29 de janeiro de 2017

O governo Trump é tão ruim quanto parecia para a globalização


Com medidas como a construção de um muro na fronteira com o México, a primeira semana de Donald Trump na Casa Branca aponta para um Estados Unidos mais ensimesmado e truculento

A fronteira entre Estados Unidos  e México  já tem 900km de cerca.Trump vai construir um muro de 3,2 mil quilômetros  para separar os dois países (Foto: Josh Denmark)
Em seus 70 anos de existência, o horário mais próximo da meia-noite a que o “relógio do fim do mundo” já chegou foi o marco de dois minutos. O relógio, criado no início da Guerra Fria por cientistas nos Estados Unidos, tinha a pretensão de servir de “medidor” da segurança do planeta diante da possibilidade de um conflito nuclear. Quanto mais próximos os ponteiros da meia-noite, horário simbólico da catástrofe mundial, mais perto do fim a humanidade estaria. A marcação mais próxima da hora zero ocorreu em 1953, quando os americanos, em corrida armamentista com a União Soviética, desenvolveram a bomba de hidrogênio. Na semana passada, o relógio atingiu seu segundo marco mais próximo da “catástrofe”: o mundo, em 2017, está a dois minutos e 30 segundos da meia-noite. “O ambiente complexo global de hoje demanda respostas políticas deliberadas e ponderadas. É mais importante do que nunca que líderes do alto escalão em todo o globo acalmem, em vez de aumentar tensões que poderiam levar à guerra, seja por acidente ou por erro de cálculo”, escreveu a cientista Rachel Bronson, diretora da organização responsável pelo relógio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário