1 de fevereiro de 2015

SALVE. SALVE. YEMANJÁ! PESCADORES DE BURAQUINHO VÃO REVERENCIAR A RAINHA DO MAR.

TEXTO: MARCELO SANTANA


Dia 2 de fevereiro a nossa comunidade vai reverenciar a Rainha do Mar, fazer seus pedidos e renovar os votos. Os pescadores de Buraquinho, Lauro de Freitas, comandados pelo nosso amigo Touro, saúdam a mãe de todos e pedem mais farturas na pesca. As mulheres. Ah! As mulheres, lindas e maravilhosas pedem proteção para o amor e para que a deusa Fortuna não as desampare. O nome YEMANJÁ vem do yorubá yeyê ama ejá, “mãe cujos filhos são peixes”.
No candomblé, Iemanjá veste saia rodada, bata de rendão, estola e, na cabeça, um  gorro de pêlo branco ou uma espécie de mitra. Do gorro ou da mitra pende uma  franja de contas, sobre o rosto. Iemanjá dança com movimentos que imitam as ondas do mar.  
Amanhã, portanto é dia de festa no mar, Dr. Márcio Paiva vai, Touro da Colônia vai, as devotas mais lindas da Bahia irão, então todo mundo vai! Me aguarde Buraquinho! Odoiá!

Odoiá odofiaba salve minha mãe Iemanjá ♬
Solta eu quero correr como rio
E de alegria deleitar-me por essas terras
 Se for preciso, peço aos céus por tempestade
E me torno forte e fluída como as águas agitadas
Se mesmo assim as lágrimas caírem
Verter-me-ei em mares
Quando a lua me tocar e tranqüila me encontrar
Encantarei aos filhos do mundo
Com amor puro, simples e sincero
Na beleza da simplicidade eu me apresento


E bato a cabeça a minha mãe Iemanjá
Odoyá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário