18 de outubro de 2016

EU QUERIA MORAR NUMA FAVELA





Na era de triste memória para o país o presidente Collor chamava o segmento excluído da população brasileira de "descamisados".  Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
Assim, as pessoas que sofrem de exclusão social sofrem diversos preconceitos, são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos, seja por suas condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.
Sendo assim, os excluídos socialmente geralmente são minorias étnicas, culturais, religiosas, por exemplo, os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.
A letra de Gabriel Pensador da musica "O resto do mundo" ele retrata essa situação de exclusão social, onde o individuo questiona a sua própria miserabilidade e o seu sonho é o de morar numa favela. Milhões de pessoas ainda não tem teto, não obstante o investimento feito na última década no programa MCMV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário