http://blogmarcelosantana.blogspot.com.br/ Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi executado pela Coroa Portuguesa, pelo motivo que se revoltou contra a cobrança do quinto e a prática da derrama. O quinto era um imposto de 20% sobre todo o ouro produzido no Brasil. A derrama correspondia à cobrança violenta dos impostos em “atraso” dos cidadãos, fossem ou não devedores de fato.
Não havendo condições de pagar o tributo atrasado, a moradia, os equipamentos de trabalho e o que os mineiros possuíssem de valor deveria ser vendido para quitar o débito.
Alguma semelhança com os dias de hoje? A única diferença é a de que atualmente é nos cobrado em torno 40% sobre tudo o que consumimos, ou seja, o dobro do que era exigido na época de Tiradentes.
Hoje o Estado nos cobra uma pesada carga de impostos, o maior do mundo, e usa o instrumento da execução fiscal para tomar o dinheiro atrasado na "marra". Quase nada mudou. Os portugueses praticamente instituíram a corrupção na colônia e os nossos governos republicanos modernos aperfeiçoaram ao máximo, criando políticos que fraudam licitações, constroem obras faraônicas, permitem que os "anões" dominem o orçamento da União, instituem o Mensalão, o Petrolão, a Mesadinha, o Mesadão, quebram estados, como por exemplo o Rio de Janeiro, vendem medidas provisórias e emendas parlamentares e entregam o país as empreiteiras. Os nossos "tiradentes" são decapitados nos presídios brasileiros, morrem nas filas dos hospitais, tem suas casas do MCMV invadidas por meliantes, são aliciados desde criancinhas para o tráfico e para a prostituição, morrem de overdoses de drogas, são vitimas de latrocínios, estupros e sequestros, morrem de fome no sertão e, por não terem uma educação digna, elegem canalhas e bandidos para dirigirem o país e perpetuarem o roubo, a miséria e a pobreza. Nosso inconfidente, que teve as partes do seu corpo expostas em vias públicas, deve ter vergonha deste país! VIVA O BRASIL! VIVA TIRADENTES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário