31 de janeiro de 2021

Butantan recebe no dia 3 insumos para mais 8,6 milhões de vacinas

 


Da Agência Brasil

O Instituto Butantan deve receber na quarta-feira (3) insumos para produzir mais 8,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac. Segundo divulgou em nota na manhã de hoje (31) o governo de São Paulo, 5,4 mil litros do insumo farmacêutico ativo estavam neste domingo no Aeroporto de Pequim, na China, prontos para ser embarcados para o Brasil.

O Butantan já entregou ao Ministério da Saúde 8,7 milhões de doses da vacina para o programa de imunização que está sendo conduzido em todo o país. Em São Paulo, 385 mil pessoas foram vacinadas contra a doença.

Na última sexta-feira (29), o ministério confirmou a compra de mais 54 milhões de doses de CoronaVac, além das 46 milhões que já estavam contratadas e que serão produzidas pelo Butantan. Assim, o instituto deve entregar 100 milhões de doses do imunizante produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O cronograma das próximas entregas deve ser detalhado na quarta-feira.

Na última sexta-feira (29), o ministério confirmou a compra de mais 54 milhões de doses de CoronaVac, além das 46 milhões que já estavam contratadas e que serão produzidas pelo Butantan. Assim, o instituto deve entregar 100 milhões de doses do imunizante produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O cronograma das próximas entregas deve ser detalhado na quarta-feira. Facebook

SE VOCÊ QUER MELHORAR A POLÍTICA SEJA UM ELEITOR RESPONSAVEL!

 REVOLUTIONIZE THE SYSTEM - Não importa a ideologia – se esquerda ou direita – ou o partido político. Pouco importam regionalidade, etnia, credo, gênero e idade. O modus operandi dos políticos que dominam o tal do “sistema” é imutável há pelo menos 200 anos. Tudo para eles e nada para a sociedade. Entra ano, sai ano e nada muda.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Curtir
Comentar
Compartilhar

Homem discute com esposa, saca revólver e a executa com 17 tiros em churrasco de família

 

Eliane e o marido iriam para uma confraternização na noite de domingo, mas em certo momento começaram a discutir

Foto: Reprodução

Um homem matou a própria esposa em um churrasco de família, que aconteceu na noite do último domingo (24), em Ponta Porã (MS), cidade a 320 km de Campo Grande.

Eliane Ferreira, de 34 anos, foi atingida 17 vezes pelo suspeito, que logo em seguida se matou. O motivo não foi encontrado pela polícia até o momento, mas uma das possibilidades é ciúme.

De acordo com o registro policial, Eliane e o marido iriam para uma confraternização na noite de domingo, mas em certo momento começaram a discutir.

Mais tarde, Alejandro sacou um revólver e disparou 17 vezes na esposa. Depois, se matou com tiro na cabeça.

O casal possuía uma filha de 6 anos que também estava na festa. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Ponta Porã.

Fonte: Varela Noticias.

Segunda-feira, Maia perde a mansão, mordomias e voos da FAB; terá que andar em meio ao povo



Segunda-feira, Rodrigo Maia, enfim, deixa o comando da Câmara de Deputados. O Parlamentar aliado à ideologia de esquerda, não poderá mais comandar a oposição contra o governo Bolsonaro.

Sem a presidência da Câmara, Maia perde direito a suntuosa mansão em Brasília, dezenas de assessores e o mais importante, os voos particulares em aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira). Maia terá que andar em meio ao povo em aviões de carreira. Terá que, na linguagem comum de Brasília, sentir o bafo do povo.

O cenário parece favorável ao candidato mais alinhado com o governo, Arthur Lira, porém, Rodrigo Maia garante que elegerá seu sucessor, Baleia Rossi, do MDB.

Fonte: República de Curitiba

Maioria dos brasileiros se opõe a impeachment de Jair Bolsonaro, diz pesquisa

 

Bolsonaro, além de liderar a corrida presidencial de 2022, é aprovado por enorme parcela da população, ou seja, a possibilidade de impeachment é remova. Não há impeachment sem combinar com o povo. No caso de Dilma e Collor, a popularidade de ambos beirava o traço.

Confira os números:

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada neste sábado, 30, indica que 56,4% dos brasileiros são contra o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com os dados, outros 38,8% são a favor do afastamento – 4,8% não souberam ou não opinaram. Segundo o instituto, entre os que não apoiam o impeachment de Bolsonaro, 64,8% são homens e 48,8% são mulheres. O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais. As consultas foram feitas por telefone, entre os dias 22 e 26 de janeiro, em 26 Estados, no Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros. Ainda nesta sexta-feira, o mesmo instituto divulgou uma pesquisa que indica que Bolsonaro lidera a corrida presidencial para 2022 em todos os cenários.

Fonte: República de Curitiba

Bahia e Vasco empatam sem gols pela Série A

Tricolor arrancou um ponto importante na briga contra o rebaixamento

[Bahia e Vasco empatam sem gols pela Série A]
Foto : Rafael Machado/ECB

Por Matheus Simoni no dia 31 de Janeiro de 2021 ⋅ 17:59


O Bahia empatou em 0 a 0 com o Vasco na tarde de hoje (30), em duelo pela 33ª rodada da Série A do Brasileirão. O confronto ocorreu no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Após primeiro tempo fraco, o tricolor chegou a jogar em vantagem nos minutos finais da segunda metade da partida depois da expulsão de Castán, após entrada criminosa em Douglas.

Com o empate, o Esquadrão somou um ponto na partida e chegou a 36 pontos, saltando para 15ª posição na competição, um ponto a mais que o Sport, primeiro time na zona. Na rodada seguinte, o Bahia terá como adversário o Fluminense na quarta-feira (3), na Fonte Nova, às 21h30. 

Lauro de Freitas inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos nesta segunda

 Domingo, 31 de Janeiro de 2021 - 08:20


Lauro de Freitas inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos nesta segunda
Foto: Bruno Concha / Secom PMS

A prefeitura de Lauro de Freitas iniciará nesta segunda-feira (1) a vacinação de idosos acima de 90 anos. O município dispõe de 450 doses para essa etapa e, de acordo com a assessoria, estas já estão armazenadas na rede de frio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA).

 

A vacinação será realizada em sistema “drive thru”. As unidades serão montadas em pontos estratégicos, que permitam receber tanto pessoas motorizadas como pedestres, segundo a prefeitura. Os candidatos à vacinação deverão comparecer munidos de documento com foto, cartão SUS, CPF e comprovante de residência. A prefeitura prometeu divulgar, ainda neste domingo, os locais de vacinação.

 

O município recebeu, nos primeiros lotes, 3.260 doses dos imunizantes Coronavac e AstraZeneca. Todas as doses já foram aplicadas no público determinado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Bahia Noticias

Léo Kret lamenta morte de primo assassinado em bar no Imbuí: “Queremos justiça”

 

Advogado acusado de matar o barbeiro se entregou a polícia na manhã desta quarta-feira


Léo Kret
Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Léo Kret utilizou o perfil oficial no Instagram para comentar sobre a morte do primo Lucas Souza Araújo, de 29 anos, assassinado a tiros no último domingo (29), no bairro do Imbuí, em Salvador. Um advogado que teria assediado a mulher de Lucas está sendo acusado de ter realizado os disparos. 

“Lucas o Barbeiro que foi assassinado era meu primo, uma pessoa do bem um rapaz trabalhador que saiu com a família em um domingo de lazer e teve a esposa e a cunhada assediada e ainda foi morto com crueldade por esse assassino, por um marginal que se diz ser advogado, deixando 2 filhos e uma família destruída. Queremos justiça”, escreveu artista.

Na manhã desta quarta-feira (27), o advogado acusado de matar Lucas se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP). Um homem apontando como comparsa também está preso.

Fonte:  Redação VN

Para o presidente, todo mundo perde se isso acontecer, o "Brasil todo".





Para o presidente, todo mundo perde se isso acontecer, o "Brasil todo".


Foto: Carolina Antunes / AFP


Por Maria Regina Silva e Camila Turtelli

Diante da ameaça de paralisação, o presidente Jair Bolsonaro fez um apelo aos caminhoneiros neste sábado, 30, para que a categoria não entre em greve na segunda-feira, 1º. Para o presidente, todo mundo perde se isso acontecer, o "Brasil todo".

"Fiz apelo aos caminhoneiros. Sabemos dos problemas deles. Se tivesse condições, zeraria PIS/Cofins óleo diesel, que está em R$ 0,33, mas vamos tentar zerar pelo menos, mas não é fácil", disse.

Bolsonaro falou que "foi em cima da Petrobras". Disse que ouviu do presidente da empresa, Roberto Castello Branco, que a cotação acompanha o valor internacional e que a gasolina interna é mais barata dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). "Fui em cima da Petrobras, mas não interferimos política de preços", disse, acrescentando que, em seguida, pediu redução de PIS/Cofins à Receita, mas que entendeu que não tem como. "É vestir um santo e cobrir outro".

Impeachment

Bolsonaro falou também sobre os pedidos de seu afastamento da Presidência da República. Já são mais de 60 requerimentos protocolados na Câmara. "São basicamente declarações, não há atos concretos que motivem os pedidos de impeachment". "Não é batendo panela que se resolvem os problemas", afirmou.

Sobre privatização, disse que o processo não avançou, alegando que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não queria pois tinha acordos com a esquerda, colocando empecilhos no processo.

Fonte: Estadão Conteúdo

30 de janeiro de 2021

Prefeitura de Lauro de Freitas prorroga decreto que proíbe comércio nas praias

 


Segundo informações do órgão, comércio nas feiras livres também vai ficar limitado à comercialização de hortifrutigranjeiros e produtos oriundos da agricultura familiar.



30/01/2021 18h03 Atualizado há 2 horas




Prefeitura de Lauro de Freitas prorroga decreto que proíbe comércio nas praias — Foto: Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas



A Prefeitura de Lauro de Freitas, cidade que fica na região metropolitana de Salvador, prorrogou o decreto que proibia a comercialização informal nas praias do município até o dia 15 de fevereiro.


Segundo informações da prefeitura, o comércio nas feiras livres também vai ficar limitado à comercialização de hortifrutigranjeiros e produtos oriundos da agricultura familiar. Os ambulantes devem garantir lugares de atendimento ao público com distanciamento mínimo de dois metros, e de um metro e meio entre as disposições das barracas destinadas a esse comércio.


O consumo de alimentos e bebidas e a disponibilização de mesas e cadeiras aos clientes são proibidos.


De acordo com o órgão municipal, a atividade de comércio ambulante nas praias está proibida todos os dias da semana. Caso o ambulante seja flagrado pela fiscalização descumprindo o artigo sobre a proibição de comercialização, poderá ter seus equipamentos e mercadorias apreendidas, e condicionada a liberação ao pagamento de multa.

Escolas

A prefeitura também decretou medidas relacionadas aos estabelecimentos de ensino que permitem a presença de corpo docente no ambiente escolar. A determinação limita a um professor por sala de aula, acompanhado das pessoas necessárias à produção do conteúdo a ser transmitido. Protocolos de prevenção à Covid-19 devem ser cumpridos rigorosamente.



Conforme a prefeitura, reuniões de colegiados devem priorizar a modalidade remota para as realizações. Em caso de impossibilidade, fica limitado a 20 pessoas por reunião, com garantia das medidas de segurança. Detalhes das medidas podem ser consultados no site da prefeitura.

Fonte: G1 Bahia.

Leilão do 5G prevê criação de rede privativa para o governo federal

 


Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União



Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil


O Ministério das Comunicações (MCom) estabeleceu as diretrizes para o edital do leilão das frequências do 5G, a quinta geração de comunicação móvel. Uma das determinações é a criação de uma rede privativa, de alta segurança e criptografada, para a comunicação entre os órgãos da administração pública federal.

A portaria foi publicada ontem (29) em edição extra do Diário Oficial da União e deve ser seguida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que coordenará o processo. A previsão é de que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre deste ano.

A rede privativa, chamada de Rede Segura, deverá chegar a todo o território nacional com infraestrutura de cabos de fibra ótica, complementar à rede de governo existente, e através de uma rede móvel no Distrito Federal. Nesse último caso, algumas faixas de frequência deverão atender as atividades de segurança pública, defesa, serviços de socorro e emergência, resposta a desastres e outras atribuições críticas de Estado, incluindo as realizadas por entes federados, bem como para atendimento aos órgãos públicos federais.

“Para que isso ocorra, a portaria elenca regras mais rígidas que limitam o perfil dos equipamentos que irão compor a rede privativa. A ideia é promover mais segurança para o tráfego de dados e de informações estratégicas do governo. As empresas que fornecerão equipamentos para essa rede precisam ter padrão de transparência e governança corporativa compatíveis com os exigidos no mercado acionário brasileiro”, explicou o MCom, em comunicado.

Critérios

Além disso, a portaria determina que cidades, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais com população superior a 600 habitantes, ainda desassistidos de internet, serão atendidos com banda larga móvel em tecnologia 4G ou superior. De acordo com o MCom, a medida deve beneficiar cerca de 18 mil localidades e atender a mais de 8,8 milhões de brasileiros.

A portaria regulamenta ainda que todas as rodovias federais devam receber, de forma obrigatória, o sinal 4G ou superior. Além disso, prioriza as BR-163, BR-364, BR-242, BR-135, BR-101, BR-116. “Ao todo, são mais de 48 mil quilômetros de estradas que ainda não possuem nenhuma cobertura móvel”, diz o comunicado.

Além das medidas para a banda larga móvel, os recursos do leilão deverão custear a implantação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica subfluvial. A estrutura será instalada em leitos de rios como o Rio Negro, o Rio Solimões e o Rio Amazonas. O projeto Norte Conectado abrange cerca de 13 mil quilômetros de cabos de fibra óptica, totalizando um investimento de R$ 1,2 bilhão e, segundo o MCom, deve beneficiar mais de 9,5 milhões de pessoas, sendo 1,7 milhões de alunos da rede pública de ensino em todo país.

Entre outras diretrizes, o documento prioriza, ainda, o atendimento de rede por fibra ótica de altíssima velocidade a municípios das regiões Norte e Nordeste do país que ainda não possuem esse tipo de cobertura, bem como municípios que constam nas rotas de integração nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional.

As operadoras vencedoras do leilão também deverá oferecer serviço de roaming obrigatório, quando uma linha de celular é ativada fora da área de cobertura e precisa de outra rede, que não a da sua operadora, para ser utilizada.

O edital do leilão deverá definir prazos para a ativação desses serviços nas faixas licitadas. Se não forem cumpridos, elas serão disponibilizadas para outras empresas, com garantias de proteção.

TV aberta

A portaria publicada nesta sexta-feira também define critérios para a proteção dos usuários que recebem sinais de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na Banda C Satelital. De acordo com o texto, a Anatel deverá estabelecer medidas de melhor eficiência técnica e econômica para solucionar interferências prejudiciais identificadas sobre serviços fixos por satélite em operação na Banda C. Nesse caso, a solução adotada poderá envolver a digitalização e migração dos sinais recebidos pela população para outra faixa de radiofrequência.

Assim, a agência deverá adotar arranjo de frequência que favoreça a convivência harmônica entre os sistemas, o proveito social proporcionado pelos serviços ofertados e o aproveitamento de ganhos de escala visando à inclusão digital. Nesse sentido, caberá à Anatel realizar estudos sobre a disponibilização da Banda C Satelital, total ou parcialmente, para a prestação de serviços de telecomunicações de suporte à banda larga.

Fonte: Agência Brasil

Palmeiras marca no final, bate Santos e é bicampeão da Libertadores

 


por Bruno Rodrigues e Diego Garcia | Folhapress

Palmeiras marca no final, bate Santos e é bicampeão da Libertadores
Foto: André Durão / GE

Do momento em que a bola saiu da cabeça de Breno Lopes e encontrou o fundo do gol, uma eternidade de duas décadas sem conquistar a Libertadores passou na frente dos olhos do torcedor palmeirense. Assim que ela beijou a rede do Maracanã, já não era mais preciso esperar.

Com gol de seu improvável herói, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 neste sábado (30), no Rio de Janeiro, e conquistou o bicampeonato continental.

Um prêmio ao trabalho que começou com Vanderlei Luxemburgo, responsável pela melhor campanha da fase de grupos, e que foi aprimorado pelo português Abel Ferreira, que repete Jorge Jesus e, pela segunda edição seguida, faz do futebol da América do Sul um pouco mais lusitano.

Havia muita expectativa para a primeira final paulista da história da Libertadores do ponto de vista técnico. Ela definitivamente não foi correspondida, possivelmente também prejudicada pelo fato de que os atletas iniciaram a partida sob um calor de 33ºC no Rio de Janeiro.

O resulatdo foi bem diferente da intensidade apresentada pelas duas equipes ao longo de toda a Libertadores, quando seus jogos foram quase todos disputados à noite.

Minutos depois do apito inicial do árbitro argentino Patricio Loustau, via-se que o ritmo do confronto seria cadenciado, como realmente foi. Isso, contudo, não diminui a tensão inerente a um clássico paulista, quase sempre mais friccionado do que tecnicamente vistoso. Duelo de Campeonato Paulista, mas transferido para o verão carioca, no Maracanã.

Nos primeiros 45 minutos, a estratégia de ambos foi a busca por recuperar a bola na intermediária defensiva ou no meio do campo e, com dois ou três toques, tentar chegar próximo do gol adversário. Um jogo mais direto, agilidade para decidir e marcar o que poderia ser o gol de um título continental em uma partida que não entregaria tantas oportunidades.

Santistas e palmeirenses preferiam guardar o combustível para uma eventual estocada. Se o lançamento era longo demais, os jogadores abriam mão de perseguir a bola até a linha de fundo. Desgaste sem necessidade.

A análise sobre o futebol apresentado, porém, não cabe ao torcedor. Sua relação com o futebol é passional, e sua paixão é o clube. Pouco importa que o jogo tenha sido tecnicamente ruim.

Até porque é um exercício que exige boa memória tentar lembrar de uma final de campeonato que tenha enchido os olhos do espectador. A alegria do torcedor independe do espetáculo.

Importava, ao palmeirense, que seu time conquistasse o bicampeonato da América no jogo mais importante do Palmeiras neste século, após uma espera de 20 anos para voltar a uma final de Copa Libertadores.

Transformar em realidade e glória a obsessão, cantada (quando havia essa possibilidade) nas arquibancadas do Allianz Parque durante as últimas duas décadas.

Aos santistas valia, além do tetracampeonato e a liderança como brasileiro com mais títulos no torneio, o reencontro sentimental com as gerações de alvinegros mais velhos que viram o clube da Vila Belmiro transformar o Maracanã em sua casa.

Enfim os mais jovens teriam a sensação do que viram e viveram seus avós e seus pais, testemunhas da época mais gloriosa do Santos, que celebrou no Maracanã um título mundial, além do milésimo gol de Pelé.

Alguns desses torcedores tiveram o privilégio de acompanhar a história desta final do lado de dentro do Maracanã. A convite dos clubes e autorizados pela Conmebol, se aglomeraram, às vezes sem máscara, e cantaram músicas de incentivo numa busca por tentar diminuir o vazio que virou o futebol na pandemia.

Ainda que esses cânticos tenham substituído o silêncio, produziram um evento melancólico nas arquibancadas do Maracanã, em um país onde mais de 222 mil pessoas morreram pela Covid-19.

Para os protagonistas do que acontecia no campo ser campeão poderia marcar a coroação das excelentes campanhas exibidas nesta Libertadores e também o triunfo de grandes histórias individuais, biografias muitas vezes sofridas e difíceis, que preparam esses profissionais para o acontecimento que os torna eternos.

Coube a Breno Lopes, herói improvável, o gol que o levará à eternidade. O responsável pela maior glória do Palmeiras desde que o clube do Palestra Itália foi campeão da América pela última vez.

O atacante mineiro entrou quieto e, logo após Cuca ser expulso por retardar o jogo na lateral em confusão com Marcos Rocha, cabeceou firme para as redes o cruzamento que veio da direita, de Rony, o líder palmeirense em assistências nesta Libertadores, com oito passes para gol.

Explosão dos poucos palmeirenses que estiveram no Maracanã, e dos muitos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Um gol que deve ter sido celebrado em Portugal, acarinhado pelo Palmeiras de Abel Ferreira, campeão pela primeira vez na carreira, e logo de uma taça continental.

O treinador, que chegou em novembro e transformou o time em uma máquina de competir, falava na véspera sobre como o palco deste sábado tinha um significado especial na sua vida, pelo fato de decidir o jogo mais importante de sua trajetória onde tantas glórias foram escritas. Significado que se estende aos jogadores e ao torcedor palestrino.

A taça da Copa Libertadores ganha mais uma plaquinha na sua base de madeira, e ela é alviverde.



PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Viña; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Gabriel Menino (Breno Lopes), Raphael Veiga (Alan Empereur); Rony (Felipe Melo) e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.



SANTOS
John; Pará (Bruno Marques), Lucas Veríssimo, Luan Peres, Felipe Jonatan (Wellington Tim); Alison, Sandry (Lucas Braga) e Diego Pituca; Soteldo, Marinho e Kaio Jorge (Madson). Técnico: Cuca.



FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 0 SANTOS

Final da Copa Libertadores da América 2020

Data: 30/01/2021 (sábado)

Horário: 17h

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)

Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Diego Bonfa (ambos da Argentina)

Quarto Árbitro: Dario Herrera (Argentina)

VAR: Mauro Vigliano (Argentina)

Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Viña e Marcos Rocha (Palmeiras); Lucas Veríssimo, Diego Pituca, Soteldo e Alison (Santos)

Cartão vermelho: Cuca (Santos)

Gol: Breno Lopes (PAL), aos 53 minutos do segundo tempo


Fonte: Bahia Noticias

Pesquisa: Bolsonaro venceria Lula, Moro, Ciro, Huck e Mandetta em 2022

 



Segundo dados do Instituto Paraná Pesquisas, atual presidente da República teria a preferência da maioria do eleitorado


Foto: Marcos Corrêa / PR


Por Humberto Martins

Pesquisa nacional de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná sobre as eleições presidenciais de 2022 indica que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria todos os virtuais concorrentes.

Num cenário incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro teria 31% dos votos, contra 17,3% do petista. O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, teria 12,1% e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, ficaria com 9,2%. Em quarto lugar, aparece o governador de São Paulo, João Doria, com 5,3%. Neste cenário, não foi incluído como candidato o apresentador da TV Globo, Luciano Huck.

Na disputa sem Lula e com Huck, Bolsonaro receberia 30,5% da preferência do eleitorado, contra 12% de Moro, 10,6% de Ciro, 9,5% do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, 8,1% de Huck e 5,4% de Doria.

Em uma terceira situação, excluindo Sergio Moro e Lula da disputa, e incluindo o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Bolsonaro alcançaria 33,7% dos votos. Em seguida, viriam Ciro, com 12,1%, Haddad, com 11,7%, Huck com 9,4% e Doria com 6,7%. Mandetta aparece em sexto, com 3,8% dos votos dos eleitores.

Segundo Turno

De acordo com o Paraná Pesquisas, em uma eventual disputa eleitoral no segundo turno, o presidente Jair Bolsonaro também bateria todos os concorrentes. Se disputasse com Lula, Bolsonaro teria 42,4% dos votos, contra 35,7%.

Contra Sergio Moro, Bolsonaro receberia 39,1% dos votos, enquanto o ex-juiz da Lava-Jato teria 37,6%. Se chegasse ao segundo turno contra Ciro Gomes, o atual presidente seria votado por 43,7% dos eleitores, enquanto o ex-ministro da Fazenda seria escolhido por 34,3% do eleitorado. Contra João Doria, Bolsonaro venceria por 44,9% a 29,4%.

Bolsonaro bateria Luciano Huck com 42,7% dos votos, contra 33,2% do apresentador.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2002 eleitores com 16 anos ou mais em 204 municípios dos 27 estados da federação entre 22 e 26 de janeiro de 2021. Segundo a entidade, o grau de confiança da pesquisa é de 95,0%, com margem de erro de, aproximadamente, 2,0%. A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.

Fonte: Estado de Minas

Como melhorar sua vitamina D com exposição solar consciente

 






Por WILSON RONDÓ JR, drrondo@drrondo.com
Publicado 25, Jan, 2021,09:01

No verão, é importante que você se exponha ao sol de maneira consciente, para aproveitar os benefícios e evitar os malefícios. Você, que me acompanha, sabe da importância do banho de sol na produção de vitamina D, que desempenha um papel crucial na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Dos cerca de 30.000 genes em seu corpo, quase 3.000 deles são afetados pela vitamina D. Tanto é que os estudos mostram que em níveis ideais de vitamina D é possível reduzir o risco de câncer em até 60%, especialmente o de pâncreas, pulmão, ovário, próstata e pele.


É importante entender que há os raios UVA e UVB. Os UVAs estão presentes durante todo o dia, e são responsáveis pelo fotoenvelhecimento e câncer de pele. Têm um comprimento de onda maior que o UVB e podem penetrar na camada de ozônio e em outros obstáculos como vidro, nuvens e poluição. Portanto, vai lhe dar um bronzeado principalmente pela oxidação da melanina, em vez de produzir nova melanina. Já os UVB estão presentes entre as 10:00 e 15:00 h, e é com eles que se consegue produzir vitamina D.

Como se expor de forma segura ao sol


Exposição ocasional só do rosto e mãos não é suficiente. É necessário expor grandes porções de sua pele ao sol. O melhor momento para a produção de vitamina D é entre as 10 e 15h, ao contrário do que você está acostumado ouvir. É nesse horário que há maior incidência de raios UVB, que permitem a produção de vitamina D.


O tempo adequado de exposição é o suficiente para que sua pele fique com o tom mais róseo. Depende do seu tipo de pele: pode levar alguns minutos para quem tem pele muito clara, mas na maioria dos casos se chega a esse em cerca de 20 minutos.


Proteja as áreas mais frágeis como ao redor dos olhos e do rosto, por terem a pele mais fina. É uma superfície relativamente pequena, que não contribuirá muito para a produção de vitamina D. Nestas áreas procure usar um protetor solar seguro, além de um chapéu para manter os olhos à sombra. Após esse período deve-se usar camisas de mangas longas, boné ou chapéu, além de um protetor adequado. De preferência ficar à sombra.



Ao ir ao sol direto com protetor solar, certamente você vai estimular a vitamina D. Um filtro solar com proteção 15 absorve 99% de radiação UVB incidente, ou seja, compromete a síntese de vitamina D3 em 99%, segundo o Dr. Michael Holick. Se a exposição ao sol não for a sua opção para elevar a vitamina D, há duas alternativas possíveis:

•cama de bronzeamento com reatores eletrônicos em vez de reatores magnéticos, que são mais seguros, evitando assim a exposição desnecessária a campos eletromagnéticos.
•um suplemento de vitamina D3 pode ser tomado oralmente.
De acordo com a literatura, a maioria dos adultos precisa de pelo menos 8.000 UI de vitamina D por dia para elevar seus níveis séricos a níveis saudáveis. Não esqueça também de suplementar a vitamina K2, magnésio e cálcio, para evitar deposição de cálcio em locais errados no seu corpo. Em termos alimentares, enfatize:
•Óleo de fígado de bacalhau
•Carne, ovos e manteiga de animais criados a pasto
•Camarão e ostras
•Salmão, sardinhas e arenque
Então, aproveite o sol e garanta seu estoque natural de vitamina D. E se estiver pensando em suplementação, converse antes com o seu médico. Supersaúde!
-
Referências bibliográficas:
•Grassroots Health Vitamin D Action
•Am J Clin Nutr April 2008vol. 87 no. 4 1080S-1086S
•Sua Vitamina D Nunca Sobe? Pode ser POUCO Colesterol! – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357
Fonte; JB

Em rede nacional, Ratinho sai em defesa de Bolsonaro: “Eu sou brasileiro, eu torço pelo Brasil!”

 

Ratinho e Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou nas suas redes sociais um vídeo em que o apresentador Ratinho sai em sua defesa, em rede nacional, durante seu programa no SBT.

Ratinho, que é um dos maiores apresentadores do Brasil, exaltou as ações que vêm sendo tomadas pelo presidente brasileiro durante a pandemia ocasionada pelo vírus chinês e criticou a imprensa, governadores, prefeitos e a Justiça.

“Uma luz no fim do túnel se acendeu com o início da campanha de vacinação. O presidente Jair Bolsonaro tem recebido todo os tipos de críticas. O governo, o Ministério da Saúde tem sido depreciados constantemente pela oposição e por parte da imprensa que não tem reconhecido a verdadeira importância do trabalho que está sendo realizado. É de perder a paciência”, afirmou.



“O governo federal já garantiu 300 milhões de doses da vacina contra o covid-19 para este ano. Tá garantido”, disse.

“O que você acha de cidades que receberam verbas do Governo Federal e compraram respiradores em adegas de vinho? […] O presidente da República não pode fazer nada sozinho. O apoio, nesse momento de crise, tem que vir de toda sociedade. Porque é muito fácil apontar o dedo e culpar quem não tem culpa, né? Desde o início da pandemia fizeram de tudo que foi possível para atrapalhar as providências do Governo Federal. A Justiça, a oposição e governadores de alguns estados parecem que estão todos unidos naquela: quanto pior, melhor. Então, fecham empresa, fecham comércios, quebram indústrias. Tem muita gente torcendo pelo caos, concluiu.