21 de maio de 2013


BRASIL
21 de maio de 2013, 10:27

Índios e fazendeiros prontos para confronto no Mato Grosso do Sul

Germano Oliveira, O Globo
Aproximadamente 600 índios Terena e dezenas de fazendeiros de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul – os dois lados armados – estão prontos para entrar em confronto pela posse de 17 mil hectares de 30 fazendas da região. O campo de batalha se concentra na fazenda Buriti, de propriedade do ex-deputado Ricardo Bacha (PSDB), que conseguiu na Justiça Federal a reintegração de posse de sua fazenda, ocupada pelos indígenas. Essa área foi declarada pelo governo federal, no Diário Oficial da União, como terra indígena e os Terenas a invadiram para forçar o governo a lhes entregar as terras. Índios de outras reservas estão chegando ao local como reforço aos Terena. Os fazendeiros, que estão chegando ao local em dezenas de camionetes, inclusive com o auxílio de seguranças armados, tentam por todos os meios, inclusive pelos caminhos jurídicos e contatos políticos, impedir a demarcação das terras pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A Polícia Federal e soldados da Tropa de Choque da PM do estado cercam o local, que se transformou num barril de pólvora, pronto para explodir a qualquer momento.
BRASIL
21 de maio de 2013, 10:27

‘Não vou aparecer na hora da campanha’, diz FHC sobre 2014

Ex-presidente FHC (PSDB)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que não pretende “aparecer” na provável campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República, em 2014. O tucano afirmou que a próxima disputa presidencial não deve ser pautada por um embate entre os legados de seu governo (1995-2002) e das gestões do PT. “Eu não vou aparecer na hora da campanha. Não adianta nada o apoio de A, de B, ou de C… Na hora da campanha, é uma conversa do candidato com o País. Não pode ser uma disputa Lula versus FHC”, disse o ex-presidente durante um debate realizado pela agência Reuters, em São Paulo. Aécio tratou com destaque a gestão de FHC no discurso que encerrou a convenção nacional do PSDB, no último sábado. Na ocasião, o senador defendeu as reformas econômicas do ex-presidente e as privatizações. Leia mais no Estadão.
MUNDO
21 de maio de 2013, 10:16

Número de mortos de tornado em Oklahoma, nos EUA, sobe para 91

EFE
Pelo menos 91 pessoas, 20 delas crianças, morreram em diferentes regiões de Oklahoma City, no centro-sul dos EUA, após a passagem de um gigantesco tornado que castigou a região nas últimas horas, informam nesta terça-feira a imprensa local. Amy Elliot, porta-voz do escritório do legista da cidade, confirmou a morte de 91 pessoas, incluídos as crianças. Segundo o jornal “The New York Times”, devido ao grande número de feridos, as vítimas ainda podem aumentar nas próximas horas. Além das vítimas, fontes hospitalares e autoridades locais confirmaram 145 feridos, dos quais 70 são menores de idade. O tornado que afetou Oklahoma City, com mais de três quilômetros, também arrancou casas, arrastou automóveis e deixou um cenário de plena destruição nas regiões mais afetadas.

ATENÇÃO LAUROFREITENSES E TORCEDORES CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS DO TRANSITO DE SALVADOR E REGIÃO PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES
A tão esperada Copa das Confederações já está chegando. Apesar da expectativa pelos jogos e pelo movimento de turistas na capital baiana, soteropolitanos se preocupam sobre como este evento mundial vai impactar o trânsito em Salvador, que vai sediar jogos nos dias 20, 22 e 30 de junho. Segundo o gerente de trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Janivaldo Rosário, a prefeitura tem um plano de mobilidade que foi preparado para a Copa das Confederações. Este plano, já aprovado pela Fifa, envolve diversos segmentos, como sinalização, trânsito, barreiras e transporte. Rosário informou ao iBahia estratégias para evitar os congestionamentos nos dias de jogos. Segundo o gerente de trânsito, a medida mais importante é o decreto de feriados nos três dias que ocorrerão os jogos. Também serão promovidos desvios de trânsito, algumas vias se tornarão exclusivas (para ônibus com as delegações e grupos da Fifa, por exemplo) e serão estabelecidos perímetros de segurança nas proximidades da Arena Fonte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário