28 de março de 2022

Expectativa do povo brasileiro com novo comando da Petrobrás

 

Governo decide trocar comando da Petrobras e indica Adriano Pires para presidir estatal

Governo decide trocar comando da Petrobras e indica Adriano Pires para presidir estatal
Foto: Reprodução / CBME

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (28) que substituirá o general da reserva Joaquim Silva e Luna na presidência da Petrobras. Para a vaga, o Ministério de Minas e Energia decidiu indicar Adriano Pires, fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

 

De acordo com o G1, a mudança precisa ser confirmada pela assembleia-geral dos acionistas da estatal – a próxima reunião está marcada para 13 de abril.

 

Em material divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, se a decisão for confirmada pelos acionistas, Joaquim Silva e Luna deixará a cadeia de comando da petroleira: o nome dele não aparece na composição prevista para o conselho de administração da Petrobras.

 

O presidente Jair Bolsonaro tem criticado a empresa por seguidos reajustes nos preços dos combustíveis. O presidente chegou a dizer que "se resolvesse", daria "murro na mesa" para obrigar a estatal a reduzir os preços.

 

Antes do anúncio da troca, Joaquim Silva e Luna chegou a afirmar a interlocutores do governo e pessoas próximas que — em razão da estrutura de governança rígida montada nos últimos anos — uma troca do comando da empresa não daria a um eventual novo presidente carta branca para mudar a política de preços.

Intérprete de libras de Bolsonaro lança pré-candidatura para deputado federal

 



Fabiano, de 42 anos, afirma que suas bandeiras são acessibilidade, família, liberdade e educação


Foto: Reprodução/Instagram

Por: Metro1 no dia 28 de março de 2022 às 16:31



O intérprete de libras do presidente Jair Bolsonaro (PL), Fabiano Guimarães da Rocha lançou nesta segunda-feira (28) sua pré-candidatura a deputado federal pelo Distrito Federal.

Ele anunciou sua filiação ao Republicanos, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que deve concorrer ao governo de São Paulo, e da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que ainda não possui cargo ou estado definidos.

O intérprete é evangélico e, segundo currículo divulgado por ele, professor de libras do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Desde 2019, está em Brasília pelo cargo de intérprete oficial do presidente. Fabiano tem 42 anos e vai participar pela primeira vez de uma disputa eleitoral. Em comunicado, ele diz que suas bandeiras são acessibilidade, família, liberdade e educação.

27 de março de 2022

Em evento do PL, Bolsonaro diz que disputa política no país é do "bem contra o mal"

 



PL informou que a finalidade do encontro nacional da sigla era estimular a filiação de novos membros


Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 27 de março de 2022 às 17:00



O presidente Jair Bolsonaro discursou na manhã deste domingo (27) no encontro nacional do partido dele, o PL. Bolsonaro afirmou que a disputa política no país não é da esquerda contra a direita, mas do "bem contra o mal".

"O nosso inimigo não é externo, é interno. Não é luta da esquerda contra a direita. É luta do bem contra o mal", disse o presidente.

O PL informou que a finalidade do encontro nacional da sigla era estimular a filiação de novos membros. O receio do PL era que o ato pudesse ser apontado na Justiça como campanha eleitoral antecipada. Mas Bolsonaro disse ao longo da semana passada que seria um evento de lançamento da sua pré-candidatura à reeleição.

Oficialmente, ao longo dos discursos, não houve menção direta à pré-candidatura.

13 de março de 2022

Galícia confirma inscrição na Série B do Baianão 2022 e voltará após três anos


por Ulisses Gama / Nuno Krause

Galícia confirma inscrição na Série B do Baianão 2022 e voltará após três anos
Foto: Divulgação / Galícia EC

O Galícia está confirmado na Série B do Campeonato Baiano de 2022. Após dois anos sem participar de uma competição profissional, o Demolidor de Campeões tentará novamente o acesso à elite estadual. 

 

A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Manolo Muiños. Sendo assim, a Segundona do Baianão deste ano já possui 11 clubes confirmados (confira a relação completa aqui). 

 

O time granadeiro realiza uma reforma no Parque Santiago, estádio em que manda os jogos, desde 2020. A obra deve ficar pronta até junho deste ano (saiba mais aqui). A Série B deve começar no dia 20 de maio. Caso o Parque Santiago não fique pronto até lá, o clube buscará outro local para treinar e atuar.

 

Com mais de 10 clubes inscritos, a Série B possibilitará dois acessos para a Série A do ano que vem. 

Arábia Saudita executa 81 pessoas por vários crimes em um único dia



A maioria dos condenados são sauditas, mas também há alguns iemenitas, e vários são relacionados pela Justiça saudita ao grupo terrorista Estado Islâmico, mas também à Al Qaeda e até ao movimento xiita iemenita houthi

Por Jovem Pan
12/03/2022 22h36






AFP PHOTO / SAUDI ROYAL PALACE / BANDAR AL-JALOUDMohammed bin Salman é o príncipe da Arábia Saudita


O governo da Arábia Saudita, um dos países que mais aplica a pena de morte no mundo, executou neste sábado, 12, 81 pessoas condenadas por crimes que vão de terrorismo a assalto à mão armada, número que representa mais que o dobro de todos os executados em 2020, informou a agência de notícias oficial saudita “SPA”. “O Ministério do Interior anunciou que executou sentenças de morte contra indivíduos condenados por terrorismo e crimes capitais. Esses indivíduos, em um total de 81, foram condenados por vários crimes, incluindo o assassinato de homens, mulheres e crianças inocentes”, disse a agência.


A maioria dos condenados são sauditas, mas também há alguns iemenitas, e vários são relacionados pela Justiça saudita ao grupo terrorista Estado Islâmico, mas também à Al Qaeda e até ao movimento xiita iemenita houthi, contra qual a Arábia Saudita está lutando no país vizinho e considera ser uma organização terrorista. Mas entre os crimes cometidos pelos condenados que enumera em termos gerais estão também os de sequestro, estupro, roubo, assalto à mão armada, encobrimento de pessoas procuradas pela lei ou incitação à sedição. Todos os condenados, disse a agência estatal, citando um comunicado do Ministério do Interior, “foram julgados em tribunais sauditas, em julgamentos supervisionados por um total de 13 juízes em três etapas diferentes para cada indivíduo” e suas sentenças foram ratificadas por um tribunal de recurso. “Os réus tiveram direito a um advogado e foram garantidos todos os seus direitos sob a lei saudita durante o processo judicial”, acrescentou.

No entanto, esta afirmação foi questionada em várias ocasiões por diversas organizações de direitos humanos, que criticam o fato de muitos julgamentos carecem das garantias mínimas de acordo com os padrões internacionais. Além disso, eles criticam que muitos dos condenados por terrorismo na Arábia Saudita são, na verdade, dissidentes políticos. No ano passado, a Anistia Internacional afirmou em seu relatório anual que a Arábia Saudita, um país muçulmano ultraconservador cuja justiça é baseada no Alcorão e na lei islâmica, executou 27 pessoas em 2020, uma redução considerável em comparação com 184 no ano anterior. E ao longo de 2021 a “SPA” relatou 12 execuções por casos relacionados ao terrorismo, mas não há um número oficial para o total de sentenças de morte executadas. As execuções na Arábia Saudita são realizadas por decapitação com um sabre.

*Com informações da Agência EFE
Fonte: Jovem Pan

11 de março de 2022

Baianão: Vitória da Conquista vence o Barcelona e sai da zona de rebaixamento

 




Triunfo, em gol de pênalti, saiu após jogo ficar 22 minutos parado


Tribuna da Bahia, Salvador
11/03/2022 08:21 | Atualizado há 13 horas e 10 minutos
CompartilheFoto: Luciana Flores / ECPPVC


O Vitória da Conquista está vivo na sua luta para fugir do rebaixamento no Campeonato Baiano. Nesta quarta-feira, em sua casa, no estádio Municipal Lomanto Júnior, o Lomantão, o time de Vitória da Conquista derrotou o Barcelona, de Ilhéus, por 1 a 0, no jogo que abriu a oitava e penúltima rodada da fase de classificação.

Agora com oito pontos, o Vitória da Conquista subiu três colocações, deixando a lanterna, que agora é do Juazeirense, e atingindo a sétima posição. O Barcelona, brigando por vaga nas semifinais, está em quarto lugar com 11 pontos.

O resultado desta quarta-feira foi péssimo para o Bahia, que caiu da sétima para a oitava posição, a última antes da zona de rebaixamento, e ótimo para o rival Vitória, que volta a depender apenas de seus esforços para avançar às semifinais. O time rubro-negro está em quinto, dois pontos a menos que o Barcelona.

Em campo, o jogo não teve um final tranquilo. Aos 51 minutos do segundo tempo, Marcos Marabá, do Barcelona, tocou com a mão na bola dentro da área, mas o árbitro Diego Pombo não marcou o pênalti. Revoltados, jogadores e membros da comissão técnica e da diretoria do Vitória da Conquista protestaram muito contra a arbitragem.

A partida já tinha 15 minutos de paralisação quando o árbitro decidiu marcar o pênalti, após consulta ao assistente, e aí a revolta passou para o lado do Barcelona. Com o tempo total de 22 minutos de parada, o centroavante George pode bater o pênalti, com muita frieza, e fez o gol da vitória dos mandantes.

Fonte: Futebol Interior

Jerônimo Rodrigues é confirmado como candidato do PT ao governo do estado

 


por Lula Bonfim

Jerônimo Rodrigues é confirmado como candidato do PT ao governo do estado
Foto: Bahia Notícias

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, foi confirmado, na tarde desta sexta-feira (11), após uma reunião da executiva estadual do PT, como o pré-candidato do partido ao governo da Bahia nas eleições de outubro. De acordo com o presidente da sigla no estado, Éden Valadares, a escolha foi unânime. 

 

Na quinta (10), o Bahia Notícias já havia antecipado que o nome do secretário da Educação seria o escolhido pelo partido, após o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT) chegarem a um acordo sobre a candidatura (veja aqui).

 

Jerônimo é engenheiro agrônomo e, desde 1995, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ele chegou ao governo do estado já em 2007, no primeiro mandato de Wagner, como Assessor Especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Em 2010, Jerônimo se tornou Assessor Especial da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. Depois, também foi membro do Conselho Nacional de Economia Solidária, do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Conselho do Fundo de Combate à Pobreza do Estado e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Baiano.

 

Entre 2015 e 2018, o novo candidato petista ao governo da Bahia foi secretário estadual de Desenvolvimento Rural. Em fevereiro de 2019, Jerônimo assumiu enfim a Secretaria da Educação, onde está até o momento.

Fonte: Bahia Noticias

PARA O BONITÃO AGORA É “CALÇA DE VELUDO OU BUNDA DE FORA”





Os últimos movimentos nas hostes governista terminou colocando o Vice-Governador Leão na berlinda. É público e notório que o conhecido Bonitão sempre sonhou em ser candidato ao governo da Bahia, a coisa com Rui desandou, bem que o atual governador queria um lugar quentinho no Senado, para Leão, que assumiria o governo em abril, seria tudo de bom, mas ocorre que, o Galego do Lula, puxou o tapete e a ordem agora é Rui ficar no lugar dele. Jerônimo (PT) vai para o
sacrifício como candidato a governador, Oto, desgastado no episódio vai disputar o Senado e para o Bonitão? Indica o vice ou sai ao Senado com Neto ou governador pelo PP e fecha com Bolsonaro. Para Leão agora é”calça de veludo ou bunda de fora”. Curta o

6 de março de 2022

Governo autoriza emissão de visto temporário a ucranianos e apátridas impactados pela guerra

Governo autoriza emissão de visto temporário a ucranianos e apátridas impactados pela guerra


Decisão foi publicada no ‘Diário Oficial da União’ através de uma portaria interministerial; imigrantes poderão permanecer no país, inicialmente, por 180 dias


ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 09/02/2022Governo federal autorizou a emissão de vistos humanitários para impactados pela guerra na ucrânia


Uma publicação em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), realizada nesta quinta-feira, 03, e autorizada pelo governo federal, concede o visto temporário aos ucranianos e apátridas impactados ou deslocados pela invasão e, consequentemente, a guerra iniciada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Inicialmente, quem nascer na Ucrânia poderá permanecer no país por 180 dias e, após este período, terão direito à residência temporária de dois anos para que possam solicitar a residência permanente em solo brasileiro. Aos apátridas, ou seja, pessoas sem sua nacionalidade reconhecida por nenhum país, um prazo de 90 dias será concedido para que o indivíduo “reconheça sua condição” junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.


A quem deseja solicitar o visto temporário, será necessário apresentar um documento de viagem válido, formulário de solicitação de visto preenchido, um comprovante de meio de transporte de entrada no território brasileiro e um atestado de antecedentes criminais expedido na Ucrânia ou “em qualquer país”. Já a autorização de residência necessitará de um documento de viagem, mesmo com a data de validade expirada; uma certidão de casamento ou consular; e uma declaração de possíveis crimes cometidos anteriormente.

Sua publicação tenha validade até 31 de agosto de 2022 e não impacta em futuras “medidas que possam ser adotadas pelo Estado brasileiro para a proteção dos nacionais ucranianos e apátridas residentes na Ucrânia.” No início da semana, o presidente Jair Bolsonaro havia anunciado que a medida seria publicada de maneira interministerial. Assinaram a portaria o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres; e o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França.
Fonte: Jovem Pan

João Roma sairá do Republicanos e se filiará ao PL, diz colunista

 


João Roma sairá do Republicanos e se filiará ao PL, diz colunista
Foto: Agência Brasil

O ministro da Cidadania, João Roma, está de saída do Republicanos. De acordo com o colunista Lauro Jardim, de O Globo, o pernambucano deve anunciar sua ida para o Partido Liberal (PL) durante os próximos dias.

 

Roma é tido como uma "terceira via" na disputa ao governo da Bahia. Sua candidatura seria uma alternativa aos projetos políticos liderados pelo seu ex-aliado, o ex-prefeito ACM Neto (UB), e pelo Partido dos Trabalhadores, que busca uma continuidade. 

 

Roma ainda tentava viabilizar sua pré-candidatura ao Palácio de Ondina pelo Republicanos, porém a legenda ligada a Igreja Universal indicou que deve apoiar a candidatura de ACM Neto. Além disso, a sigla caminha para a neutralidade na disputa pelo Palácio do Planalto e não apoiar a reeleição de Bolsonaro.

 

Na última quarta-feira (2), o presidente do PL no estado, José Carlos Araújo, ao falar sobre o assunto, afirmou que, apesar da provável filiação, nenhum movimento havia sido feito para isso (veja aqui).

 

“Até agora não recebi nenhuma notícia nesse sentido. Já que o Republicanos não quer dar legenda a ele para ser candidato ao governador, ele não tem outro partido. Tem que vir para o PL. Não conversamos nada ainda. Essa conversa está sendo feito lá por cima [na nacional], por aqui nada está sendo discutido”, disse o dirigente ao Bahia Notícias.

 

A previsão é de que o PL se torne a nova casa para os aliados do presidente Jair Bolsonaro na Bahia. Além de João Roma, entre os nomes de maior destaque que devem se filiar ao partido estão a deputada estadual Talita Oliveira e seu colega de Assembleia Legislativa Capitão Alden, o vereador de Salvador Alexandre Aleluia e o cantor Netinho.

 

Na semana passada, a ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, formalizou sua filiação ao partido. Conhecida como Dra. Cloroquina por defender o medicamento para o tratamento da Covid-19, a médica anunciou sua pré-candidatura ao Senado no final do mês de fevereiro.

Fonte: Bahia Noticias

3 de março de 2022

Lauro de Freitas libera eventos com 50% da capacidade e de espaços de lazer





Decreto contém medidas relacionadas à Covid-19.


Tribuna da Bahia, Salvador
03/03/2022 09:30 | Atualizado há 12 horas e 19 minutos
CompartilheFoto: Divulgação




A prefeitura de Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador, liberou eventos e atividades privadas, com presença do público de até 3 mil pessoas ou 50% da capacidade do local. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Além disso, foram liberadas atividades em espaços culturais, cinemas e teatros com público total do espaço.

As medidas estão em decreto que contém medidas referentes à Covid-19 e são válidas até 17 de março.

A publicação determina o acesso condicionado à comprovação da vacina contra a Covid-19, respeitando os protocolos sanitários como a utilização de máscaras e totens com álcool em gel 70%.

Eventos desportivos, profissionais e amadores, estão liberados com a presença de público com a ocupação máxima de 30% da capacidade. Para atos religiosos a ocupação máxima é de 50%.

As repartições públicas retomam o atendimento presencial mediante a apresentação do cartão de vacina fornecido no ato da imunização ou através do aplicativo Conect SUS do Ministério da Saúde com a informação das doses da vacina.

O texto ressalta que servidores da educação e alunos da rede municipal maiores de 18 anos, também devem apresentar a comprovação da vacina.

Fonte: g1 Bahia

Câmara de Comércio Exterior zera impostos de importação de dirigível, balão e moto aquática

 Quinta, 03 de Março de 2022 - 21:20

Câmara de Comércio Exterior zera impostos de importação de dirigível, balão e moto aquática
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em decisão publicada no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (2), o governo Jair Bolsonaro zerou os impostos de importação de motos aquáticas, balões e dirigíveis.

A medida de zerar os impostos entra em vigor em 10 dias. Atualmente, quem deseja importar este tipo de produto paga 18% de imposto de importação.


Anteriormente, já havia sido autorizada a importação de motos aquáticas e barcos à vela usados com até 30 anos de fabricação. Segundo o  governo, a medida contribui para o impulsionamento do turismo náutico.


Ainda nesta quarta (2), também foram zerados os impostos de importação de outros 30 produtos para o setor aeronáutico, entre eles impressoras, máquinas de corte e aparelhos de telefone.

Janela partidária fica aberta de hoje a 1º de abril

 




Janela se abre em todo ano eleitoral, seis meses antes do pleito


Tribuna da Bahia, Salvador
03/03/2022 09:54 | Atualizado há 11 horas e 45 minutos
CompartilheFoto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados


Está aberta a partir de hoje (3) a temporada de troca-troca de partidos entre os deputados federais. É a chamada "janela partidária", que se abre por 30 dias em cada ciclo eleitoral e permite a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato.

O prazo de um mês está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, Artigo 93-A). Segundo a legislação, a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Neste ano, o período de troca partidária fica aberto de 3 de março a 1º de abril.

A janela foi regulamentada e inserida no calendário eleitoral na reforma de 2015. Sua criação permite a reacomodação das forças partidárias antes do teste nas urnas, de acordo com as conveniências políticas do momento. As movimentações servem como termômetro das candidaturas, orientando qual a leitura que cada parlamentar faz do panorama eleitoral e das pesquisas de intenção de voto.

Neste ano, por exemplo, há a expectativa de que número relevante de deputados deixem a União Brasil, atual maior bancada da Câmara, fruto da fusão entre DEM e PSL. Parte deve seguir o presidente Jair Bolsonaro, filiando-se ao PL. Desde que a janela partidária foi criada, foram registradas 275 troca de legendas entre deputados com mandato vigente, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O período autorizado para a troca de partidos abre exceção no entendimento de que, nas eleições proporcionais (deputados e vereadores), o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar, conforme interpretação do TSE.

Neste ano, podem trocar de sigla somente os deputados. Isso porque em 2018 o TSE assentou que somente tem direito a usufruir da janela partidária o legislador que estiver em fim de mandato. Dessa forma, os atuais vereadores somente poderão mudar de legenda antes das próximas eleições municipais, em 2024.

A janela partidária é uma das únicas hipóteses para que deputados troquem de agremiação ainda durante o mandato. As outras são: a criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Qualquer mudança de legenda que não se enquadre nesses motivos pode levar à perda do mandato.

Fonte: Agência Brasil