3 de março de 2015

PRESIDENTES DA CÂMARA E DO SENADO, AMBOS DO PMDB, ESTÃO NA LISTA. E AÍ?



Lava Jato: Cunha e Renan estão na lista de políticos de Janot


Os presidentes peemedebistas da Câmara e do Senado, deputado Eduardo Cunha (PMDB) e senador Renan Calheiros (PMDB), respectivamente, foram informados que estarão na lista que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviará ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada por assessores do Planalto.
Renan não quis confirmar se foi avisado que será citado pelo Ministério Público. Em entrevista, ao ser perguntado, respondeu: “Não tenho nenhuma informação”.
Já o presidente da Câmara informou por mensagem que não recebeu o aviso. "Não fui avisado por ninguém. Isso é mentira", escreveu, via mensagem, ao jornal O Globo.             .
Rodrigo Janot deve enviar nesta terça-feira (3) ao STF os pedidos de abertura de inquérito relacionados às autoridades supostamente beneficiárias dos desvios de dinheiro da Petrobras. O procurador-geral também deve pedir para o relator dos casos, ministro Teori Zavascki, derrubar o sigilo das investigações, tornando público todo o conteúdo dos inquéritos.
No dia 8 de outubro no ano passado, a contadora Meire Pôza, que trabalhou para Alberto Youssef, afirmou que o doleiro se reuniu com Renan Calheiros para acertar investimentos do fundo Postalis, dos Correios, em uma empresa de Youssef. O encontro ocorreu em 12 de março deste ano, cinco dias antes da prisão do doleiro, conforme a contadora afirmou em depoimento à CPI mista da Petrobras. O montante envolvido seria de R$ 50 milhões sendo a metade aportados pelo Postalis. No depoimento, Meire afirmou que parlamentares do PT e do PMDB fizeram as negociações pelos aportes dos fundos Postalis, dos Correios, e Funcef, da Caixa Econômica Federal (CEF), mediante uma suposta partilha de comissões com integrantes dos dois partidos. Pelo PT, as negociações teriam sido conduzidas pelo deputado federal André Vargas (sem partido-PR), que responderá a inquérito de primeira instância. Vargas e o doleiro eram próximos.
Eduardo Cunha foi acusado de ter recebido dinheiro do esquema da Petrobras pelo agente da Polícia Federal, Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como ‘Careca’, que teria entregue a propina ao deputado. À Força Tarefa da Operação Lava-Jato, o Youssef também teria dito em delação premiada que Cunha recebeu propina por meio de Fernando Soares, o Fernando Baiano. Na época, Cunha admitiu que conhecia Baiano e que o recebeu como representantes de empresas espanholas. Contudo, ele negou que recebeu propina.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário