30 de março de 2021

Homens que executaram paciente em ambulância pediram desculpas 'ao Samu' após ação


 


Os autores da execução de um paciente e a acompanhante em uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pediram desculpas aos profissionais de saúde depois de finalizarem a ação.

O crime aconteceu na região da Estrada do Derba, na noite desta segunda-feira (29), quando o paciente, que já havia sido vítima de disparo de arma de fogo, era transferido da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santo Inácio para o Hospital do Subúrbio.

O grupo criminoso interceptou o veículo durante o percurso. "Quando chegou no cruzamento do Subúrbio, que eu fui fazer o retorno, eu fui obstruído. Desceram três homens armados, encapuzados, fazendo aquela pressão psicológica, pedindo pra que a gente abrisse a porta da unidade", detalhou o motorista da ambulância, em entrevista à TV Bahia, nesta terça-feira (30).

"Eu só gritava pra pedir pra eles segurarem a onda. 'Segura, segura aí, que nós somos Samu, a gente não tem nada a ver, a gente não entra em nada, a gente está só transportando'. Ele pediu pra eu me retirar, e começaram a efetuar os disparos. Eu me afastei, com a colega. Do lado de fora, a gente só ouviu os estampidos dos disparos. Quando terminaram, eles correram pra entrar no carro, e ele ainda pediu desculpa pra gente: 'Samu, vai desculpando aí, vai desculpando', foram entrando no carro e foram embora", disse o condutor.

O paciente e acompanhante, que era sua companheira, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. A identidade das vítimas ainda é desconhecida.

Fonte: Bocão News

Não vai existir mais o Varela Notícias', diz Sheila Varela após briga com sócios

 


'Não vai existir mais o Varela Notícias', diz Sheila Varela após briga com sócios
Foto: Reprodução / Instagram

Conforme publicado, um portais de notícias da Bahia mais conhecidos, o Varela Notícias, e todas as suas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) estão fora do ar desde a última segunda-feira (29) por conta de disputa judicial entre a empresária Sheila Varela, e que detém 50% da empresa, com os sócios Diego Albuquerque, Luiz Carlos e Marcos Antônio, que juntos possuem os outros 50% (veja aqui). No início da tarde desta terça-feira (30),  após tentativas de contato do Bahia Notícias, a mulher de Raimundo Varela falou com a redação sobre o fim da parceria de nove anos. 


Fonte Bahia Noticias

Em seu primeiro ato, Novo Ministro da Defesa determina celebração do Aniversário do Regime Militar de 64

 



Braga Neto

Na ordem do dia de 31 de março, o general Braga Neto, novo ministro da Defesa do governo de Jair Bolsonaro, afirmou que os acontecimentos de 1964 “devem ser compreendidos e celebrados”, mas como “parte da trajetória histórica do Brasil”.

O texto diz que “havia ameaça real à paz e à democracia”.

“Os brasileiros perceberam a emergência e se movimentaram nas ruas, com amplo apoio da imprensa, de lideranças políticas, das igrejas, do segmento empresarial, de diversos setores da sociedade organizada e das Forças Armadas, interrompendo a escalada conflitiva, resultando no chamado movimento de 31 de março de 1964.”

A carta foi divulgada há pouco no site da pasta. A ordem do dia passou a ser divulgada anualmente e será lida nos quartéis como forma de relembrar o Regime Militar.

Leia a íntegra:

“MINISTÉRIO DA DEFESA

Ordem do Dia Alusiva ao 31 de março de 1964

Brasília, DF, 31 de março de 2021
Eventos ocorridos há 57 anos, assim como todo acontecimento histórico, só podem ser compreendidos a partir do contexto da época.O século XX foi marcado por dois grandes conflitos bélicos mundiais e pela expansão de ideologias totalitárias, com importantes repercussões em todos os países.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo, contando com a significativa participação do Brasil, havia derrotado o nazi-fascismo. O mapa geopolítico internacional foi reconfigurado e novos vetores de força disputavam espaço e influência.

A Guerra Fria envolveu a América Latina, trazendo ao Brasil um cenário de inseguranças com grave instabilidade política, social e econômica. Havia ameaça real à paz e à democracia.

Os brasileiros perceberam a emergência e se movimentaram nas ruas, com amplo apoio da imprensa, de lideranças políticas, das igrejas, do segmento empresarial, de diversos setores da sociedade organizada e das Forças Armadas, interrompendo a escalada conflitiva, resultando no chamado movimento de 31 de março de 1964.

As Forças Armadas acabaram assumindo a responsabilidade de pacificar o País, enfrentando os desgastes para reorganizá-lo e garantir as liberdades democráticas que hoje desfrutamos.

Em 1979, a Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional, consolidou um amplo pacto de pacificação a partir das convergências próprias da democracia. Foi uma transição sólida, enriquecida com a maturidade do aprendizado coletivo. O País multiplicou suas capacidades e mudou de estatura.

O cenário geopolítico atual apresenta novos desafios, como questões ambientais, ameaças cibernéticas, segurança alimentar e pandemias. As Forças Armadas estão presentes, na linha de frente, protegendo a população.

A Marinha, o Exército e a Força Aérea acompanham as mudanças, conscientes de sua missão constitucional de defender a Pátria, garantir os Poderes constitucionais, e seguros de que a harmonia e o equilíbrio entre esses Poderes preservarão a paz e a estabilidade em nosso País.

O movimento de 1964 é parte da trajetória histórica do Brasil. Assim devem ser compreendidos e celebrados os acontecimentos daquele 31 de março.

WALTER SOUZA BRAGA NETTO
Ministro de Estado da Defesa”

Fonte: República de Curitiba

25 de março de 2021

Entenda por que higiene bucal é ainda mais importante em tempos de Covid-19

 


Com a alta nos números de casos e de mortes causadas pela Covid-19, a recomendação é redobrar os cuidados de higiene.


Foto: Crédito: Aurélio Alves - Ag. LK


“Manter os dentes e as estruturas anexas da boca saudáveis gera um impacto positivo na saúde como um todo. Assim, nesses tempos de pandemia, é recomendado fazer uma assepsia mais cuidadosa. A escovação, com uso de fio dental, após cada refeição ajuda a reduzir o acúmulo de organismos que podem causar doenças”, explica o cirurgião-dentista, Hugo de Andrade.

Além da importância da escovação e do uso de fio dental, o dentista recomenda o uso do enxaguante bucal. “Ao fazer um bochecho e gargarejo, o volume bacteriano e viral da boca é reduzido”, completa o especialista.


A coordenadora Química do grupo Raymundo da Fonte e responsável pela marca pernambucana de produtos de higiene bucal Even, Cristina Campos, explica sobre a composição do enxaguante. “O antisséptico bucal Even contém glicerina, sacarina sódica, fluoreto de sódio, cloreto de cetilpiridínio, benzoato de sódio, emulsificante, corantes, aroma e água. O cloreto de cetilpiridínio atua promovendo a degradação da camada lipídica do envelope de várias cepas do vírus da gripe, sugerindo eficácia contra outros vírus respiratórios”, revela. Sobre a eficácia contra o coronavírus, a química explica que ainda está em estudo e não há comprovações científicas.


Escova de dente

Outra medida de higiene é a troca da escova dental, que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando da Covid para evitar risco de recontaminação.

“É importante lembrar que jamais deve compartilhar sua escova de dentes com outras pessoas. Caso alguém esteja contaminado na casa, o creme dental também deve ser separado para evitar o contágio”, recomenda o dentista.

O especialista ainda alerta para a forma correta de armazenar as escovas dentais. “Devem ser guardadas separadamente uma das outras, na posição vertical, em local arejado, sem umidade para não desenvolver agente fúngico”.

Mais uma ponderação da especialista é sobre o uso correto dos produtos de higiene. “Para manter uma flora bucal saudável é necessário seguir as instruções de uso descritas nas embalagens, nas quantidades exatas. Não se pode exagerar”, finaliza.
Fonte: Tribuna da Bahia

Ao mudar voto sobre suspeição de Moro, Cármen Lúcia pode ser enquadrada em crime de responsabilidade, diz Janaina Paschoal

 


A ministra Cármen Lúcia mudou o entendimento de seu voto no julgamento sobre a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro. Por 3 votos a 2 a favor do petista, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou em julgamento na terça-feira 23 que o ex-juiz federal Sergio Moro agiu com parcialidade ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, exibido pela rádio Jovem Pan nesta quarta-feira, 24, a advogada e deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) criticou a mudança de voto da ministra Cármen Lúcia.

“Sob o ponto de vista jurídico, com todo o respeito, a mudança de voto da ministra não tem nenhuma sustentação. […] Não tem sustentação nos fatos, não tem fundamento com base na lógica e não tem fundamento com base no direito.”

Ainda, Janaina chamou a atenção para a possibilidade de enquadramento da conduta da ministra na Lei de Impeachment. “As pessoas nunca falam, porque acaba sendo uma cultura equivocada, com todo o respeito do Supremo, os magistrados mudarem seu voto, mas a Lei 1.079/50, que é a lei que trata do impeachment, prevê, se eu não estou enganada no artigo 39, inciso primeiro, como crime de responsabilidade, o magistrado mudar o voto fora de uma situação de recurso.”

A legislação citada pela deputada prevê, em seu artigo 39, as hipóteses para crimes de responsabilidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal:

1- alterar, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal;
2 – proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;
3 – exercer atividade político-partidária;
4 – ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo;
5 – proceder de modo incompatível com a honra, a dignidade e o decoro de suas funções.

“Então, não é razoável que uma magistrada, que participou de um processo desde o princípio, se manifestou sobre esse processo, sobre essa operação, no caso a Lava Jato, desde o princípio, por uma série de vezes, não é razoável que ela mude seu voto sem nenhum fato relevante, inclusive fazendo consideração de que não foi por força das mensagens. Então, sob o ponto de vista do direito vigente no país, é uma situação absolutamente teratológica”, analisa Janaina.

Fonte: República de Curitiba 

ACM Neto lidera primeira pesquisa para governo do Estado

 



O democrata lidera, quando existem seis possíveis concorrentes, com 49,3% das intenções de voto.



Foto: Divulgação

Ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto larga na frente em todos os cenários da primeira pesquisa eleitoral feita em 2021 para a sucessão ao governo da Bahia. Segundo o instituto Paraná Pesquisas, que fez a pesquisa em parceria com o site Bahia Notícias, o democrata lidera, quando existem seis possíveis concorrentes, com 49,3% das intenções de voto, percentual bem superior ao do segundo colocado, o senador Jaques Wagner (PT), que tem 21,4%.


Na sequência aparecem o senador Otto Alencar (PSD), com 3,9%, Doutora Raissa (PSL), também com 3,9%, o vice-governador João Leão (PP), com 2,5%, além dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), com 0,6%, e Marcos Mendes (PSOL), com 0,5%. Nulos e brancos somam 12,5% e 5,3% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2%, entrevistou por telefone 2002 eleitores em 186 municípios de todas as regiões do estado. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 24 de março.

Cenários - Em um cenário sem as presenças de João Leão e Alexandre Aleluia, ACM Neto tem 51,9% das intenções de voto, contra 24,2% de Wagner, 4,2% de Raissa Soares e 0,8% de Marcos Mendes. Quando os nomes são apenas o do ex-prefeito e o do senador, configurando um eventual segundo turno, o democrata figura com 56,5% contra 25,8% do petista.

ACM Neto lidera em todos as faixas de corte da pesquisa: entre homens, mulheres, por idade e grau da escolaridade. Esse desempenho do democrata se repete nos três cenários do levantamento.

Potencial eleitoral - A pesquisa perguntou ainda se o eleitor, independentemente do seu candidato atualmente, votaria em ACM Neto para governador, e 32,4% responderam que com certeza; 43,2% que poderiam votar; 20,8% disseram que de jeito nenhum; 2% que não o conhece suficientemente para opinar; e 1,5% não sabe ou não opinou.

Em relação a Wagner, 44,7% dos entrevistados disseram que não votariam no petista de jeito nenhum; 11,6% votariam com certeza; 38,7% poderiam votar; 3% não o conhecem suficientemente para opinar; e 2% não souberam ou não opinaram.

Fonte: Tribuna da Bahia

São Francisco do Conde: Morre vítima da Covid-19 ex-vereador Osman Ramos

São Francisco do Conde: Morre vítima da Covid-19 ex-vereador Osman Ramos
Foto: Reprodução / Prefeitura de São Francisco do Conde

O ex-vereador da cidade de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Osman Augusto dos Santos Ramos, veio a óbito na madrugada dessa quinta-feira (25). Filho do também ex-vereador, ex-deputado e ex-prefeito Osmar Ramos, Osman morre vítima da Covid-19. 

 

Conforme divulgou a Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, o corpo de Osman Ramos, que completaria 68 anos em setembro próximo,  será sepultado às 15h30 no cemitério da cidade. 

 

Osman atuou como edil entre os anos de 1997 a 2000.  O político também exerceu o cargo de secretário municipal de cultura e assumiu um importante papel no  fortalecimento da pasta na cidade. 

 

Osman morre pouco mais de dez meses após a morte do pai, que veio a óbito em maio do ano passado.  Osmar Ramos ficou conhecido nacionalmente no começo dos anos 90 com o bordão “Sábado que vem tem mais” 

Fonte: bahia Noticias

24 de março de 2021

Moro afirma ter tranquilidade em relação aos acertos das suas decisões


Ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava-Jato afirma em nota que todas as medidas que tomou foram fundamentadas.


Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
O ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava-Jato, Sergio Moro, afirmou que tem "absoluta tranquilidade” sobre suas decisões na operação de combate à corrupção, inclusive aquelas que incluem o ex-presidente Lula.


“Apesar da decisão da segunda turma do STF, tenho absoluta tranquilidade em relação aos acertos das minhas decisões, todas fundamentadas, nos processos judiciais, inclusive quanto aqueles que tinham como acusado o ex-Presidente”, escreveu ele em nota sobre o julgamento de ontem do Supremo Tribunal Federal (STF). Por 3 votos a 2, a Segunta Turma da corte o considerou parcial na ação do triplex do Guarujá que condenou o petista.


Segundo Moro, todos os acusados foram tratados nos processos e julgamentos “com o devido respeito, com imparcialidade e sem qualquer animosidade da minha parte, como juiz do caso”.


O ex-ministro destacou sua preocupação com o retrocesso no combate à corrupção.“O Brasil não pode retroceder e destruir o passado recente de combate à corrupção e à impunidade e pelo qual foi elogiado internacionalmente. A preocupação deve ser com o presente e com o futuro para aprimorar os mecanismos de prevenção e combate à corrupção e com isto construir um país melhor e mais justo para todos.”


“O ex-presidente só teve a prisão ordenada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em 2018, após ter habeas corpus denegado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal”, escreveu na nota.


A Operação Lava-Jato, declarou Moro, “foi um marco no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil e, de certo modo, em outros países, especialmente da América Latina, colocando fim à generalizada impunidade destes crimes”. O ex-juiz aponta que mais de R$ 4 bilhões pagos em subornos foram recuperados aos cofres públicos e quase duas centenas de pessoas condenadas por corrupção e lavagem de dinheiro.
Fonte: Tribuna da Bahia

Policial Militar corta os pulsos em surto psicótico e é socorrido no Centro Histórico








Um policial militar, sem identidade revelada, foi encontrado em um surto psicótico, na manhã desta quarta-feira (11), por colegas de profissão, na Rua Manoel Barros de Azevedo, no Uruguai, em Salvador. O agente cortou os próprios pulsos com uma faca durante o surto.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), na ocasião, a guarnição da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) conseguiu acalmar o colega, que foi socorrido também pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para uma clínica psiquiátrica particular.

Além disso, fontes do BNews informaram que a vítima já protagonizou vídeos no YouTube de declarações para uma mulher, que aparentemente não o correspondia.

Questionada, a assessoria da PM não respondeu sobre o caso.
Fonte: Bocão News

BOLSONARO CRIA COMITÊ PERMANENTE PARA COMBATER A COVID 19

 

                            Em primeira mão nosso blog anunciou o encerramento da reunião 


Por Marcelo Santana

Dia 24 de março de 2021, às 11h05 

Acabou às 11h01 de 24 de março a reunião dos poderes da nação: Executivo, Legislativo e Judiciário com a participação dos governadores dos estados. Foi firmado um novo pacto nacional de combate a Covid 19 sob a liderança do Presidente da República que ressaltou que foi uma "reunião proveitosa de visão solidária, onde ficou evidenciado que a  vida esta em primeiro lugar. Criamos um Comitê de Combate ao Covid 19 e nos dedicarmos a vacinação em massa e possibilidade de tratamento precoce da doença, hoje é uma data histórica, os 3 poderes unidos no combate ao vírus", em seguida passou a palavra a Marcelo Queiroga, novo Ministro da Saúde, que ressaltou a importância do evento: " uma reunião de alto nível caracterizada pela harmonia entre a  união, estados e municípios na campanha de vacinação, vamos fortalecer a assistência nas 3 esferas de poderes com protocolos assistenciais para mudar o estado da doença. Toda a nação se une em função dos chefes de poderes para conquistarmos o apoio da sociedade civil", disse o ministro.

Para o Senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado, "o momento e realidade do Brasil que enfrenta uma uma doença séria, impõe o dever cívico patriótico com a união dos poderes e do povo brasileiro, um pacto nacional, liderado por Bolsonaro, com a compreensão das medias que devem ser tomadas, e a liderança técnica do Ministro da Saúde. Os poderes da República harmônicos entre si, exige que o Senado, a Câmara , os governadores e o STF, estejamos imbuído no proposto colaborativo".
 
O Presidente do Senado ainda salientou que "em termos práticos na reunião ficou decidido pelo Presidente da República a constituição imediata de um Comitê de Trabalho, constituído pelo presidente da República, do Senado e da Câmara para lutarem em prol do combate ao vírus, o Presidente do Senado se encarregará de contatar os governadores, atraindo a iniciativa privada para reforçar a politica do Ministério da Saúde. Hoje foi um exemplo de civilidade", finalizou. 

Artur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados disse que "a expectativa é muito grande com a presença de ministros, desembargadores e representantes do poderes, vamos despolitizar a pandemia e tratarmos dessa questão como um problema coletivo, com a comunicação adequada de todos os dados e acompanhamento de um rumo sob a supervisão do Presidente da República e uma orientação nacional conduzida pelo Ministro da Saúde. A Câmara dos Deputados vai lutar pela união de todos", concluiu o presidente.

O Ministro Luiz Fux,  Presidente do STF, foi muito conciso e falou que "vai aferir a legitimidade dos atos, pois a pandemia exige soluções rápidas e o STF vai apresentar alternativas para evitar a judicialização de medidas". No final, representando os governadores, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, falou que "sob o comando do Presidente da República todos os poderes estiveram presentes, além dos governadores e ministros de estado, o PR acolheu as propostas do Senado e ele, o PR, dará as diretrizes para que os governadores e prefeitos cumpram. Hoje foi construído um campo de concórdia e  a parceria dos países e com os laboratórios serão buscadas. É hora de nós mostramos solidariedade. E nós temos a responsabilidade de salvar vidas". No final, Caiado agradeceu aos colegas  pelo fato de representar a todos.

   

Morre ex- deputado Haroldo Lima após contrair à Covid-19

 


Foto: Reprodução/Instagram

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (24) o ex-deputado federal Haroldo Lima, um dos expoentes do PCdoB baiano.

Haroldo morreu em decorrência do contágio do coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas.

“Haroldo lutou bravamente por longos dias contra a doença, mas não resistiu às complicações provocadas pelo novo coronavírus”, diz o comunicado divulgado pelo PCdoB. 

“Lamentamos profundamente a irreparável perda de um dos mais destacados quadros nacionais  do PCdoB nas últimas décadas e   prestamos irrestrita solidariedade aos familiares, aos amigos e aos militantes neste momento de dor. O exemplo de abnegação, de coragem, de firmeza, daquele que dedicou a vida à luta em defesa da democracia e da liberdade, e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna, é o legado que Haroldo Lima deixa para a geração que prosseguirá a luta pelo socialismo”, completa a sigla comunista. 

Formado em engenharia pela Ufba, militantes político desde sua juventude chegando a ser dirigente da UNE, Lima foi funcionário da General Elétrica e COELBA entre 1967-1968; trabalhou na lavoura do cacau na região de Itabuna, com a missão de organizar os trabalhadores na clandestinidade; co-fundador da Ação Popular – AP (1961-1963); coordenador da Comissão Nacional Camponesa da Ação Popular (1969) e foi diretor geral da ANP – Agência Nacional do Petróleo. Haroldo foi deputado por cinco vezes.

23 de março de 2021

Covid-19: Idosos a partir de 69 anos começam a ser vacinados nesta terça-feira em Lauro de Freitas



Podem ser imunizados ainda quilombolas, pacientes renais crônicos, além de profissionais de saúde autônomos, especificamente médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e odontólogos; confira horários.




Lauro de Freitas inicia nesta terça a vacinação de idosos a partir de 69 anos — Foto: Divulgação/Prefeitura



Os idosos a partir de 69 anos, nascidos até 30 de junho de 1951, começam a ser vacinados contra a Covid-19 nesta terça-feira (23), em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana. Podem ser imunizados ainda quilombolas, pacientes renais crônicos, além de profissionais de saúde autônomos, especificamente médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e odontólogos.



Mapa do coronavírus: Confira a quantidade de casos e mortes em Lauro de Freitas




A vacinação é realizada nos drives localizados na Quadra da Escola 2 de Julho (Itinga), Praça de Portão ou Ginásio de Esportes do Aracui (Centro), das 8h às 16h.


Os trabalhadores autônomos da saúde devem apresentar RG e documento que comprove sua atuação na área (imposto de renda, pagamento do ISS ou registro como Microempreendedor Individual (MEI). Os idosos acamados devem agendar a sua vacinação pelo telefone 3369-9922.


De acordo como o secretário Municipal de Saúde, Augusto Cesar Pereira, a média estimada do público quilombola acima de 18 anos que deverá ser vacinado varia entre 1.500 a 2 mil pessoas. Como a quantidade de vacinas recebidas não é suficiente, foi estabelecido o critério de iniciar com idosos acima de 60 e aqueles com comorbidades, até que novas doses cheguem.


Fonte: G1 Bahia

Mulher é achada morta com golpes de faca após briga de casal em apartamento de luxo em Fortaleza


Um inquérito foi instaurado e a unidade especializada realiza investigações para resolver o caso.


Por G1 CE





Vítima foi identificada como Roberta Alves da Silva de 31 anos. — Foto: Arquivo Pessoal



Uma mulher de 31 anos morreu a golpes de facas na manhã desta terça-feira (15) em um apartamento de luxo, na Avenida Beira Mar, área nobre de Fortaleza. Conforme uma policial relatou ao G1, ela foi achada morta com golpes de faca após uma "discussão de casal".


"Ela foi socorrida pelo próprio companheiro com vida a uma unidade hospitalar, mas não resistiu."


Conforme a polícia, por volta das 11h, houve uma discussão entre a vítima e o companheiro, não identificado pelos policiais. Ela foi levada para um hospital, com ferimentos a faca, mas morreu logo após a chegar à unidade hospitalar.


A Polícia Civil informou por meio de nota que a Delegacia de Defesa da Mulher investiga as circunstâncias acerca da morte de Roberta Alves da Silva de 31 anos, ocorrida nesta terça-feira.


Um inquérito foi instaurado e a unidade especializada realiza investigações para resolver o caso. A polícia afirma ainda que mais detalhes serão repassados em momento oportuno para não atrapalhar as investigações.


Prédio de luxo localizado na Avenida Beira Mar em Fortaleza. — Foto: Leábem Monteiro/Sistema Verdes Mares

Roma não descarta ser candidato a governador da Bahia em 2022

 


João Roma não descartou ontem a possibilidade de ser candidato a governador da Bahia no próximo ano



    


Por Rodrigo Daniel Silva

Embora tenha dito aos aliados que trabalharia pelo “projeto ACM Neto” em 2022, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), não descartou ontem a possibilidade de ser candidato a governador da Bahia no próximo ano. Há rumores de que o hoje deputado federal licenciado poderia ser lançado candidato ao Palácio de Ondina, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Não chegamos a conversar sobre esse assunto. Estamos num ano em que é necessário muito trabalho, sem dúvidas é o desafio mais importante da minha vida estar à frente do Ministério da Cidadania. Portanto, eu não conversei sobre esse tema, sucessão de 2022, com o presidente Bolsonaro. O meu foco é trabalhar pelos brasileiros que mais precisam e é a isso que eu estou me dedicando diuturnamente”, declarou Roma.

Questionado se aceitaria ser candidato se fosse convidado, ele respondeu: “A política tem muitas circunstâncias e muitos momentos. Eu acho que 2022 reserva muitas surpresas ainda para o povo brasileiro. Mas o importante é que, nesse momento, nós precisamos trabalhar muito. Esse não é o momento de tratar de eleição. Esse é o momento de trabalhar para a população que mais precisa, e é a isso que tenho me dedicado”.

ACM Neto e João Roma romperam politicamente após o parlamentar aceitar ser ministro da Cidadania. De acordo com aliados de ambos, Neto ficou irritado porque a nomeação de Roma deu força à versão de que de que ele decidiu pela neutralidade do Democratas na disputa pela presidência da Câmara em troca de cargos no governo federal. Acusação feita pelo ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia, que queria que a sigla ficasse no bloco liderado pelo então candidato Baleia Rossi (MDB). Com a neutralidade, Arthur Lira (PP) se beneficiou e acabou eleito o novo comandante da Câmara.

ACM Neto teria ficado chateado ainda porque não queria se associar ao governo Bolsonaro, por temer ser atrelado ao desgaste político. Por fim, o ex-prefeito soteropolitano não teria gostado da nomeação, na visão de correligionários, por não ter sido uma indicação dele, como ocorreu quando sugeriu Sílvio Pinheiro para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Ainda na entrevista de ontem, Roma voltou a se posicionar contra o lockdown. “Eu defendo que se evitem as aglomerações, mas da maneira como está o lockdown termina inviabilizando que pessoas que não têm o salário certo no final do mês, que precisam correr atrás para dar o sustento da sua família, não podem simplesmente ficar de braços cruzados. Precisamos ter muita colaboração, estar abraçados com a ciência, mas não dá para quebrar o direito constitucional do cidadão de ir e vir, fazendo inclusive cenas chocantes para muitas pessoas. Uma coisa é seguir as regras, usar máscara, álcool em gel, fazer o distanciamento, evitar aglomerações, outras coisas é querer de forma impositiva trancafiar as pessoas dentro de casa”, acrescentou.

Fonte: Tribuna da Bahia



22 de março de 2021

Suspeito de matar mulher a pauladas e abandonar corpo em lixão de Lauro de Freitas é preso

 


Um homem foi preso nesta segunda-feira (22) suspeito de matar uma mulher a pauladas e abandonar o corpo dela em um lixão de Lauro de Freitas, cidade na região metropolitana de Salvador. A informação é da Polícia Civil. O homem possuía mandado de prisão e foi identificado após análise de câmeras de vigilância.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Joélson Reis, da 23ª Delegacia Territorial (DT) de Lauro de Freitas, o homem mantinha uma relação amorosa com a vítima e relatou em depoimento que a matou no dia 13 de março por causa de uma dívida de R$ 380.


O suspeito contou ainda que a vítima pediu a quantia emprestada e sumiu. Ainda para polícia, o homem falou que a mulher reapareceu, mas disse a ele que que não pagaria o dinheiro e que já estava em outro relacionamento.


Ainda de acordo com o delegado, o corpo da mulher foi encontrado por garis, enquanto recolhiam o lixo em Lauro de Freitas. Ao perceber a situação, os agentes da limpeza acionaram a polícia e se deslocaram para a delegacia.


Ao iniciar as investigações do caso, a polícia chegou à residência do suspeito. No local, foi encontrado um colchão com marcas de sangue. O homem foi autuado por feminicídio e, após exames, encaminhado ao sistema prisional.


Fonte: G1 

5,5 milhões de brasileiros sem água tratada e quase 22 milhões sem esgoto nas 100 maiores cidades, segundo novo Ranking do Saneamento

 ...


Em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março), o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, publica seu novo Ranking do Saneamento. Baseado nas 100 maiores cidades do Brasil e com dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2019, a publicação anual avalia os indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos 100 maiores municípios do país.

O novo Ranking confirma que o país mantém sem serviços de água tratada quase 35 milhões de habitantes, sendo 5,5 milhões nas 100 maiores cidades (população da Noruega) - Tabela 2. Temos aproximadamente 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgotos, sendo 21,7 milhões nesses maiores municípios (população do Chile). O Brasil ainda não trata metade dos esgotos que gera (49%), o que representa jogar na natureza, todos os dias, 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento. Nas 100 maiores cidades, em 2019, descartou-se um volume correspondente a 1,8 mil piscinas olímpicas diárias.
Fonte: Jornal do Brasil

Após mais de uma semana internado com Covid-19, ator Paulo Gustavo é intubado no Rio

 


Foto: Reprodução/ Instagram

O ator e humorista Paulo Gustavo, 42, foi intubado em um hospital no Rio de Janeiro neste domingo (21). Ele foi internado com Covid-19 no sábado (13) em um hospital do Rio de Janeiro.

Sua assessoria divulgou a informação, disse que o ator está consciente e a equipe profissional está confiante em sua plena recuperação. No comunicado, a família agradece as orações dos fãs:

“A família do ator agradece aos fãs pelo carinho e pede que continuem a enviar boas energias e orações para sua recuperação, assim como de todos os brasileiros que se encontram na mesma situação”.

O dermatologista Thales Bretas, esposo e pai dos dois filhos do ator, afirmou que a intubação é mais um passo para a cura: “Tenho muita fé e sei que já já ele estará alegrando a minha vida e a de muita gente por aí novamente”, disse Bretas nas redes sociais.

Fonte: Varela News

Bolsonaro sanciona lei que define visão monocular como deficiência




22 de Março de 2021 às 18:56 Por: Alan Santos/PR Por: Agência Brasil
:

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, estendendo aos seus portadores todos os benefícios previstos na legislação da pessoa com deficiência visual.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, e mantém visão normal no outro olho. Quem possui essa deficiência tem dificuldades com noções de distância, profundidade e espaço, o que pode impactar na coordenação motora e no equilíbrio.

O texto é fruto do Projeto de Lei (PL) 1.615/2019, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que tem visão monocular. Aprovado no Senado ainda em 2019, o PL só teve tramitação concluída na Câmara no último dia 2 de março.

Antes da aprovação desse projeto de lei, a visão monocular não era considerada deficiência por lei federal, mas já era classificada como deficiência visual para fins de aplicação da Lei de Cotas e para disputas em concursos públicos com vagas reservadas a deficientes. Monoculares também tinham limitação legal para desempenhar determinadas profissões, como dirigir carros de aplicativo, caminhões e ônibus ou pilotar aeronaves.

Entre as causas mais comuns dessa deficiência, estão algumas doenças congênitas, como toxoplasmose, glaucoma, doenças da retina ou da córnea, tumores intraoculares e os traumatismos oculares.

Com sua inclusão no rol de deficiências, os portadores de visão monocular poderão ter acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por invalidez, e isenções tributárias na compra de automóveis e outros equipamentos.

A nova lei ainda assegura aos monoculares o acesso gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a medicamentos e próteses.

Além da sanção da lei, o presidente editou o decreto que regulamenta sua aplicação, incluindo a previsão de que os deficientes monoculares deverão passar por avaliação a fim de verificar a situação incapacitante, com o objetivo de reconhecimento da deficiência, por meio de avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
Fonte: Agência Brasil

Jogador do Bahia tem carro atingido por tiros em tentativa de assalto



O volante Edison, foi titular na goleada do Bahia diante do Sport, por 4 a 0, em partida disputada no último sábado (20).

   


O volante Edson, do Bahia, usou seu perfil nas redes sociais para relatar uma tentativa de assalto que sofreu e teve o carro atingindo por tiros na noite deste domingo (21), enquanto dirigia em uma estrada de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

Segundo o volante, que estava acompanhado da família na hora do ocorrido, os assaltante abriram fogo em direção aos pneus do veículo na tentativa de parar o carro.

“Pessoal que mora em Salvador/Lauro de Freitas e que está dirigindo sentido Cascalheira/Camaçari. Cuidado com os radares. Meu carro foi atingido por tiros quando estava com minha família agora a noite. Homens tentando atirar nos pneus para parar os carros e assaltar”, afirmou

Depois de publicar a mensagem, Edson tranquilizou os torcedores ao dizer que sua família estava bem.

“Rapaziada, graça a Deus estamos todos bem. Só minha mãe que ficou muito assustada com a situação. Mas ela está bem mais tranquila. Agradeço demais pela preocupação de todos”, escreveu.

O volante Edison, foi titular na goleada do Bahia diante do Sport, por 4 a 0, em partida disputada no último sábado (20), válida pela Copa do Nordeste.
Fonte : Tribuna da Bahia

21 de março de 2021

Suspeitos de integrar quadrilha são presos na BR-101

 





Conforme as investigações da Polícia Civil, o quarteto pretendia atacar um grupo rival. | Foto: Divulgação | Ascom PC

Quatro pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos suspeitos de integrar uma quadrilha de tráfico, neste sábado, 20, na BR-101, techo de Eunápolis, extremo-sul da Bahia, durante ação das polícias Civil e Rodoviária Federal.

Segundo a Polícia Civil, o grupo estava em um veículo que saiu da cidade de Teixeira de Freitas, cidade próxima a Eunápolis, e conforme investigações, eles pretendim atacar um grupo rival.

No interior do veículo, foram apreendidos meio quilo de maconha prensada, 200 gramas de crack, duas espingardas calibre 12 e um revólver 38.

O bando está à disposição da Justiça e o material apreendido foi encaminhado para a perícia.
Fonte: A Tarde

NOSSOS SENTIMENTOS A MOEMA GRAMACHO E FAMILIA PELO FALECIMENTO DE DILMA GRAMACHO

 

"Nesse momento de dor queremos nos irmanar com Moema Gramacho pela  perda da sua querida irmã. Entretanto, temos a certeza de que quem conheceu Dilma e quem a  amou verdadeiramente terá sempre a sua presença, pois quem amamos nunca morrerá!" Marcelo Santana 


 
Morre Dilma Gramacho, irmã de Moema, vítima da Covid-19

Nesse momento de dor queremos nos irmanar com Moema Gramacho pela  perda da sua querida irmã. Entretanto, temos a certeza de que quem conheceu Dilma e quem a  amou verdadeiramente terá sempre a sua presença, pois quem amamos nunca morrerá! 

A irmã da prefeita Moema Gramacho, Dilma Gramacho, faleceu na tarde deste domingo (21), aos 82 anos, vítima da Covid-19. A prefeita de Lauro de Freitas confirmou a informação no Instagram. 
Dilma Gramacho teve um papel atuante na política e foi presidente estadual do PTdoB na Bahia

"Pra mim foi mais que uma irmã, foi minha segunda mãe! Dilma era também considerada como mãe por muitos que conviveram com ela e tinha também muitos amigos em sua trajetória de vida", escreveu a prefeita.

"A COVID não lhe venceu! Você foi mais uma vítima a nos mostrar o quanto precisamos prevenir pra evitar a contaminação e continuar pesquisando as diversas facetas negativas desse vírus. São quase 300 mil mortes em nosso país. Tantas convivências interrompidas, tantas famílias destruídas". "Nós sequer podemos nos despedir. Nem um último abraço, um beijo! Nem segurar a mão pra que não se sentisse só. Agradeço aos bravos guerreiros da saúde por cuidarem dela até o último suspiro",  continuou Moema.  

Continuando, bastante consternada,  Moema ainda escreveu nas redes sociais: “Para mim foi mais que uma irmã, foi minha segunda mãe. Dilma era também considerada como mãe por muitos que conviveram com ela e tinha também muitos amigos em sua trajetória de vida. Desde quando começou a trabalhar na SLOPER- na Rua Chile, até quando saiu do partido que presidiu por muitos anos. Éramos adversárias políticas, mas nosso amor sempre foi maior que qualquer disputa partidária. O respeito mútuo nos mantinha unidas. O que nos separava eram só os 20 anos da diferença de idade. Mas agora, o danado do vírus antecipou nossa separação deste plano para um outro. Mas onde quer que ela esteja, sei que continuará me protegendo e aos nossos irmãos, seus filhos e netos, até nos reencontrarmos”.





EMOCIONANTE A CERIMONIA DE SEPULTAMENTO DE HERZEM GUSMÃO










Conquistenses vão às ruas para dar o último adeus a Herzem Gusmão

Centenas de pessoas foram às ruas de Vitória da Conquista neste sábado (20), para acompanhar o cortejo fúnebre que levava o caixão com o corpo do prefeito Herzem Gusmão, para o velório na Casa de Eventos Mediterrâneo, no bairro Boa Vista.

O corpo do líder político foi enterrado por volta das 21h, no Cemitério jardim da Saudade em Vitória da Conquista, numa cerimônia reservada apenas para familiares, por conta das medidas sanitárias devido a pandemia do coronavírus.

Herzem, tinha 72 anos, e morreu na noite da quinta-feira (18), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 26 de dezembro, por conta das complicações da Covid-19. O gestor foi diagnosticado com a doença no dia 7 de dezembro de 2020.

A vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), que estava despachando no gabinete da prefeitura de Vitória da Conquista, desde a licença médica do prefeito, assume a pasta de gestora municipal da terceira maior cidade da Bahia.

Fotos: Reprodução | Instagram | Prefeitura de Vitória da Conquista

Fluminense de Feira e Bahia empatam no Joia da Princesa pelo Campeonato Baiano

 


por Leandro Aragão

Fluminense de Feira e Bahia empatam no Joia da Princesa pelo Campeonato Baiano
Foto: Rafael Machaddo / EC Bahia

Fluminense de Feira e Bahia empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo (21), no Joia da Princesa, pela sexta rodada do Campeonato Baiano. Os visitantes abriram o placar com Ronaldo, enquanto Guilherme Matos deixou tudo igual para os anfitriões. O Tricolor da capital completa o quarto jogo sem vencer na competição,enquanto o Touro do Sertão não ganha há três.

 

Com o resultado os dois times seguem fora da zona de classificação à semifinal do Baianão. A equipe de transição do Tricolor tem seis pontos e ocupa, neste momento, a sexta posição na tabela de classificação. Com um a menos, o Touro do Sertão continua no oitavo lugar.

 

As duas equipes ganham uma folga na tabela do Baianão e não entram em campo no próximo final de semana. Elas voltam a jogar somente no dia 4 de abril, um domingo, pela sétima rodada. O Bahia recebe o Atlético de Alagoinhas, enquanto o Flu de Feira encara o Jacuipense, como visitante.

 

O JOGO

A partida começou com o Bahia tendo mais posse de bola e buscando o ataque, enquanto o Fluminense Feira esperava na marcação.

 

Bahia abre o placar
O Tricolor da capital abriu o placar com três minutos de jogo através de Ronaldo. No chutão, Ignácio cabeceou do meio-campo em direção à área. O zagueiro do Flu de Feira errou o tempo da bola que quicou no chão e sobrou na frente de Ronaldo, livre de marcação, que finalizou estufando as redes. Flu de Feira 0x1 Bahia

 

Mesmo na frente no placar, o Bahia manteve a sua postura de buscar o ataque na troca de passes. Aos 11, Borel apareceu na área como elemento surpresa em lançamento vindo da esquerda e tocou de cabeça, mas a bola tocou na trave do goleiro Weide, que ficou batido no lance, antes de sair. Porém, a arbitragem invalidou a jogada assinalando um impedimento do lateral do time da capital. Aos 14, Weide deu um susto na torcida feirense ao defender em dois tempos uma cobrança de falta de Caio Mello. A primeira chegada do Flu foi aos 16. Emerson Catarina ganhou a disputa com o marcador e levantou a bola na área, mas Gustavo Henrique afastou o perigo. 

 

Flu empata
O Flu de Feira chegou a igualdade com Guilherme Matos aos 22 minutos. Após cobrança curta de escanteio de Thiago, o camisa 11 recebeu e bateu forte de fora da área pegando o goleiro Júnior desprevenido e estufando as redes. Flu de Feira 1x1 Bahia

 

Cinco minutos depois do gol, o Touro do Sertão assustou o Esquadrão de Aço numa cobrança de falta. Jacson bateu direto e a bola passou perto do poste esquerdo da meta de Júnior.

 

O Flu chegou bem no ataque aos 34. Jogada pela esquerda e bola levantada na área e Arnold apareceu livre de marcação e bateu forte, mandando por cima do gol de Júnior. Pouco antes da jogada do Touro, Ronaldo sentou no gramado e pediu para ser substituído e Fabrício entrou no seu lugar a pós a finalização do lateral do Flu.

 

Aos 45 minutos, Marcelo foi lançado e ficou cara a cara para o gol, mas finalizou em cima do goleiro Weide. Só que a arbitragem assinalou uma falta em cima do zagueiro Ignácio, que recebeu atendimento médico.

 

Segundo tempo

As duas equipes retornaram dos vestiários com as mesmas formações que terminaram a etapa inicial. No contra-ataque rápido puxado por Raniele que abriu na esquerda com Daniel Penha. O camisa 11 puxou pelo meio, mas foi bloqueado na hora do chute e a bola sobrou sem perigo para Weide encaixar. A resposta do Touro veio aos dois minutos, mas a finalização foi ruim e a bola subiu passando por cima da meta de Júnior.

 

Aos oito, Caio Mello cobrou a falta direta e a bola passou por cima do gol defendido por Weide. Dois minutos depois, o Flu de Feira reclamou de pênalti no desarme de Ignácio em cima do atacante Jacson.

 

O Bahia quase marcou o segundo gol aos 22 minutos. Felipinho desceu pela esquerda e cruzou rasteiro para a pequena área. A bola passou na frente do gol de Weide, Chrystian se esticou no carrinho, mas não conseguiu chegar para completar para o fundo das redes. Aos 29, Felipinho não cruzou e arriscou o chute, mas mandou por cima do gol. Dois minutos depois foi a vez de Raniele experimentar da intermediária obrigando o goleiro do Touro do Sertão a espalmar e fazer boa defesa.

 

Mas Raniele desperdiçou uma chance de ouro aos 33 minutos. Em boa jogada pela esquerda, Felipinho cruzou para o miolo da área e o volante, livre de marcação, tocou para fora.

 

Aos 44 minutos, Weide fez grande defesa e evitou o gol do Bahia no chute de Chrystian. O camisa 23 fez boa jogada e bateu rasteiro da entrada da área.

 

FICHA TÉCNICA
Flu de Feira 1x1 Bahia
Campeonato Baiano - 6ª rodada

Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana
Data: 21/03/2021 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez 
Assistentes: José Carlos Oliveira dos Santos e Carlos Vidal Pereira de Oliveira

Cartão amarelo: Caio Mello (Bahia)

Gols: Guilherme Matos (Flu de Feira) / Ronaldo (Bahia)

 

 

Flu de Feira: Weide Andrade; Thiago, Rodrigo, Gustavo e Arnold Camaronês; Moisés Baiano (Alessandro), Michel Pires (Matheus Santana) e Cristian; Emerson Catarina (Gabriel), Guilherme Matos (Kariri) e Jacson (Vagno). Técnico: Zé Carlos.

 

Bahia: Júnior; Borel (Renan Guedes), Ignácio, Gustavo Henrique e Felipinho; Raniele (Luiz Felipe), Pablo (Jeremias) e Caio Mello; Daniel Penha (Chrystian), Ronaldo (Fabrício) e Marcelo. Técnico: Cláudio Prates.

Fonte: Bahia Noticias