Protesto reuniu contemplados do residencial Irmã Dulce no Capelão neste sábado (6) | ||
Leandro Gomes - Manifestantes fizeram um protesto na tarde deste sábado (06) em frente ao Condomínio Residencial Irmã Dulce na localidade de Jardim Capelão após a este ter sido invadido por membros do Movimento Sem Teto ha cerca de um mês.
O residencial Irmã Dulce faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal e beneficiou cerca de 400 comtemplados que estavam no local e quase entraram em confronto com os sem teto. A Polícia Militar fez a segurança e a prevenção para que nada de anormal ocorresse. Os apartamentos foram vistoriados pelos sorteados no inicio de dezembro de 2012, a entrega estava prevista para o inicio de março de 2013, o que não ocorreu.
Segundo alguns dos contemplados, a maioria dos invasores que fazem parte do MST (Movimento de Sem-Tetos) são de Salvador e, ainda segundo eles, os vigilantes teriam sido rendidos e forçados a entregarem as chaves dos apartamentos. Integrantes dos Sem-Teto disseram a nossa reportagem que foram cadastrados no Programa 'Minha Casa Minha Vida' do Governo Federal há mais de 4 anos e até agora, não foram sorteados e muitos dizem que moram de aluguel ou de favor.
Eles pedem a presença de um juiz, um representante da Caixa Economica Federal e do prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva. Os Sem-Teto afirmaram também que só deixarão o condomínio por meio de uma liminar da Justiça que obrigue a reintegração de posse do Residencial Irmã Dulce.
A dona de casa Jeane Pereira dos Santos que faz parte do MST disse que matriculou seus filhos na Rede Municipal de Ensino e não tem onde morar. Já a Diarista Rosilene Lopes da Silva, contemplada pelo programa, afirmou que precisa morar em seu apartamento pois está há 3 meses sem receber o auxílio Bolsa-Aluguel.
A vereadora Naide Brito (PT) esteve no residencial para conversar com as duas partes, ela disse que "é uma situação difícil, pois todos precisam de moradia e ainda segundo ela, nem todos os cadastrados irão receber apartamentos pois, se trata de uma grande demanda".
Naide Brito também pediu que os integrantes do MST deixem o local de forma pacífica e que todos irião passar por um processo de avaliação da CAIXA. Os Sem-Tetos continuam no residencial e a qualquer momento podem sair à força por meio de Liminar Justicial.
|
7 de abril de 2013
LAURO DE FREITAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário