Em primeira mão nosso blog anunciou o encerramento da reunião
Por Marcelo Santana
Dia 24 de março de 2021, às 11h05
Acabou às 11h01 de 24 de março a reunião dos poderes da nação: Executivo, Legislativo e Judiciário com a participação dos governadores dos estados. Foi firmado um novo pacto nacional de combate a Covid 19 sob a liderança do Presidente da República que ressaltou que foi uma "reunião proveitosa de visão solidária, onde ficou evidenciado que a vida esta em primeiro lugar. Criamos um Comitê de Combate ao Covid 19 e nos dedicarmos a vacinação em massa e possibilidade de tratamento precoce da doença, hoje é uma data histórica, os 3 poderes unidos no combate ao vírus", em seguida passou a palavra a Marcelo Queiroga, novo Ministro da Saúde, que ressaltou a importância do evento: " uma reunião de alto nível caracterizada pela harmonia entre a união, estados e municípios na campanha de vacinação, vamos fortalecer a assistência nas 3 esferas de poderes com protocolos assistenciais para mudar o estado da doença. Toda a nação se une em função dos chefes de poderes para conquistarmos o apoio da sociedade civil", disse o ministro.
Para o Senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado, "o momento e realidade do Brasil que enfrenta uma uma doença séria, impõe o dever cívico patriótico com a união dos poderes e do povo brasileiro, um pacto nacional, liderado por Bolsonaro, com a compreensão das medias que devem ser tomadas, e a liderança técnica do Ministro da Saúde. Os poderes da República harmônicos entre si, exige que o Senado, a Câmara , os governadores e o STF, estejamos imbuído no proposto colaborativo".
O Presidente do Senado ainda salientou que "em termos práticos na reunião ficou decidido pelo Presidente da República a constituição imediata de um Comitê de Trabalho, constituído pelo presidente da República, do Senado e da Câmara para lutarem em prol do combate ao vírus, o Presidente do Senado se encarregará de contatar os governadores, atraindo a iniciativa privada para reforçar a politica do Ministério da Saúde. Hoje foi um exemplo de civilidade", finalizou.
Artur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados disse que "a expectativa é muito grande com a presença de ministros, desembargadores e representantes do poderes, vamos despolitizar a pandemia e tratarmos dessa questão como um problema coletivo, com a comunicação adequada de todos os dados e acompanhamento de um rumo sob a supervisão do Presidente da República e uma orientação nacional conduzida pelo Ministro da Saúde. A Câmara dos Deputados vai lutar pela união de todos", concluiu o presidente.
O Ministro Luiz Fux, Presidente do STF, foi muito conciso e falou que "vai aferir a legitimidade dos atos, pois a pandemia exige soluções rápidas e o STF vai apresentar alternativas para evitar a judicialização de medidas". No final, representando os governadores, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, falou que "sob o comando do Presidente da República todos os poderes estiveram presentes, além dos governadores e ministros de estado, o PR acolheu as propostas do Senado e ele, o PR, dará as diretrizes para que os governadores e prefeitos cumpram. Hoje foi construído um campo de concórdia e a parceria dos países e com os laboratórios serão buscadas. É hora de nós mostramos solidariedade. E nós temos a responsabilidade de salvar vidas". No final, Caiado agradeceu aos colegas pelo fato de representar a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário