18 de fevereiro de 2017

Americano recebe transplante de rosto e volta a usar espelho após 10 anos


Americano recebe transplante de rosto e volta a usar espelho após 10 anos
Foto: Eric M. Sheahan/Mayo Clinic/AP
O americano Andy Sandness, em 2006, com 21 anos, tentou se matar com um tiro no queixo. No entanto, não obteve êxito e acabou ficando sem nariz e mandíbula, com a boca deformada com apenas dois dentes e sem a visão do olho esquerdo. Após conviver 10 anos com o rosto desfigurado, o jovem recebeu a face transplantada de Calen "Rudy" Ross, que se suicidou com um tiro na cabeça.
Antes do transplante, Sandness passou por oito cirurgias na clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, nos Estados Unidos. O transplante final durou 56 horas. Foram 24 horas para retirar o rosto do doador e outras 32 horas para implantá-lo em Andy. "Quando você tem aparência que eu tinha e vive do modo que eu vivia, se agarra a qualquer esperança", afirmou o norte-americano à agência AP.
Após a cirurgia, ao rosto totalmente reconstruído, Sandness chorou. Ainda sem poder falar, escreveu em um papel: "Superou muito minhas expectativas". O jovem está fazendo fisioterapia para fortalecer os músculos da nova face. Ele ainda precisa aprender a voltar a usar a língua para, só assim, poder falar novamente. "Depois que você perde algo que você teve para sempre, você sabe a dor que é não ter mais aquilo. E ao tê-lo de volta, é emocionante", disse Sandness.
Veja fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário