14 de maio de 2017

Dia D contra gripe movimentou locais de vacinação em Lauro de Freitas



Os postos de saúde de Lauro de Freitas foram abastecidos com doses extras de vacina contra o vírus da gripe Influenza neste sábado (13), dia “D” de mobilização nacional contra a doença.  As unidades funcionaram das 8h às 17h atendendo a demanda da população que integra o público alvo para imunização.
De acordo com a prefeita Moema Gramacho o objetivo é vacinar mais de 25 mil pessoas até dia 26 de maio, quando termina a campanha nacional. “Se conseguirmos alcançar esse número, cerca de 90% da população estará protegida. Por isso é muito importante a colaboração de todos, a prevenção é fundamental”, alertou.
Acompanhada de seu neto, Roseni Cruz, de 50 anos afirmou que a campanha a estimulou a se vacinar. “Eu protelei o máximo que pude, mas hoje eu sabia que era o Dia D. Isso fez com que eu tivesse mais ânimo para vir me vacinar”, conta ela que é portadora de asma, doença crônica. Já para a dona de casa Sueli Maciel, de 72 anos, o estímulo foi seu marido Iberaldo Maciel de 82 anos. “Apesar dele ser mais velho que eu, é mais animado e bem mais preocupado com a saúde”, disse.
O secretario municipal da Saúde Erasmo Moura destacou que desde o inicial da campanha, em abril, 42% da população alvo de Lauro de Freitas recebeu a imunização. “A vacina funciona muito bem para a faixa etária e grupos indicados dando imunidade contra o vírus da gripe. Esperamos alcançar a meta até o final da campanha, lembrando que a vacina tem um ano de validade”, destacou.
Em Lauro de Freitas, a Secretaria de Saúde (Sesau) reforçou a campanha  disponibilizando equipes para atender a população nos grandes mercados e escolas da rede municipal. Durante todo o dia, cinco veículos rodaram a cidade imunizando idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a cinco anos e portadores de doenças crônicas.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade de prescrição médica. Importante ressaltar que quem tomou no ano passado e continua dentro dos grupos prioritários também deve ser imunizado.
Pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.


FONTE: ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário