17 de março de 2017

Ministro do STF diz que corrupção no Brasil é 'fenômeno generalizado'

Ministro do STF diz que corrupção no Brasil é 'fenômeno generalizado'
Foto: Agência Brasil
Nesta sexta-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso declarou que a corrupção se disseminou no país "em níveis espantosos, endêmicos”. Ele disse ainda que os casos registrados não representam falhas pontuais, mas, sim, "um fenômeno sistêmico, estrutural, generalizado, que se tornou natural no modo de fazer negócios e política no Brasil".
A declaração do ministro aconteceu durante a aula inaugural para alunos de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Para ele, o direito penal brasileiro não conseguiu funcionar como prevenção geral a delitos, decumprindo a sua função social.
“Um direito penal absolutamente ineficiente, incapaz de atingir qualquer pessoa que ganhe mais do que cinco salários mínimos, fez com que nós construíssemos um país de ricos delinquentes, um país em que as pessoas vivem de fraudes à licitação, de corrupção ativa, de corrupção passiva, de peculato, de lavagem de dinheiro. Isso não foi um acidente. Isso se espraiou pelo país inteiro”, disse Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário