19 de fevereiro de 2017

ALUNOS RETORNAM AS AULAS NA SEGUNDA

Rede municipal de Lauro de Freitas inicia ano letivo nesta segunda(20/02)

As escolas da rede municipal de Lauro de Freitas dão início ao Ano Letivo na próxima segunda-feira, dia 20/02. O calendário escolar previa a abertura das aulas no dia 8 de fevereiro, mas a data precisou ser adiada devido ao estado em que a gestão anterior deixou as escolas. Das 79 unidades, 50% estavam completamente deterioradas, sem condição de uso. Havia, ainda, uma defasagem no quadro de funcionários em consequência das demissões ocorridas no final do ano passado.
A Secretaria de Educação de Lauro de Freitas (SEMED) estabeleceu como pontos emergenciais para viabilizar o início das aulas a recuperação física das escolas e o planejamento pedagógico. Na quarta-feira (14) foi lançado o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária. Serão preenchidas 401 vagas, entre professores e auxiliares, e as inscrições acontecerão nos dia 20 e 21 de fevereiro, no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas. O edital está disponível no site do município.
Enquanto a SEMED tocava as obras nas escolas, o secretário Paulo Gabriel Nacif promovia encontros com os professores da rede, buscando sensibilizar para a implantação do conceito de Cidade Educadora, principal instrumento da proposta de fortalecimento do papel da escola na vida do aluno. “Esse conceito é princípio fundamental pedagógico que vai incentivar o desenvolvimento da integração escola/comunidade, contribuindo com as famílias na formação desses alunos”, disse o secretário.
O Cidade Educadora agrega às atividades escolares outras experiências que estão disponíveis em torno dela, para que o aluno tenha a sua disposição diferentes espaços educativos além da escola. Segundo Paulo Gabriel, a SEMED já está buscando meios para colocar em prática este conceito o mais rápido possível.
“Fizemos o levantamento dos equipamentos públicos do município que podem ser colaboradores neste propósito e estamos catalogando as iniciativas que já existem no intuito de agregá-las a fim de melhorar a estrutura pedagógica da cidade”, explicou o secretário.
A rede municipal disponibilizou 28 mil vagas em 61 escolas e 18 creches municipais. O aluno que não está matriculado ainda pode procurar uma unidade escolar para realizar sua matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário