31 de janeiro de 2017

31 DE JANEIRO ANIVERSÁRIO DE KATY FATIMA

31 de janeiro um dia importante Tiago (esposo), Cauê e Cayan (filhos), sua mãe Suzi, Orlei (pai) e irmãos Cinde e Iago, mas não só para essas pessoas bem próximas, mas é um dia importante também para seus amigos que comemoram seu aniversário.  Parabéns Kate que você sempre brilhe para todos nós. São os votos de Marcelo e Cinde.

31 DE JANEIRO ANIVERSÁRIO DO ATIVISTA E AMIGO BIRA CRAWFT

O grande amigo e ativista das causas da comunidade LGBT de Lauro de Freitas, aniversaria e com ele todos os seus amigos também se confraternizam nessa data de grande importância para todos nós. Parabéns por você existir Bira. Que o sol sempre brilhe em sua vida e continue lutando pelos direitos da comunidade LGBT, você terá todo nosso apoio.   São os votos do blog e de Marcelo e Cinde.

OPINIÃO DE MARCELO TODOS CONTRA NILO OU O RAMSÉS VI..

 OPINIÃO DE MARCELO. TODOS CONTRA NILO OU O RAMSÉS VI..
Nunca uma eleição para o cargo de Presidente da Assembléia Legislativa movimentou tanto os meios políticos baianos e alguns setores da imprensa. Os dois candidatos opositores ao projeto do atual presidente Marcelo Nilo (PSL) se uniram e agora o Dep. Ângelo Coronel (PSD) é o nome forte . Até mesmo a oposição fechou questão na terça (31). O deputado Felix Mendonça e mandachuva do PDT na Bahia, arqui-inimigo de Nilo, ameaça o dep. Isidoro de expulsá-lo do partido se ele votar em Nilo. A Radio Metrópole tem feito uma campanha aberta contra a 6ª reeleição de Nilo, chamando-o de Ramsés VI, uma analogia ao Faraó egípcio. O certo é que a queda de Nilo e a consequente eleição do Coronel fortalece mais ainda o senador Otto Alencar, o chefe do PSD na Bahia e isso terá desdobramento em 2018. Marcelo Nilo se desgastou pelo excesso de reeleições, mesmo sendo um presidente que transformou a vida de muitos deputados estaduais em paraísos, hoje retrata o continuismo , mas a vida é assim mesmo, abandonado por dois deputados do seu próprio partido o PSL Nilo caminha célere para uma derrota emblemática.

30 de janeiro de 2017

Cármen Lúcia homologa as delações da Odebrecht

A presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia, homologou, nesta segunda-feira (30), as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Agora, o material será encaminhado para a Procuradoria Geral da Républica, que vai analisar os documentos para decidir sobre quais pontos irá pedir investigação. De acordo com o site O Antagonista, as delações ficaram em segredo de Justiça. Antes, havia a expectativa de que os depoimentos fossem publicados neste mês de fevereiro.
Na última sexta-feira (27), juízes auxiliares do gabinete do ministro Teori Zavascki concluíram as audiências com os 77 executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht que fecharam acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato. Com informações do portal G1.

A mochila e as costas das crianças


Fiquei surpreendido com o peso quando segurei uma mochila de uma criança de uma escola particular de Lauro de Freitas. Acho um absurdo quando as escolas obrigam as crianças a levarem peso exagerado de livros e materiais escolares todos os dias. As escolas precisam estar atentas para essa situação. O blog vai cobrar das instituições e do poder publico que deve fiscalizar esse abuso  

As mochilas das crianças não devem pesar mais que um 15 por cento do seu peso.

Quando os pais tiverem que comprar a mochila para que o seu filho a leve ao colégio, deverão considerar alguns critérios importantes. O peso excessivo que a maioiria dos escolares carregam em suas enormes mochilas nos seus ombros, está levando muitas crianças a sofrerem lesões e dores nas costas, devido o sobrepeso e a fadiga muscular.
Na hora de comprar uma mochila nova, considere o tamanho e o peso da criança. Segundo especialistas, as mochilas que as crianças carregam todos os dias à escola, não devem ultrapassar 15 por cento do seu peso, para evitar problemas na coluna. E mais, alguns médicos recomendam que o peso da mochila seja 10 por cento do peso da criança.

Problemas nas costas das crianças

As mochilas e as costas das crianças
O problema não é a mochila, mas o peso que se leva nela, pois o peso produz uma grande tração e pressão sobre a musculatura e as articulações, devido a sobrecarga da mochila. Diante dessa situação, é indicado que os pais falem com os professores para evitarem levar tanto material escolar para casa, diariamente.
Quanto às mochilas de rodas, quando essas saíram no mercado, parecia ser uma alternativa mais adequada, tão pouco é a solução mais correta, uma vez que as crianças quando as puxam, provocam uma curva atrás, e são produzidas dores nas costas. O ideal, é que as crianças não levem mais peso do que o recomendado.

Como as crianças devem levar a mochila

- Usar mochilas com correias largas e acolchoadas, e com encosto acolchoado também;
- Usar mochilas com ajustes firmes, procurando mantê-la a uns 5 cm acima da sua cintura;

- Carregar a mochila sempre pelas duas correias e nunca por uma somente, para não sobrecarregar um dos ombros;
- Praticar algum esporte ou exercícios para fortalecer os músculos das costas;
- Organizar a mochila colocando os livros mais pesados mais próximos e colados na coluna, e manter cada coisa em seu devido lugar;
- Optar por levar mochilas com rodas;
- Manter a coluna reta, e não curvada, para levar a mochila com rodas;
- No caso em que haja muito material, levar parte do peso nas mãos;
- Limitar o peso do conteúdo e evitar transportar cargas inúteis. Se a mochila é muito pesada, a criança se vê obrigada a curvar-se para frente ou flexionar para frente a cabeça e o tronco para compensar o peso;
- Utilizar as duas mãos para pegar a mochila, dobrar os joelhos e inclinar-se para levantá-la;
- Não transportar a mochila com muito peso por mais de 15 minutos;
Neste sentido a fiscalização dos pais é essencial e mais que necessária. E a colaboração dos professores também.

O excesso de peso nas costas das crianças

O excesso de peso nas mochilas é um problema grave, porque gera consequências irreversíveis a longo prazo nas crianças. Pode provocar: desde uma escoliose infantil, até uma cifose ou uma artrose precoce, além da má postura. Pode, em alguns casos, impedir o crescimento dos ossos da criança.
Os especialistas advertem que outro dos fatores a ser levado em conta é a atividade física. Ressalta que o sedentarismo é ruim e insiste que as crianças pratiquem alguma atividade física ou esporte de forma regular e adequada, e evitar estar todo dia sentado. Além disso, deve-se observar se o mobiliário escolar é adequado à altura que tenha a criança, para evitar a má postura que é outro fator que prejudica as costas das crianças.

29 de janeiro de 2017

Ponto de Vista de Marcelo Santana. O BRASIL TEM JEITO? CARMEM LUCIA PARA PRESIDENTE PORQUE NÃO?

2018 será o ano das eleições para a presidência da República e outros cargos. Com os maiores partidos PT, PP, PMDB e PSDB envolvidos em escândalos e muitos dos seus membros respondendo processos ou na cadeia, nós não podemos arriscar. O país se encaminha célere para a UTI e, desta feita, temos que optar pela pessoa certa de preferencia que não esteja filiada a nenhum desses partidos, porque seria como mudar apenas os caranguejos. A Presidente do STF Ministra Carmem Lucia é um nome que brota na opinião pública. Vamos para frente.

Prefeitura anuncia alterações no tráfego para Festa de Iemanjá em Salvador


Prefeitura anuncia alterações no tráfego para Festa de Iemanjá em Salvador
Foto: Max Haack/Ag. Haack/ Bahia Notícias
A prefeitura de Salvador anunciou neste domingo (29) que realizará algumas modificações no tráfego da região do bairro do Rio Vermelho em virtude da tradicional Festa de Iemanjá, que será realizada na próxima quinta-feira (2). A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) instalará 12 barreiras de trânsito entre às 4h da próxima quinta e 6h da próxima sexta com a intenção de isolar as vias do bairro. Nesse período ficará proibida a circulação e estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita. O trânsito será desviado na Av. Oceânica, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos; na Av. Cardeal da Silva, nas proximidades da Rua Almirante Barroso; na Rua Oswaldo Cruz, interseção com a Av. Juracy Magalhães Júnior; e na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no retorno para a Av. Vasco da Gama. Ainda de acordo com a prefeitura, a Rua Marquês de Monte Santo (entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos) e a Rua Odilon Santos (entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho) terão sentido duplo de tráfego durante a festa.

O governo Trump é tão ruim quanto parecia para a globalização


Com medidas como a construção de um muro na fronteira com o México, a primeira semana de Donald Trump na Casa Branca aponta para um Estados Unidos mais ensimesmado e truculento

A fronteira entre Estados Unidos  e México  já tem 900km de cerca.Trump vai construir um muro de 3,2 mil quilômetros  para separar os dois países (Foto: Josh Denmark)
Em seus 70 anos de existência, o horário mais próximo da meia-noite a que o “relógio do fim do mundo” já chegou foi o marco de dois minutos. O relógio, criado no início da Guerra Fria por cientistas nos Estados Unidos, tinha a pretensão de servir de “medidor” da segurança do planeta diante da possibilidade de um conflito nuclear. Quanto mais próximos os ponteiros da meia-noite, horário simbólico da catástrofe mundial, mais perto do fim a humanidade estaria. A marcação mais próxima da hora zero ocorreu em 1953, quando os americanos, em corrida armamentista com a União Soviética, desenvolveram a bomba de hidrogênio. Na semana passada, o relógio atingiu seu segundo marco mais próximo da “catástrofe”: o mundo, em 2017, está a dois minutos e 30 segundos da meia-noite. “O ambiente complexo global de hoje demanda respostas políticas deliberadas e ponderadas. É mais importante do que nunca que líderes do alto escalão em todo o globo acalmem, em vez de aumentar tensões que poderiam levar à guerra, seja por acidente ou por erro de cálculo”, escreveu a cientista Rachel Bronson, diretora da organização responsável pelo relógio.

SOLDADO PM FILMA SUA PRÓPRIA MORTE. QUE LOUCURA MEU DEUS!

Policial Militar comete suicídio e transmite ao vivo em rede social
Foto: Reprodução / O Globo
Um policial militar cometeu suicídio na noite desse sábado (28) e transmitiu o ato ao vivo para seus seguidores no Facebook. Douglas Vieira, de 28 anos, era um soldado lotado no 24º Batalhão de Polícia Militar da região de Queimado, no Rio de Janeiro. "E aí, tranquilidade? Tamo junto. Quero ver quem tem disposição pra ver bagulho ao vivo. Quem não tem estômago, mete o pé. O bagulho vai ficar doido agora", disse Douglas antes de apontar a arma para a própria cabeça e atirar. Nas imagens, não é possível vê-lo morto, já que o telefone celular cai de sua mão e a imagem some. Instantes antes do suicídio, os telespectadores tentavam convencer Douglas a não se matar. "Para com isso!", "Por que você fez isso?" e "Douglas, para de bobeira" foram algumas das mensagens postadas, de acordo com O Globo. O soldado deixou uma filha de um ano. Por volta das 5h da manhã deste domingo (29), o corpo de Douglas foi levado de sua casa, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, para o Instituto Médico Legal. Ao jornal, o padrinho de Douglas, Cleonilson Cruz, contou que ele estava muito triste e "reclamava de tudo". "Ele andava muito para baixo. Além da falta de pagamento [do salário], estava se divorciando e trabalhando muito, fazendo segurança privada. Estou muito triste porque ele me chamou para sair ontem e eu não aceitei o convite. Se estivesse com ele, isso não teria acontecido. Infelizmente, só o Douglas mesmo sabia o que teria motivado esta tragédia. Ele era um cara que gostava de curtir a vida. Não consegui até agora entender o que aconteceu", afirmou Cruz. O padrinho contou que recebeu a notícia através de uma prima que assistiu a transmissão. O vídeo original já foi removido do Facebook.

AL-BA: "A oposição fechou questão", diz Carlos Geilson sobre eleições


Em conversa com o site Bocão News durante a procissão da Festa da Purificação neste domingo (29) em Santo Amaro, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) disse que a minoria "fechou questão" no que diz respeito à disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No sábado (28), 19 parlamentares do bloco se reuniram com o vice-prefeito, Bruno Reis (PMDB), mas nada foi anunciado. "O clima está muito bom, de disputa acirrada, a oposição fechou questão e vamos aguardar qual vai ser o desfecho dessa decisão dos deputados", assinalou. 
 
Segundo o tucano, o anúncio deve ser feito "pelo líder que está saindo, Sandro Régis, ou pelo que vai entrar, Leur Lomanto Júnior", mas brincou ao ser questionado sobre quando isso acontecerá. "No futebol se diz: 'Ao apagar das luzes'. Então ao apagar das luzes do processo de articulação, o anúncio será feito". Concorrem Ângelo Coronel (PSD), Luiz Augusto (PP) e o atual presidente, Marcelo Nilo (PSL). A votação acontece no próximo dia 1º de fevereiro.

28 de janeiro de 2017

DESEJAMOS RÁPIDA RECUPERAÇÃO A MARISA LULA

O drama de dona Marisa

O tipo de acidente vascular cerebral que a ex-primeira-dama sofreu atinge cerca de 15 mil brasileiros por ano. É um dos mais sérios. Seu principal fator de risco é a hipertensão

PRESIDENTE DO STF MINISTRA CARMEM LUCIA "A VOZ DO SUPREMO"

“Do Supremo cuido eu”

Na reta final da delação da Odebrecht, a temperatura política volta a subir e a presidente do STF, Cármen Lúcia, se impõe. A ministra assume a condução da Lava Jato, articula com os demais Poderes a sucessão de Teori Zavascki, ajuda a debelar a crise nos presídios e até enquadra o juiz Sérgio Moro

TJ-BA aceita denúncia e Luiza Maia vira ré por calúnia




O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aceitou por maioria de votos a queixa-crime contra a deputada estadual Luiza Maia por calúnia contra o conselheiro Paolo Marconi, do Tribunal de Contas do Município (TCM). Ontem, o desembargador Eserval Rocha liberou o voto-vista para a abertura da ação penal contra Luiza. O julgamento teve início em setembro do ano passado pelo próprio Eserval. A queixa de Paolo foi aberta baseada em matérias nas quais a parlamentar acusa o conselheiro de perseguir o seu marido, Luiz Caetano, na época prefeito de Camaçari. Paolo chegou a afirmar que as palavras abalavam a sua honra e que como as ofensas não foram feitas no plenário da Assembleia, não estavam cobertas por imunidade parlamentar. “Não restam dúvidas de que o conteúdo de suas palavras, entre elas as expressões ‘irresponsável’, ‘incompetente’, ‘manipulador’, ‘fraudador’, ‘conselheirozinho’ e ‘perseguidor’ estão completamente dissociadas de sua atividade parlamentar e denotam apenas interiorização de ofensas de natureza extremamente pessoal”, afirmou Eserval Rocha. Durante o julgamento, houve um momento de tensão quando o relator do processo, o desembargador Júlio Travessa, afirmou durante o seu voto que aguardou a ação de liberação do voto-vista por quatro meses e que uma ação similar foi negada pelo Tribunal em uma queixa que envolvia o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

Mulher de 40 anos morre após passar mal em visita íntima na Lemos de Brito

Mulher de 40 anos morre após passar mal em visita íntima na Lemos de Brito
Uma mulher morreu depois de passar mal dentro da Penitenciária Lemos Brito (PLB), localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), a vítima estava em uma visita íntima, na última sexta-feira (27), com o marido preso. Ela tinha 40 anos e não teve a identidade divulgada. 
Ainda segundo o órgão, no momento em que a mulher se sentiu mal, o detento chamou por funcionários. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas já encontrou a mulher morta. Ela não tinha sinais de agressão. A Central de Polícias (Centel) informou que, o corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso vai ser investigado pela Polícia Civil. 

Idoso de 90 anos é preso suspeito de atuar ilegalmente como dentista

Idoso de 90 anos é preso suspeito de atuar ilegalmente como dentista
Foto: Divulgação/CRO-BA
Suspeito de exercer ilegalmente a profissão de cirurgião dentista, um idoso de 90 anos foi preso, na última sexta-feira (27), no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. As informações são da polícia e do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA). Ele foi identificado como Idelfonso Nascimento da Silva.
O órgão informou que, o suspeito fazia próteses dentárias e extrações. Diariamente recebia entre dois e quatro clientes. Segundo a polícia, o idoso cobrava R$ 30 por cada dente extraído. Ele foi encaminhado para a delegacia, foi ouvido e liberado. A polícia afirmou que o idoso vai responder por exercício ilegal da profissão e pode ficar até dois anos na prisão. 
publicidade:

Russo, ex-assistente de palco da Globo, morre aos 85 anos

Russo, ex-assistente de palco da Globo, morre aos 85 anos
Foto: Reprodução/TV Globo
Famoso por ter dedicado parte da vida ao trabalho na TV Globo como assistente de palco, Antônio Pedro de Sousa e Silva ou apenas Russo, morreu na manhã deste sábado (28), aos 85 anos. Ele morava no Rio de Janeiro e estava internado por conta de uma pneumonia. Uma embolia pulmonar provocou o falecimento.  
A notícia foi publicada pelo Portal UOL e confirmada pelo Hospital Pasteur, no Méier. Em novembro de 2015, o ex-assistente sofreu um AVC e ficou internado durante um tempo. Russo trabalhou 46 anos na emissora carioca e já esteve nos palcos do Chacrinha, Faustão, Luciano Hulk, Xuxa e Angélica. O enterro está previsto para o próximo domingo (29), às 11h, em Xerém, distrito de Duque de Caxias. 

COLETIVO #EuSouJornalista repudia nomeação de empresário na Comunicação da Câmara de Lauro de Freitas.


Na manhã deste sábado (28/01)
À presidência da Câmara Municipal de Lauro de Freitas
Prezada Naide Brito,
O Coletivo #EuSouJornalista vem repudiar a nomeação, realizada no Diário Oficial do Legislativo de Lauro de Freitas em 25 de janeiro de 2017, ato nº 113/2017, do senhor Mario Alves Franco para ocupar o cargo em comissão de Gerente de Comunicação da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, tendo em vista a falta de relação do nomeado com a área de Comunicação Social e a inexistência de formação adequada para o desempenho das funções inerentes ao cargo.
No momento em que profissionais concentram esforços em prol da valorização do jornalismo – suas vertentes de atuação e atividades em todo país –, a atitude da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lauro de Freitas é um desrespeito ao exercício da prática social supracitada, um ultraje aos profissionais de comunicação de Lauro de Freitas e de toda Bahia; uma falta de ética com relação aos especialistas graduados em Comunicação Social.
A comunicação pública é medular para o êxito do poder legislativo, posto ser de interesse da comunidade o acesso às informações sobre elaboração das leis para regulação, condução e organização para a coletividade. Na Câmara de Vereadores, a “casa do povo”, os diálogos entre os edis e a sociedade precisam estar calcados na transparência e participação popular.
Desse modo, as atividades de comunicação devem ser conduzidas por profissionais de repertório técnico, habilitados e capazes, sob aval científico das escolas de Comunicação Social, para que sejam desempenhadas as devidas funções voltadas ao interesse público, conduzindo de forma ética e com transparência a publicidade dos atos da referida Instituição.
Fonte : Aratu Noticias

27 de janeiro de 2017

CURTISSIMAS DO BLOG DO MARCELO SANTANA



* O PMDB ainda irado com o episódio de Geddel não quer um tucano no Ministério.

* Marina Silva anda sumida.

* A esquerda brasileira anda meio sem rumo.

* Rui Costa com toda a crise vem segurando a onda.

* Atuação de Mirela Macedo (PSD) vem sendo aguardada com expectativa.

* O transito de Lauro de Freitas ainda muito confuso e as vans fazem o que querem nos pontos.


ATENÇÃO ESTUDANTADA VEM AI O PROUNI.

ProUni oferece 214 mil bolsas no primeiro semestre; inscrições começam na terça
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas à 0h de terça-feira (31). Ao todo, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos no primeiro semestre deste ano. O período de inscrições se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), essa é a maior oferta de vagas desde a criação do programa. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391, parciais – o governo federal cobre 50% da mensalidade. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do programa. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Indicado para vaga de Teori, baiano juiz Dirley da Cunha.


A Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou, nesta quinbta-feira (26), uma lista com 30 nomes de magistrados federais como sugestão à vaga aberta após o falecimento do ministro Teori Zavascki. Os próprios filiados sugeriram os nomes.
 
A lista ainda é preliminar e inclui nomes conhecidos e bastante aclamados pela opinião pública. Os juízes Sérgio Moro (operação "Lava Jato") e Marcelo Bretas (operação "Eletrolão") são alguns desses nomes. Mas há o nome de um baiano que se destaca na lista. Trata-se do juiz federal Dirley da Cunha.
 
 
Natural de Juazeiro, Bahia, o magistrado é mestre, doutor e pós-doutor em Direito Constitucional, professor da Universidade Federal da Bahia na graduação e na pós-graduação, autor de diversos livros, além de coordenador de diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil.
 
No meio jurídico o comentário é de que Dirley preenche um dos requisitos mais importantes para ser um ministro do Supremo Tribunal: notório saber jurídico. Além disso, para que alguém ocupe uma vaga no STF é necessário ter entre 35 e 65 anos de idade e possuir reputação ilibada.
 
Ao Bocão News, o juiz afirmou que foi “surpreendido” pela indicação e revelou: “fico imensamente feliz, honrado e surpreso por ter sido listado entre os 30 nomes no universo de mais de dois mil juízes federais do Brasil”.
 
Dirley afirmou que a proposta da Associação é que esses 30 nomes sejam sujeitos a uma segunda votação, e a partir da definição de uma lista tríplice os nomes seriam enviados ao presidente Michel Temer. O magistrado explicou de que forma o presidente pode proceder:
 
“O presidente vai receber a lista aferir a conveniência. Considerando que o saudoso ministro Teori era da Justiça Federal, a gente espera que o nome escolhido também seja oriundo dessa lista”, afirmou à reportagem.
 
Apesar da sugestão que será enviada a Temer, o juiz federal Dirley da Cunha explicou que ele não é obrigado a se vincular a essa lista: “fica como uma sugestão de uma Ajufe, que tem muito prestígio institucional”.
 
Confira abaixo os nomes indicados:
Alexandre Vidigal de Oliveira, Aluísio Gonçalves de Castro Mendes, Cássio Murilo Monteiro Granzinoli, Dirley da Cunha Júnior, Edilson Pereira Nobre Júnior, Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia, Eurico Zecchin Maiolino, Fausto De Sanctis, Fernando Quadros da Silva, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Iorio Siqueira D’Alessandri Forti, João Pedro Gebran Neto, Jorge Antônio Maurique, José Valterson de Lima, Leandro Paulsen, Liliane Roriz (desembargadora federal do Rio, Luiz Alberto Gurgel de Faria, Luiz Claudio Flores da Cunha, Luiz Fernando Wonk Penteado, Marcelo da Costa Bretas, Maria Isabel Gallotti, Mauro Luiz Campbell Marques, Nefi Cordeiro, Nino Oliveira Toldo, Paulo Afonso Brum Vaz, Paulo de Tarso Sanseverino, Paulo Sérgio Domingues, Reynaldo Soares da Fonseca, Sérgio Fernando Moro e Walter Nunes da Silva Júnior.

26 de janeiro de 2017

PMDB NÃO QUER IMBASSAHY.

Bancada do PMDB entrega a Temer manifesto em que repudia Imbassahy no lugar de Geddel

A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados entregou, nesta quinta-feira (26), ao presidente Michel Temer um manifesto em que rechaça a ida do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo e pede a manutenção do ministro interino, Carlos Henrique Sobral. Sobral é um dos principais aliados do ex-ministro Geddel Vieira Lima, ex-ministro que deixou o cargo em novembro do ano passado, acossado por denúncias de tráfico de influência para liberação de um empreendimento de luxo em Salvador, o La Vue, no qual possui contrato de compra e venda de um apartamento. O manifesto foi entregue pela bancada do PMDB ainda em dezembro do ano passado, logo após circular a informação de que o atual líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, deve assumir a pasta no lugar de Geddel. Segundo o Estadão, a previsão é de que o parlamentar tucano assuma o cargo logo após a eleição para presidência da Câmara, marcada para 2 de fevereiro. Até o momento, Imbassahy evita se pronunciar sobre a nomeação. Ainda de acordo com a publicação, PSDB e PMDB travam uma queda de braço em relação aos cargos da pasta. Os tucanos cobram do Palácio do Planalto o direito de indicar toda a estrutura da Secretaria. O PMDB, entretanto, reagiu e quer garantir a permanência de aliados do partido no Ministério. O manifesto que pede a permanência de Sobral foi assinado por "99%" dos 65 deputados do PMDB. Peemedebistas justificam que a permanência do aliado de Geddel no cargo é "essencial" para que a sigla mantenha a influência da bancada sobre a Secretaria de Governo, responsável pela negociação com o Congresso Nacional e pelo cronograma de liberação de emendas parlamentares. Segundo deputados do PMDB, o presidente Michel Temer se comprometeu a manter Sobral na chefia de gabinete. "Agora falar que vai acolher e acolher são duas coisas diferentes", afirmou um peemedebista em reservado.

MPT cobra indenização a granja que usou trabalho escravo na Bahia


Depois de ter sido flagrada duas vezes mantendo seus empregados em condição semelhante à de escravos, em condições de trabalho degradantes e vítimas de fraudes nos registros de contratos de trabalho, a Granja Sossego, controlada pela Capebi Agroindustrial e de propriedade do empresário Otávio Oliveira de Carvalho, está sendo processada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia. 
 
O órgão pede que o grupo econômico pague indenização por danos morais coletivos de R$3 milhões à sociedade e que fique proibido de repetir as mesmas práticas que por duas vezes levaram os procuradores a instaurar inquéritos. A última fiscalização numa das fazendas do grupo, a Granja Sossego, em novembro de 2015, resultou no resgate de 16 trabalhadores encontrados em situação degradante, o que configura trabalha análogo ao de escravos.
A partir das evidências recolhidas durante a ação fiscal e na documentação levantada posteriormente dentro do inquérito civil instaurado na unidade do MPT de Feira de Santana, os procuradores Italvar Medina, Rosineide Moura e Jaqueline Coutinho Silva entraram nessa terça-feira (24) com uma ação civil pública na 2ª Vara do Trabalho de Alagoinhas. 
 
Na ação, que conta com o reforço de relatórios de fiscalização e uma série de documentos, os procuradores deixam claro que o grupo econômico que administra a granja, instalada na Fazenda Nova Canaã, e a Fazenda Capebi, também localizada no distrito de Lagoa Redonda, no município de Entre Rios, no litoral norte da Bahia, foi flagrado em 2011 e em 2015 praticando um grande número de irregularidades trabalhistas, apesar de já ter assinado termo de ajuste de conduta após as primeiras inspeções.
 
As duas fiscalizações realizadas nas fazendas do grupo econômico, os auditores-fiscais do Ministério do Trabalho emitiram 111 autos de infração. Mesmo após ter sido investigado e ter se comprometido em documento assinado com procuradores do trabalho após a primeira inspeção, a empresa manteve as mesmas práticas, o que ficou comprovado na fiscalização realizada em novembro de 2015, quando foi feito o resgate dos 16 funcionários.

25 de janeiro de 2017

Cotado para o STF acha que "mulher deve ser submissa ao marido"



Declarações controversas de Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e cotado para assumir a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), estão causando polêmica.
 
Frases consideradas preconceituosas constam um artigo de Gandra, que é filho de um amigo de Temer de 40 anos: “A mulher deve obedecer e ser submissa ao marido"; "O casamento de dois homens ou duas mulheres é tão antinatural quanto uma mulher casar com um cachorro"; e "Casais homoafetivos não devem ter os mesmos direitos dos heterossexuais; isso deturpa o conceito de família" são algumas das declarações criticadas.
O artigo faz parte do livro "Tratado de Direito Constitucional" (2012), coletânea organizada pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, por Ives Gandra pai e pelo advogado Carlos Valder.
 
Martins Filho, que escreve sobre direitos fundamentais no artigo, diz no texto ser contra decisões do Supremo como o reconhecimento da união homoafetiva, a liberação das células-tronco embrionárias para pesquisa e a permissão para destruir embriões humanos em pesquisas.
 
 
É também contrário ao aborto, ao divórcio e à distribuição de pílulas anticoncepcionais em hospitais públicos. Tal como o pai, Martins Filho integra a Opus Dei, organização católica ultraconservadora, e diz ser celibatário.
 
Por trás de todas as posições expressas no artigo estão duas bandeiras da Opus Dei: o ataque ao aborto em qualquer situação e a defesa da ideia de que só existe família na união de um homem e de uma mulher.

24 de janeiro de 2017

LAURO DE FREITAS CONTINUA SENDO O 10º MUNICÍPIO MAIS VIOLENTO DO PAIS. O PODER PUBLICO LOCAL PRECISA AGIR RÁPIDO PARA MINIMIZAR ESSA SITUAÇÃO.

Mulher é presa em flagrante após matar companheiro com tiros em Lauro de Freitas


Jovem é suspeita de matar marido em Vida Nova

O clima de violência está pegando fogo em Lauro de Freitas.  Na manhã e desta segunda-feira (23), uma mulher identificada como  Tatiane Martins Maciel,  confessou  ter assassinado com arma de fogo o próprio marido no bairro de Vida Nova, Caminho 26, em frente ao Mercado Popular, após o final de linha de ônibus.

De acordo com informações da polícia, a vítima, Felipe Alves Menezes de 25 anos. Segundo populares, o casal estava discutindo quando se ouviu um único disparo de arma de fogo que atingiu Felipe fatalmente. 

A jovem, que tem três filhos pequenos, foi presa em flagrante e está a disposição da justiça na 27 ª Delegacia Territorial, em Itinga

23 de janeiro de 2017

PEDÁGIO É ESCROTIDÃO DE GOVERNANTE COM O CONTRIBUINTE.



Lei proibirá duplicidade de cobrança em praças de pedágios de estradas baianas

A duplicidade de cobrança nos pedágios das rodovias baianas pode estar com os dias contados. Isso porque o deputado estadual Samuel Júnior (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa (ALBA) o Projeto de Lei 22.132/2017 que proíbe a realização da prática pelas empresas que detêm concessão para administrar as estradas na Bahia. De acordo com o texto, as concessionárias só poderão cobrar uma vez por esse serviço, respeitando o prazo de 24 horas para efetuar uma nova cobrança. “Entendo que as concessionárias que administram as estradas baianas hoje estão fixando cobranças abusivas aos usuários do serviço, sobretudo, às pessoas que mais utilizam as rodovias no dia a dia. Foge a lógica imaginar que um indivíduo que precisa passar várias vezes durante o dia pela praça de pedágio seja taxado toda vez que transpor determinado local. Acredito que os parlamentares serão sensíveis para aprovar o mais breve possível o projeto para que essa exploração indevida seja extinguida”, explicou Samuel Júnior. Para ter isenção do pagamento do pedágio, o dispositivo propõe que o motorista que apresente o comprovante recebido nas cabines dos postos de arrecadação, justificando a desobrigação da nova cobrança no período de 24 horas. “Já tenho um outro projeto de lei encaminhado na Assembleia que obriga a emissão de nota fiscal ou cupom fiscal para cada veículo que efetue o pagamento nos postos de pedágio da Bahia, justamente para que os motoristas utilizem o passe livre”, acrescentou. Para ser regulamentado, o projeto de lei precisa ser aprovado através de votação na ALBA. Samuel Júnior assumiu efetivamente o mandato deputado estadual no dia 02 de janeiro e, em pouco mais de 15 dias no cargo, já é autor de três projetos de lei na Casa Legislativa. “Será um mandato de muito trabalho em prol do povo baiano. Estou focado em fazer um trabalho que beneficie todos aqueles que me deram um voto de confiança para exercer esse mandato”, acrescentou.

Lauro de Freitas: Organizador de 'Paredão' tem envolvimento com tráfico, diz Polícia


Lauro de Freitas: Organizador de 'Paredão' tem envolvimento com tráfico, diz Polícia
Foto: Reprodução / Bahia no Ar
O organizador da festa estilo “Paredão” que resultou na morte de uma adolescente de 13 anos em Itinga, Lauro de Freitas, (ver aqui) teria envolvimento com o tráfico de drogas. A informação é da Polícia Civil. Leonardo Silva Sodré, de 23 anos, conhecido por “Léo Ferrugem”, é apontado como integrante de uma facção que atua no tráfico de drogas em Itinga. Na festa deste domingo, ele foi atingido de raspão por um disparo de arma de fogo. Já Raíssa Lima Silva, 13, acabou morrendo. Ainda segundo a Polícia, Leonardo, que é primo da vítima fatal, tem passagem policial por roubo de moto. De acordo com a delegada Juceli Rodrigues, titular em exercício da 27ª DT/Itinga, que investiga o caso, cinco pessoas já foram ouvidas pela polícia, incluindo Leonardo. Até o momento, o atirador não foi reconhecido pelas testemunhas.  No depoimento, Léo Ferrugem contou ter sido ameaçado por um traficante que prometeu matá-lo caso realizasse a festa. Ainda segundo a versão de “Ferrugem”, o rival estaria enciumado porque Leonardo mantém um relacionamento com a ex-namorada dele. Como não foram localizadas câmeras de segurança, populares podem enviar informações sobre os autores do crime via Disque Denúncia da SSP (3235-0000) ou para o SI da 27ª DT/Itinga, por meio do 3116-1610.

22 de janeiro de 2017

SAIU NO FACE DE ANTONIO ROSALVO VEREADOR DE LAURO DE FREITAS. DENUNCIA QUE MIRANDA SE COMPORTA FEITO UM CACIQUE EM AREIA BRANCA USANDO OS NOMES DA PREFEITA E DA DEPUTADA.

NOTA PÚBLICA
Os nomes da Prefeita Moema Gramacho e da Deputada Estadual Mirela Macedo estão sendo usados pelo ex-vereador e candidato derrotado Raimundo Miranda para aterrorizar pais e mães de família em Areia Branca.
De acordo com relatos que chegaram ao gabinete deste Vereador, o referido candidato derrotado vem exigindo "a entrega das chaves" do posto de saúde, de ambulâncias e de todos os órgãos públicos em Areia Branca, ameaçando os atuais responsáveis com "desemprego" e afirmando-se o novo "dono" da área.
Fantasiando um retorno ao tempo dos coronéis, o candidato derrotado diz que fala em nome da Prefeita Moema Gramacho e da Deputada Estadual Mirela Macedo, constrangendo pessoas a praticar atos a que não estão obrigadas.
Segundo relatos da população de Areia Branca, o mesmo tem afirmado que todas as repartições públicas passarão a funcionar em imóvel de sua propriedade, que seria alugado à Prefeitura.
É imperativo que a Prefeita Moema Gramacho venha a público restabelecer a tranquilidade das famílias. Areia Branca é uma comunidade de gente de bem, que não merece sofrer o terrorismo coronelista de quem se acha "dono" da coisa pública.
A Prefeita, que sempre teve apoio integral daquela comunidade, desde a sua primeira eleição, tem uma obrigação moral com todas as famílias que vêm sendo ameaçadas e constrangidas em seu nome.
Antônio Rosalvo
Vereador

Primeiro dia do Festival de Músicas e Artes do Olodum lota o Pelourinho




O Largo do Pelourinho ficou lotado na tarde do sábado (21). Milhares de baianos e turistas se aglomeraram para curtir o Festival de Músicas e Artes do Olodum (Femadum) e conhecer as três músicas finalistas para o carnaval deste ano. O grande vencedor será anunciado no domingo (22), durante show que fará uma prévia do que será apresentado na avenida em fevereiro, com o tema ‘O Sol- Akhenaton: Os Caminhos da Luz’. Para o presidente do Olodum, João Jorge, o Femadum representa a diversidade da cultura afro baiana e brasileira. “O festival movimenta principalmente a juventude, ele dá visibilidade a arte e a cultura negra. É o maior evento das Américas desse tipo. É, acima de tudo, simbólico, por acontecer aqui no Pelourinho, o palco histórico da Bahia, onde o nosso país começou. Por esta razão, esse patrocínio que a gente recebe do Governo do Estado, através da Bahiatursa, é tão importante para a nossa cultura”. O evento também festeja 30 anos do samba reggae e realiza a campanha “Eu Falei Faraó”, relacionada com os 30 anos do primeiro LP da Banda Olodum, Egito Madagascar de 1987. O cantor Pierre Onassis, ex-vocalista do grupo e que faz parte da banca que escolherá a canção vencedora, acredita que o concurso dá visibilidade a talentos populares. “Eu comecei a minha carreira em um festival como esse, eu sei a importância que esse prêmio terá na vida desses artistas. O Olodum é uma escola maravilhosa”.