26 de março de 2017

CORPO DE ELIANA KÉRTESZ CREMADO NO DOMINGO

A cerimônia de cremação acontece neste domingo,  no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, às 17h


A artista plática Eliana Kertész morreu na manhã deste domingo, em Salvador, vítima de câncer. 
A cerimônia de cremação acontece neste domingo,  no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, às 17h.
Eliana Kertész nasceu em Conceição da Feira, no Recôncavo Baiano. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia. Eliana se casou com o radialista Mário Kertész em 1971 e teve 4 filhos:  Marcelo, Maria Eduarda, Mariana e Francisco. 
Em sua atuação política, Eliana se tornou a vereadora mais votada da capital baiana pelo PMDB, em 1982, com 17,3% dos votos válidos.[1] Licenciou-se do mandato de vereadora em dezembro de 1985, assumindo a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, na segunda gestão de Mário Kertész (1986-1989).
Entre várias obras artísticas que fez, estão as famosas esculturas das gordas, como a no bairro de Ondina. A grande maioria das obras de Eliana Kertész são mulheres bonitas sensuais, tímidas ou ousadas, negras, brancas ou índias, mas todas gordas - passando uma mensagem de amor e respeito às diferenças existentes em nosso país.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Leo Prates (DEM), lamentou a morte da artista plástica e ex-vereadora Eliana Kertész neste domingo (26). “Eliana marcou a paisagem de Salvador com suas Gordinhas e escreveu seu nome na história da Câmara como a vereadora mais votada de todos os tempos. Eliana Kertész deixa saudade a filhos, familiares e amigos pela mãe, mulher e ser humano estelar que passa a compor a constelação baiana no céu. Meus sentimentos a Mário, Chico, Duda, Marcelo, Mariana e Sérgio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário