A alimentação pode ser uma grande aliada ou uma "arma traiçoeira" para quem está tentando parar de fumar. Estudos constataram que alguns alimentos como o café, refrigerantes a base de cola, bebidas alcoólicas, frituras, embutidos, doces e carnes vermelhas, por exemplo, favorecem o consumo de tabaco, incentivando uma tragada atrás da outra.
Por outro lado, há uma série de ingredientes que atenuam a vontade de fumar: é o caso dos legumes, leite, iogurte, frutas frescas, hortaliças, além de suco e água, que interferem no sabor do cigarro. "Ricos em vitaminas, esses alimentos possuem bioativos capazes de interferir no humor, evitando o nervosismo, a ansiedade, a depressão, além de atuarem como antioxidantes e desintoxicantes no organismo", afirma Andressa Barbosa, nutricionista da Risa Restaurantes Empresariais e coordenadora do programa de educação nutricional Viva Melhor.
Segundo a especialista, é ainda muito importante ingerir de 6 a 8 copos de água e fazer pelo menos cinco refeições pequenas ao dia, evitar alimentos industrializados, doces, frituras, refrigerantes, café, bebidas alcoólicas, optar sempre por alimentos naturais, como por exemplo, comer uma maçã e uma cenoura, além de praticar atividades físicas e até mesmo fazer acupuntura.
Além do câncer de pulmão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco acarreta doenças como enfisemas, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, impotência sexual e envelhecimento precoce da pele. "Toda e qualquer mudança de hábito, principalmente quando associada ao tratamento médico e psicológico, é fundamental para os fumantes", ressalta a nutricionista Andressa Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário