07/06/2013 - 14h56
Engenhão fica fechado até o fim de 2014
PUBLICIDADE
ITALO NOGUEIRA
DO RIO
DO RIO
Atualizado em 08/06/2013 às 00h40.
O Engenhão ficará fechado até o fim de 2014, anunciou na tarde desta sexta-feira a Prefeitura do Rio. A cobertura do estádio será submetida a obras de reforço.
Inaugurado em 2007, o estádio, que leva o nome oficial de João Havelange, custou R$ 380 milhões.
De acordo com a análise do município, o problema ocorreu por uma falha de projeto. O laudo apresenta fotos com parte da estrutura de sustentação torta e danificada.
A Secretaria de Obras afirmou que vai notificar os consórcios construtores para que se responsabilizem pelos custos da reforma. Mas o representante da Odebrecht, líder de um dos consórcios, deixou claro que haverá disputa judicial sobre quem arcará com os gastos.
"Vamos esperar a notificação da prefeitura para nos manifestar. Mas o consórcio não tem responsabilidade sobre o projeto. Quando fomos contratados o projeto estava concluído, as peças já estavam fabricadas", disse o engenheiro Marcos Vidigal.
Segundo a Secretaria de Obras, é bem provável que nenhuma seleção possa treinar dentro do Engenhão. A Itália tinha previsto fazer treinamentos no campo visando a Copa das Confederações.
ARCOS
Na versão da prefeitura, houve erro de cálculo para a construção dos arcos que sustentam a cobertura. Os arcos dos setores leste e oeste se deslocaram quase um metro após a retirada das escoras que sustentavam a cobertura durante a obra. A movimentação esperada era de apenas alguns milímetros.
O projetista, Flávio D'Alambert, afirmou à época que a movimentação era esperada e ratificou seus cálculos.
"O projeto foi verificado por auditores. Se houvesse erro de cálculo, já teria havido problemas graves há muito tempo", disse D'Alambert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário