OPINIÃO DE MARCELO SANTANA
A ida do Senador Ciro Nogueira, líder do centrão e Presidente Nacional do PP, para o governo vai de forma direta influenciar o partido que na Bahia é comandado por João Leão, Vice-Governador. O nome de João Roma, Ministro da Cidadania e possível nome do bolsonarismo para a disputa do governo baiano vem crescendo nas pesquisas e quando é lembrando como o candidato de Bolsonaro chega a 15% das intenções de votos. Alguns líderes do PP na Bahia só estão esperando Ciro Nogueira assumir o ministério para levarem a chapa Leão/Roma, o ministro da Cidadania poderá será convidado a disputar o Senado ou a vice.
A ida do articuladíssimo Ciro Nogueira para o Ministério da Casa Civil, coração do governo, fortalece ainda mais o Presidente da República na Câmara Federal, pavimentando o seu caminho para a reeleição em 2022. Comenta-se que Bolsonaro pode voltar para o PP e ai muda tudo na Bahia. Perde o grupo do Governador Rui Costa e perde ACM Neto, pois é claro que o partido do futuro ministro vai trabalhar para uma composição entre Leão e Roma, a consequência dessa movimentação política é um tsunami na aliança entre PT/PSD/PP. Se a situação para Rui sair a senador estava ruim, agora ficou mais complicada, pois para se candidatar ao Senado o governador terá que renunciar em abril e ai deixaria um grande presente para Leão que assumiria com uma caneta Bic e ninguém barraria o grande projeto do ex-prefeito de Lauro de Freitas: ser candidato ao governo da Bahia. Uma composição com Roma seria naturalíssima e Bolsonaro ganharia um palanque de peso. Por outro lado se Rui fica no governo, ao encerrar o mandato em 31 de dezembro de 2022, sem mandato, ficaria sem foro privilegiado e aí seria uma presa fácil em possíveis processos. Essa situação poderia abrir outro rombo na aliança governista que seria o rompimento de Oto Alencar, que poderia se bandear para uma aliança com o PP ou Roma ou ser mais um candidato a governador como quer o presidente nacional do PSD. É bom lembrar que o o deputado Fábio Faria, ministro da Comunicações é do PSD do Rio Grande do Norte. Dizem em Brasília que Kassab só aguarda um chamado para entrar no governo de vez.
Do outro lado a candidatura de ACM Neto segue na caminhada solo, hoje ele lidera as enquetes, mas quando associa seu nome a Ciro Gomes perde mais de 6% nas pesquisas. Pelo andar da carruagem o DEM de Neto deve fechar com Bolsonaro ou ir para uma aventura com Mandetta que poderá ser um desastre para o partido e para Neto. Eu aconselharia Wagner, Rui, Neto e Oto a refletir sobre a história da Esfinge egípcia que quando os políticos e viajantes tinham dúvidas qual o caminho a seguir ela dizia: DICIFRA-ME ou DEVORO-TE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário