28 de janeiro de 2016

Prefeitura realiza capacitações para agentes do Samu em Lauro de Freitas

Prefeitura realiza capacitações para agentes do Samu em Lauro de Freitas
Foto: Divulgação
Visando uma maior qualificação das equipes, os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram, na última terça-feira (26), de uma capacitação de Suporte Básico de Vida (Basic Life Support – BLS), através da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) com a Secretaria de Saúde (Sesa).
De acordo com o coordenador do Samu, Rogério Vieira, o Núcleo de Educação Permanente Municipal do programa, estabelece um cronograma anual de capacitações, por entender que Lauro de Freitas conta com um cenário diferenciado para o serviço, visto que engloba extensas áreas rurais e de orla, além de duas rodovias estaduais e o aeroporto.
“Eu sempre falo nas capacitações que apesar de nossa cidade ter uma área territorial considerada pequena, contamos com muitas possibilidades de chamados e para isso, essas capacitações aprimoraram os conhecimentos para prestação de socorro, além da questão motivacional dos funcionários, aperfeiçoando cada vez a Política Nacional de Atenção às Urgências em Lauro de Freitas”, salientou Vieira.
O serviço funciona 24 horas, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de característica traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Cerca de 60 funcionários participaram da capacitação BLS, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, no auditório da Sesa.
“É importante evidenciar que o Samu de Lauro de Freitas vive uma nova realidade, visto que, até janeiro de 2013, haviam ambulâncias precarizadas, sem nenhuma condição de atendimento e logo que assumiu, o prefeito Márcio Paiva buscou de todas as formas dar condições de trabalho e oferecer à população o serviço em sua plenitude. Atualmente contamos com uma unidade avançada com terapia intensiva, uma unidade básica, uma motolância e uma 4 x 4”, completou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário