, por isso para mim, é motivo de muita felicidade realizar o sonho desses munícipes”, comenta Paiva.

O Título de Posse garante o direito real de utilização das terras e a agora esse documento registrado em cartório garante também a permanência dos moradores e tem força de escritura pública devidamente registrada em cartório. Momento foi de muita emoção e alegria, a garantia da propriedade das terras significou a vitória de uma batalha de mais de 10 anos para pessoas como a dona de casa Bárbara Maria Santos, 48 anos, mora com mais oito filhos há 15 anos no local, após ser realocada da região do Cají, quando teve sua casa destruída pelas fortes chuvas. Ela destaca a importância do Título de Posse.
 
“Estou muito feliz, pois há mais de 10 anos que espero esse documento e agora estou com o documento e tenho certeza que a casa é minha”, comemora Bárbara.

CAPITÃO OLINTO, COORDENADOR GERAL DA CAMPANHA DE MARCOS MEDRADO, ACREDITA NA FORÇA DO GRUPO.

Capitao Olinto Borri, Coordenador do Retran aposta todas as suas fichas no grupo de mais de 80 lideranças que apoiam a candidatura de Marcos Medrado em Lauro de Freitas. Reunião na terça-feira à noite (30), no Mais Hotel. O projeto é o deputado ser um dos mais votados da cidade. Marcos faz dobradinha com varios estaduais como Abelhinha, Rosalvo,Chico Franco, Gilmar e outros. Acesse o blogmarcelosantana.blogspot.com.br

RESTAURANTE POPULAR COMEMORA 6 ANOS. PARABÉNS A SECRETÁRIA JOSY E AO PREFEITO DR. MÁRCIO


SAIU NO FACE, TA NO BLOG. 

Um dia especial com colegas de trabalho no Restaurante Popular que comemora na data de hoje (30) 6 anos de existência. Acesse o blogmarcelosantana.blogspot.com.br
Um dia especial com colegas  de trabalho no Restaurante Popular que comemora na data de hoje (30) 6 anos de existência.  Acesse o blogmarcelosantana.blogspot.com.br
Deseja marcar Pedro Melo?  
Sim · Não
Na fila do restaurante popular com colegas de trabalho. Hoje, (30), o restaurante do povo comemora 6 anos de existência. Parabéns a Sec. JOSY E AO PREFEITO DR. MARCIO. Acesse o blogmarcelosantana.blogspot.com.br

MARCELO ABREU DE PARABÉNS PELO GRANDE EVENTO. AGORA É 25 PAULO SOUTO NA CABEÇA!

Repercutiu positivamente o grande ato politico realizado segunda (29), na Itinga, onde na oportunidade o ex-prefeito Marcelo Abreu apresentou para cerca de 700 pessoas os candidatos Bruno Reis (deputado estadual) e Jutahy Magalhães (deputado federal), além de anunciar a chapa completa encabeçada pelo governador Paulo Souto 25 e o candidato ao senado Geddel 150. 
                            Desde cedo militantes aguardavam a presença dos candidatos

        A distribuição de santinhos e praguinhas rolou legal! E a galera queria o 25 no peito 

         Nenzinha roubou a cena com seu vestido, mas a cor tem nada a ver ela é 25! 



Marcelo Abreu pediu o apoio de todos aos deputados Bruno Reis e Jutahy Magalhaes, além de Paulo Souto governador e Geddel senador.


O jovem deputado Bruno Reis foi enfático e conclamou a  galera que no dia 5 vote na mudança. Paulo Souto governador e Geddel senador, além de pedir votos para Jutahy federal e para ele estadual, sendo muito aplaudido. 


Jutahy lembrou a todos da importância de escolher deputados comprometidos com as aspirações do povo, parabenizou Marcelo Abreu pela organização doe vento e pediu votos para seu amigo Bruno Reis e para si, além de Paulo Souto, Geddel e para Aécio, lembrando que o importante no domingo é tirar o PT do poder.




Ator diz que ficou broxa após infartos: "o p.. não levanta mais"

O temor para muitos homens, a importência sexual, é tratado com descontração pelo ator Raul Gazolla. Atualmente na TV Record, o ex-global falou que após três princípios de infartos ele ficou broxa.
Apesar disso, Gazolla que é casado há 11 anos com Mariuza e pai de quatro filhas, brincou com o assunto. "O remédio prescrito pelo médico tira a libido e um homem sem libido não é nada. Não é que fiquei broxa, o pa* não levantava. Você começa a entender a vida quando você fica broxa porque você pode sair e ninguém se preocupa com você. Você fala pra sua mulher: 'Vou sair' e ela responde: 'Vai'", descontraiu.

29 de setembro de 2014

Inimigo silencioso, infarto do miocárdio mata 80 mil pessoas por ano no Brasil. Além de adotar hábitos preventivos, saiba como identificar os primeiros sinais e salvar uma vida

O infarto do miocárdio ou doença isquêmica do coração, é um problema recorrente no país e causa 300 mil infartos por ano (Janey Costa/EM/D.A Press)
O infarto do miocárdio ou doença isquêmica do coração, é um problema recorrente no país e causa 300 mil infartos por ano
O infarto não escolhe sexo, raça ou idade, porém, existem alguns fatores de risco que tornam a pessoa mais propícia à doença, como o estresse emocional, tabagismo, diabetes, sedentarismo, hipertensão arterial, histórico familiar de problemas coronarianos, alto índice de colesterol, obesidade e ansiedade. Marcelo Cantarelli, cardiologista e coordenador da campanha Coração Alerta ressalta ainda como fatores de risco “o uso de drogas ilícitas, em especial a cocaína e o crack, que provocam grandes infartos em pessoas muito jovens. Podemos reduzir muito o risco de infarto, identificando e tratando os fatores de risco, deixando de fumar e não usando drogas”, avisa.

Hoje é o Dia Mundial do Coração e uma das maiores preocupações é com a rapidez no atendimento, fator fundamental para salvar vidas. No Brasil, o indivíduo perde até duas horas para efetuar o contato inicial com o médico, depois de sentir algum sintoma. O problema é que, a cada meia hora que se atrasa para atender a vítima, o índice de mortalidade aumenta em 7%.

E você? Saberia reconhecer os sintomas do infarto na hora em que ele acontece? O que faria? A primeira pista de que está havendo o problema é uma dor intensa no centro do peito, irradiando para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo. Mas há outros, que, inclusive, podem ser confundidos com outros sintomas. E é aí que mora o perigo.

“Estava dormindo e acordei passando mal do estômago, com azia e dores. Levantei-me e acabei vomitando. Voltei para a cama e minha mulher, que é muito preocupada, disse que ia me levar ao hospital. Falei que estava tudo bem, que as dores e o mal-estar já estavam passando. Ela insistiu e, para evitar confusão, fui. Chegando lá, o médico disse que eu estava tendo um infarto”, conta o administrador de empresas belo-horizontino Francisco Norberto Resende Moreira, de 64, que teve o colapso há cerca de 10 anos. “Correram comigo para a sala de operação e quando acordei, horas mais tarde, eles já tinham feito todo o processo e colocado um stent. Ainda bem que não precisei de ponte de safena”, continua.

“Quando o corpo ‘falar’ é sinal de que o coração está em alerta, por isso, procure socorro imediatamente”, alerta Marcelo Cantarelli. O médico explica que o infarto do miocárdio é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura, impossibilitando que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. A região sofre um processo de morte celular e necrose, podendo levar à morte súbita ou à insuficiência cardíaca.
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais

Cantarelli salienta que o infarto pode ser classificado de acordo com a parede do coração que está sendo comprometida; anterior, inferior, lateral, dorsal. É chamado de extenso, quando grande área é afetada devido ao entupimento de uma artéria coronária importante; transmural, quando afeta completamente a espessura da parede, ou subendocárdico, quando não afeta toda a espessura. Há ainda a denominação fulminante, para aqueles que provocam a morte de forma mais rápida, antes do atendimento médico adequado.

Há casos em que a dor não chega a ser intensa, principalmente em mulheres, idosos e diabéticos. Caso não seja tratado adequadamente, ou seja, desentupida a artéria que está provocando o infarto nas primeiras horas a partir do início dos sintomas, as consequências podem ser: parada cardíaca, arritmias cardíacas, ruptura de uma parede do coração ou da válvula mitral, enfraquecimento do coração (insuficiência cardíaca), falência circulatória (choque cardiogênico) e morte.

O diagnóstico é feito inicialmente por meio de um simples eletrocardiograma, que deve ser interpretado rapidamente. O tratamento é feito através do desentupimento da artéria coronária que está provocando o infarto, explica o cardiologista.

Há duas maneiras de tratar: por meio da injeção na veia de uma medicação trombolítica, para dissolver o coágulo na artéria, ou por angioplastia coronária, que é fazer a abertura mecânica da artéria por meio do cateterismo cardíaco. Nesse procedimento, um pequeno balão é insuflado no local da obstrução, abrindo a passagem de sangue, e uma prótese de metal (stent), como uma molinha, é implantada para evitar que a artéria se feche novamente.

Não era o estômago Nascida na cidade paulista de Avaré, a professora aposentada Helle Nice d’ Paschoal, hoje com 78 anos, conta que sofreu um infarto em plena Avenida Paulista, na capital. Ela lembra que, no momento do infarto, estava indo para o trabalho, quando sentiu uma dor incômoda no estômago. “A dor começou a aumentar muito e todos achando que era um problema estomacal”, conta. De novo, a confusão de sintomas. “Pouco depois tive uma vertigem e, quando dei por mim, já estava dentro de uma ambulância, sentindo muita dor. De repente, não vi mais nada e só fui acordar na UTI, já com a angioplastia feita e o stent instalado.”

Helle, na época com 62 anos, trabalhava, fumava muito e comia mal. Depois de uma separação traumática, emagreceu muito e se tornou estressada, dedicando muito tempo da vida ao trabalho, que se tornou uma fuga. “Na época, trabalhava na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo. Acredito que o que me infartou foram o cigarro, a má alimentação e o excesso de trabalho. Ia para o serviço às 5h e voltava 21h e 22h.”

Tanto Helle quanto Francisco Norberto modificaram os hábitos de vida. “Larguei o cigarro, me aposentei, passei a me alimentar melhor e a fazer exercícios. Hoje me sinto ótima e olha que lá se foram 16 anos. É preciso que as pessoas se cuidem, façam exercícios, evitem o estresse e se alimentem bem”, recomenda ela.

Francisco fumava um maço e meio de cigarros por dia e era sedentário. “Além disso, não fazia nenhuma dieta e me alimentava mal, com carnes gordurosas, frituras… Engraçado é, que dias antes, estava me sentindo um pouco cansado e com uma certa cãibra na mão esquerda. Talvez isso já pudesse ser um aviso para que procurasse um cardiologista. Minha sorte é que tudo ocorreu a tempo de chegar rápido ao hospital, pois moro perto deste. De lá pra cá, não senti mais nada e todo ano faço um checkup para ver se está tudo bem.”

Campanha
A Coração Alerta, desde 2012, vem conseguindo reduzir as mortes por infarto no país. O objetivo da campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é alertar a população sobre a importância de identificar os sinais e sintomas do infarto, assim como do rápido atendimento e também de se conhecer os fatores de riscos para o aparecimento da doença.

Cruz Vermelha/BH
O Centro de Treinamento de Socorrismo Formação Prática e Teórica da Cruz Vermelha BH, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 427, Santa Efigênia, telefone (31) 3239-4200, já capacitou mais de 16 mil pessoas no curso básico de socorro e resgate. O próximo curso será realizado de 20/10 a 24/10. É oferecido de forma parcialmente gratuita, sendo que o participante contribui apenas com uma taxa simbólica para fornecimento do Manual de Socorro e manutenção dos materiais para práticas simuladas. Mais informações: www.cvbmg.org.br

O que fazer?
  • Ao ver alguém que apresente esses sintomas por mais de 10 minutos, não perca tempo: procure socorro urgente.

  • Enquanto a ajuda médica não vem, é preciso agir e o mais indicado é tranquilizar e aquecer a vítima. Salvo orientações médicas, não lhe dê nada de comer ou beber.

  • Desde que a pessoa não apresente dificuldades para engolir e não seja alérgica, dê-lhe três pequenos comprimidos de 100mg de ácido acetil salicílico (AAS ou aspirina), que ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Se a vítima desmaiar, verifique sua respiração e seu pulso.

  • Na ausência de sinais vitais, comece imediatamente os procedimentos de recuperação cardiopulmonar (massagem cardíaca) e chame o serviço de emergência (192).

Massagem cardíaca


  • Com o indivíduo deitado, coloque as mãos sobre seu peito, entre os mamilos.

  • Com os braços esticados, empurre as suas mãos com força, utilizando o peso do seu próprio corpo, contando, no mínimo, dois empurrões por segundo até a chegada do serviço de resgate. É importante deixar que o tórax do paciente volte à posição normal entre cada empurrão.

  • Caso tenha mais de uma pessoa para ajudar, reveze com ela a cada dois minutos. É muito importante não interromper as compressões. Assim, se a primeira pessoa se cansar, a outra assume continuando com as compressões, no mesmo ritmo. A massagem cardíaca deve ser interrompida apenas com a chegada do resgate ao local.

Luciana Genro e Jean Wyllys acionam TSE contra Levy Fidelix


A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) apresentaram, na tarde desta segunda-feira (29/09), uma representação contra o candidato do PRTB à Presidência, Levy Fidelix, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação foi movida por conta das declarações homofóbicas do candidato durante o debate exibido pela TV Record, na noite deste domingo (28/09).

Luciana Genro e Jean Wyllys exigem que Levy Fidelix seja punido, nos termos da legislação eleitoral, por ter incitado o ódio e a violência contra a população LGBT em seu pronunciamento no debate. Ao responder um questionamento da candidata do PSOL, o candidato do PRTB disse: "Então, gente, vamos ter coragem, nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria", referindo-se a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

"A nossa candidatura é a única que está pautando constantemente a defesa dos direitos LGBT. E a fala odiosa do candidato Levy Fidelix chamou a atenção do Brasil inteiro para o silêncio dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas a respeito da homofobia e da necessidade de se garantir, em lei, o casamento civil igualitário e de se combater, a partir da educação nas escolas, qualquer tipo de discriminação", disse Luciana Genro.

Na peça apresentada ao TSE, Luciana Genro e Jean Wyllys sustentam que Levy adotou um discurso "claramente homofóbico". "O candidato ora representado incitou à violência e à discriminação contra a população LGBT por meio de verdadeiro discurso de ódio e ofensa à coletividade LGBT em geral", diz o texto.

SUCESSO TOTAL: APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DE MARCELO ABREU SE TRANSFORMA EM GRANDE EVENTO

Na noite de segunda-feira (29) no ESPAÇO FUNDO DE QUINTAL na Rua Eurico Oliveira Lot Vila de Sena, Itinga (em frente a Sec. de Educação). O ato político de apresentação dos candidatos Bruno Reis (ESTADUAL) e Jutahy Magalhães (FEDERAL)  se transformou num grandioso evento. 

Desde  cedo a rua ficou tomada de simpatizantes e militantes do DEM e do PMDB de Lauro de Freitas, amigos do ex-prefeito Marcelo Abreu, líderes comunitários e eleitores, ansiosos para verem os deputados apoiados por Marcelo. Gente do Araqui, da Pitangueira, do Caji, Vila Mar, Areia Branca, Vida Nova, D. Lindú, Portão, Capelão, enfim de todos os cantos da cidade, vieram de moto, de carona, de buzu afim de participarem do evento. Bandeiras tremulavam e o auditório do espaço com 400 cadeiras estava completamente cheio. Às 20 horas chegou a comitiva e uma multidão acompanhou os deputados e o ex-prefeito. Muitos ficaram de pé e outros ainda ficaram do lado de fora.


Marcelo foi o primeiro a usar a palavra, falando sobre o seu compromisso com ACM Neto e o seu engajamento na campanha VITORIOSA de Paulo Souto, "tanto Bruno Reis quanto Jutahy são deputados com mandatos, sendo Bruno uma grande revelação na Assembléia Legislativa, com grande atuação em defesa de uma Bahia livre e democrática, escolhi também Juthay como meu deputado federal por se tratar de um parlamentar honrado com grande serviços prestados a nação. Agradeço a todos vocês por estarem aqui e temos certeza que jamais esqueceremos desse momento ", finalizou Abreu. O deputado Bruno Reis se surpreendeu com a presença de mais de 600 pessoas, para ele Marcelo tinha dito que "seria uma reunião com alguns amigos, mas jamais imaginou que tanta gente estivesse ali esperando por eles", acrescentou ainda o deputado que quer representar Lauro de Freitas na Assembléia Legislativa e lutar por mais recursos e obras para a cidade.

O deputado. federal Jutahy Magalhães encerrou o evento falando que realmente estava muito contente com a receptividade das pessoas e que "assume o compromisso com Marcelo Abreu e todas as pessoas presente  de lutar pelo município de Lauro de Freitas, um dos que mais se desenvolvem na Bahia", em seguida o deputado pediu voto para Bruno Reis deputado estadual 15333, Jutahy federal 4545, Geddel senador 150, Paulo Souto governador 25 e para o candidato do seu partido Aécio 45, mas que o importante é tirar o PT do poder de "cabo a rabo", acrescentou.


 
                                         A CHAPA DE MARCELO ABREU
                                    

CONVITE GRANDE REUNIÃO DOS CANDIDATOS DE MARCELO ABREU

DIA 29/09/2014 (segunda-feira) HORÁRIO: 18:30H LOCAL: ESPAÇO FUNDO DE QUINTAL - Rua Eurico Oliveira Lot Vila de Sena, Itinga (em frente a Sec. de Educação)

Os candidatos de Marcelo Abreu e ACM Neto



Desde 2004, quando concluímos nosso mandato de Prefeito Municipal de Lauro de Freitas, continuamos em todos os pleitos que se seguiram apoiando candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, que mais se aproximavam do nosso perfil de trabalho.

Em todas as eleições, eleitores de Lauro de Freitas honraram com seus votos os candidatos que apoiamos com expressivas votações, fruto do reconhecimento ao nosso trabalho à frente da Prefeitura de Lauro de Freitas, período em que realizamos, em apenas quatro anos, obras como a Escola Dois de Julho, Casa do Trabalhador, Escola Vida Nova, várias escolas de Ensino Infantil, localizadas em portão, Itinga, no Centro, Parque São Paulo e Jambeiro, centro Cirúrgico do Hospital Jorge Novis; manutenção do Programa Esporte Cidadão, Valores da Terra, Alfabetização de Jovens e Adultos, Ampliação da Escola de Cadetes, dentre tantas outras realizações em nossa cidade.

Neste pleito de 2014, por coerência, não poderia ser diferente.

Por isso, pedimos o seu voto para Bruno Reis, nº 15333, candidato a Deputado Estadual e Jutahy Magalhães Junior, nº 4545,  candidato a Deputado Federal.

Para o Governo da Bahia apoiamos Paulo Souto, nº 25, e para o Senado, Geddel Vieira Lima, nº 150.

Eu e ACM Neto, entendemos que esses nomes são os melhores para a nossa cidade.

Contamos com o seu voto para elegê-los.