27 de janeiro de 2017

Indicado para vaga de Teori, baiano juiz Dirley da Cunha.


A Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou, nesta quinbta-feira (26), uma lista com 30 nomes de magistrados federais como sugestão à vaga aberta após o falecimento do ministro Teori Zavascki. Os próprios filiados sugeriram os nomes.
 
A lista ainda é preliminar e inclui nomes conhecidos e bastante aclamados pela opinião pública. Os juízes Sérgio Moro (operação "Lava Jato") e Marcelo Bretas (operação "Eletrolão") são alguns desses nomes. Mas há o nome de um baiano que se destaca na lista. Trata-se do juiz federal Dirley da Cunha.
 
 
Natural de Juazeiro, Bahia, o magistrado é mestre, doutor e pós-doutor em Direito Constitucional, professor da Universidade Federal da Bahia na graduação e na pós-graduação, autor de diversos livros, além de coordenador de diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil.
 
No meio jurídico o comentário é de que Dirley preenche um dos requisitos mais importantes para ser um ministro do Supremo Tribunal: notório saber jurídico. Além disso, para que alguém ocupe uma vaga no STF é necessário ter entre 35 e 65 anos de idade e possuir reputação ilibada.
 
Ao Bocão News, o juiz afirmou que foi “surpreendido” pela indicação e revelou: “fico imensamente feliz, honrado e surpreso por ter sido listado entre os 30 nomes no universo de mais de dois mil juízes federais do Brasil”.
 
Dirley afirmou que a proposta da Associação é que esses 30 nomes sejam sujeitos a uma segunda votação, e a partir da definição de uma lista tríplice os nomes seriam enviados ao presidente Michel Temer. O magistrado explicou de que forma o presidente pode proceder:
 
“O presidente vai receber a lista aferir a conveniência. Considerando que o saudoso ministro Teori era da Justiça Federal, a gente espera que o nome escolhido também seja oriundo dessa lista”, afirmou à reportagem.
 
Apesar da sugestão que será enviada a Temer, o juiz federal Dirley da Cunha explicou que ele não é obrigado a se vincular a essa lista: “fica como uma sugestão de uma Ajufe, que tem muito prestígio institucional”.
 
Confira abaixo os nomes indicados:
Alexandre Vidigal de Oliveira, Aluísio Gonçalves de Castro Mendes, Cássio Murilo Monteiro Granzinoli, Dirley da Cunha Júnior, Edilson Pereira Nobre Júnior, Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia, Eurico Zecchin Maiolino, Fausto De Sanctis, Fernando Quadros da Silva, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Iorio Siqueira D’Alessandri Forti, João Pedro Gebran Neto, Jorge Antônio Maurique, José Valterson de Lima, Leandro Paulsen, Liliane Roriz (desembargadora federal do Rio, Luiz Alberto Gurgel de Faria, Luiz Claudio Flores da Cunha, Luiz Fernando Wonk Penteado, Marcelo da Costa Bretas, Maria Isabel Gallotti, Mauro Luiz Campbell Marques, Nefi Cordeiro, Nino Oliveira Toldo, Paulo Afonso Brum Vaz, Paulo de Tarso Sanseverino, Paulo Sérgio Domingues, Reynaldo Soares da Fonseca, Sérgio Fernando Moro e Walter Nunes da Silva Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário