15 de dezembro de 2013

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Espinha dorsal do tráfego no município, a Santos Dumont suporta ainda o trânsito de Salvador para todo o litoral norte baiano e vice-versa.
 Mais de 120 mil veículos passam todos os dias pelo trecho. Ao aumento da frota local soma-se o crescimento da frota da capital e outros municípios da Região Metropolitana de Salvador para fazer da via um funil de trânsito de que não é possível escapar.

Os principais pontos de estrangulamento identificados pela prefeitura são os locais de parada de ônibus e vans – que eventualmente também param em qualquer outro local, paralisando pelo menos uma das faixas da avenida. A ação de agentes de trânsito da prefeitura procura minorar o problema na altura da Passarela das Flores, junto ao conjunto Clériston Andrade e na esquina da avenida Fortaleza, mas os resultados deixam a desejar.

Apesar das intervenções, que trouxeram algum alívio aos usuários da via, a solução definitiva depende do governo do estado, que há mais de um ano confirmou a construção de uma via paralela à Estrada do Coco para desviar o trânsito em Lauro de Freitas.

De acordo com o governador Jaques Wagner (PT), já estavam garantidos R$ 160 milhões para a intervenção na mobilidade urbana no município. O governador lembrou, no ano passado, que “a maioria dos veículos que passam por Lauro de Freitas segue para Camaçari e Litoral Norte”,destacando que parte do engarrafamento da Paralela começa nas rótulas do aeroporto. “O projeto já está pronto e vai garantir um trânsito muito mais ágil para quem vive no município” disse a então prefeita Moema Gramacho (PT) em agosto do ano passado.

A via expressa, apelidada de Contorno de Lauro de Freitas, vai ligar a BA-099, na altura do Km 8 (Catu de Abrantes), à BA-526 (CIA-Aeroporto), desviando todo o tráfego entre o Litoral Norte e Salvador que hoje sobrecarrega o trânsito na cidade.

Serão 11 km de vias duplas, com duas faixas por sentido e um canteiro central, representando novo vetor de desenvolvimento para a região e oferecendo novo acesso à cidade, por meio da Rua Dr. Gerino de Souza Filho (rua da adutora). O projeto inclui Sistema de Operação e Monitoramento, com serviço médico pré-hospitalar, socorro mecânico e Centro de Controle Operacional. O pacote de obras prevê também uma ligação de 6 km da avenida Paralela à CIA-Aeroporto, contornando o bairro de São Cristovão.

A expectativa é que o tráfego da Estrada do Coco em Lauro de Freitas seja reduzido pela metade depois da inauguração do Contorno. A avenida Santos Dumont seria então municipalizada e a nova via integrada à BA-099, sob responsabilidade do Governo do Estado.

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