28 de julho de 2013

LAURO DE FREITAS PROMOVE 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


Postado 27 de Julho de 2013 às 13:34  Fonte: DECOM
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, promove, nesta sexta-feira (26) e sábado (27), no Terminal Mãe Mirinha de Portão, a 5ª Conferência Municipal de Cultura com o tema: “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”.

A abertura do evento, realizada na noite de sexta-feira (26), contou com a participação do prefeito Márcio Paiva, o vice-prefeito Bebel Carvalho, o deputado federal João Leão, os vereadores Aline Oliveira e Paulo Aquino, além da representante territorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fernanda Rocha, a líder comunitária de Quingoma, Rejane Rodrigues, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ricardo Vieira.
Na ocasião o prefeito Márcio Paiva apresentou ações importantes para a cultura do município. “Anuncio hoje que até agosto a Prefeitura vai disponibilizar o 1º Edital de Cultura, em apoio financeiro a projetos artístico-culturais em Lauro de Freitas. Além disso, já estamos viabilizando o projeto de revitalização do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão e queremos colocar também uma estátua de Mãe Mirinha”, finalizou Paiva.
Também ocupando a mesa, a secretária da Secult, Márcia Tude, destacou a importância da conferência para o fortalecimento da cultura. “A partir do diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre a institucionalização das atividades culturais, podemos elaborar um plano estratégico que servirá de base para as ações a serem desenvolvidas na cultura de nossa cidade”, afirma Tude.
Na oportunidade, foram empossados os membros do Conselho Municipal de Cultura. “A cultura de Lauro de Freitas vive um momento histórico, a vontade de reconhecer a cultura é maior, por isso a partir de agora vamos elaborar a cultura que queremos”, ressaltou o presidente do Conselho, Ricardo Vieira.
Estiveram presentes também os grupos culturais Samba de Viola Unidos de Portão e Samba de Roda Renascer de Quingoma, secretários, superintendentes e diretores  municipais, além de vereadores, representantes de matrizes africanas e a sociedade civil.
Neste sábado (27), a Conferência segue com a discussão do tema através de dois eixos. Um  deles referente à “Implementação do Sistema Municipal de Cultura”, e o outro eixo é “Cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento”, que aborda o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania; e economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário