Em tempos da implantação do Programa "Mais Médicos", que vem dando o que falar e provocando uma chiadeira da classe médica do país, apresentamos um caso bizarro para desopilar o fígado.
Por mais de 30 anos, médicos ingleses acreditaram que tocar violoncelo durante muito tempo podia prejudicar as “partes baixas” de um músico.
Depois de ler um artigo sobre o “Mamilo de Violão” (doença que atinge mulheres que passam muito tempo tocando violão e ficam com a pele dos seios irritada pelo contato com o instrumento), a Dra. Elaine Murphy e seu marido, J. M. Murphy, acharam que era brincadeira e resolveram inventar uma doença parecida. Eles escreveram um artigo em 1974 sobre o “Saco de Violoncelo”, que foi publicado pelo célebre British Medical Journal, um dos mais famosos da Europa.
O artigo convenceu tanta gente que muitos médicos citavam a doença como se fosse verdadeira – um deles chegou a debater se o problema seria causado pela cadeira ou pelo instrumento musical. Em 2009, para o alívio de muitos violoncelistas, a Dra. Murphy admitiu a brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário