TOPA é iniciado com 48 turmas em Lauro de Freitas
Na manhã deste sábado, dia 4 de maio, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), fez a abertura oficial do TOPA – Todos pela Alfabetização, programa ligado ao Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. O lançamento marcou o reinicio das atividades do programa que já tem 48 turmas fechadas para essa primeira etapa. O evento aconteceu na Escola Municipal Santa Júlia, na Itinga, e contou com a presença de professores, coordenadores e alunos já matriculados.
O secretário da Educação, Edmilson Santos, afirmou que a Prefeitura está empenhada em cumprir a meta estabelecida pelo programa para alfabetizar mais de 800 alunos nesta primeira etapa do programa. “Será um grande desafio, mas vamos utilizar todos os nossos recursos para que o processo de alfabetização desses jovens e adultos aconteça de acordo com o esperado”, declarou.
Dados do último Censo indicam que 8,3% das pessoas com mais de 15 anos em Lauro de Freitas não são alfabetizadas, o que significa cerca de 6500 pessoas. Para a diretora dos Projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos da SEMED, Siomara Reis, o empenho dos professores alfabetizadores é decisivo para mudar essa realidade: “Com a habilidade e o compromisso deles, contando com a parceria da Prefeitura, podemos garantir que esse quadro seja modificado em nossa cidade”, disse.
Vânia Pessoa, diretora do Departamento Pedagógico da SEMED,afirmou que com o TOPA o município poderá reinserir na sociedade as pessoas que ainda não são alfabetizadas. “Muitas vezes as pessoas não conseguem emprego por não serem alfabetizadas e essa é uma forma de exclusão. É muito importante reconhecer que os alfabetizadores desempenham um papel decisivo na vida desses indivíduos”, afirmou.
O evento contou também com a participação de Edmilson Silva, chefe de gabinete do prefeito Márcio Paiva, Gustavo Ferraz, superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, Eliana Marback, secretária do Planejamento e Márcio Cruzoé, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dentre outras autoridades e representantes das secretarias municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário