CIRCULA BEM NOS BASTIDORES POLÍTICOS DE LAURO DE FREITAS O NOME DE BEBEL CARVALHO, ATUAL SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, PARA DISPUTAR UMA CADEIRA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA EM 2014. BEBEL É UM NOME LEVE, CARISMÁTICO E ACIMA DE TUDO UM CABRA QUE TEM TUDO PARA CRESCER NO UNIVERSO POLÍTICO.
O Governo Municipal esquece o "pratrasmente" quando viabilizou o retorno, em grande estilo, do Programa dos Cadetes Mirins, com mais de 1.100 alunos matriculados com documentação regular e centenas esperando mais vagas. Quando amplia o convênio com o SENAI e o Programa Pronatec que esta profissionalizando cerca de 2.300 jovens e adultos em Lauro de Freitas, esses alunos recebem uma ajuda de custo de 8,00 dia como forma de incentivo e manutenção diária. Existem a perspectiva de duplicar o número de vagas até o final do ano, o governo do Dr. Márcio Paiva trabalha "prafrentemente".
As mazelas e contradições profundas de cunho sócio-econômico ainda persistem, mas a concepção da Secretara de Educação de estabelecer diretrizes de um sistema de ensino fundamental voltado para a nossa realidade, nos enche de esperanças.
Um fator importante e transformador nas escolas, além do fato do alunado querer aprender é a motivação do profissional de educação. Na nossa cidade, os professores da rede municipal obtiveram, recentemente, um aumento salarial significativo. Temos motivos de sobra para avaliar esses investimentos como possibilidades concretas de mudanças de vidas.
A questão da violência em nosso municio tem várias origens, mas uma delas se prende a falta de horizontes para muitos jovens, portanto o investimento em educação, aliados a outros projetos, vão possibilitar que o jovem dispute o mercado de trabalho em igualdade de condições. A recente informação do SENAI que depois de Salvador, Lauro de Freitas é o segundo município da Bahia em matriculas no PROGRAMA PRONATEC, aqui abrimos um parêntese para destacar o trabalho do professor Francisco Castelo Branco do SENAI/CETIND, da Primeira Dama Drª Adriana Paiva e da Secretaria Municipal de Assistência Social que enche de esperança a todos nós. Trabalhar "prafrentemente" parece ser uma tônica do governo.