30 de março de 2016

Ovo é consumido em 98% das casas, mas brasileiro ainda compra errado

Consumidores desconhecem as verdadeiras características do alimento, confundindo indicadores de qualidade e origemPor Naiara Araújo (naiara@sfarming.com.br)
O ovo é um dos alimentos mais populares no Brasil, porém, ainda é cercado por mitos. O consumidor erra feio quando avalia a qualidade dos ovos de acordo com a cor da casca e a cor da gema, por exemplo. Do ponto de vista nutricional e de produção, essas características não significam muita coisa. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o ovo está presente em 98% dos lares do País, atrás apenas do frango, que é consumido em 99% dos domicílios brasileiros. Mas, toda essa popularidade do produto é inversamente proporcional ao conhecimento sobre os ovos. A população ainda desconhece as verdadeiras características desse alimento, confundindo indicadores de qualidade e de origem.

A cor da gema significa nada
Tradicionalmente, o consumidor acredita que uma gema de cor alaranjada significa um ovo mais nutritivo e saudável. Na verdade, esse é um grande mito que acabou se transformando numa exigência do consumidor e do mercado de ovos. Então, por causa dessa lenda, os produtores passaram a utilizar pigmentantes naturais ou sintéticos na ração das galinhas para que a gema atenda aos padrões estipulados.

De acordo com a zootecnista Helenice Mazzuco, pesquisadora da Embrapa em nutrição e fisiologia no setor de avicultura, a cor da gema depende da composição da dieta das aves. Essa ração pode conter compostos carotenoides, pigmentos nas cores vermelha, amarela ou alaranjada presentes nos vegetais e outras fontes que influenciam na cor das gemas. Mas, já que esses pigmentos não são produzidos pelas galinhas, essas substâncias apenas são ingeridas via ração. “Independentemente do tipo de pigmentante utilizado, os nutrientes da gema não se alteram”, diz Helenice. Segundo a pesquisadora, esses aditivos não possuem restrições de uso pois são aprovados pelos órgãos reguladores do setor de alimentação animal, como Anvisa e Ministério da Agricultura.

As cores que podem ser identificadas
Não existe uma cor ideal para a gema. As cores variam de acordo com a preferência do mercado, que está condicionado a optar pela coloração mais escura. O leque colorimétrico (ver na foto acima) identifica 16 cores de gema. Segundo a pesquisadora Helenice, os consumidores brasileiros preferem os indicadores 8, 9 e 10. Como a valorização de gemas mais escuras é um hábito enraizado na cultura brasileira que dificilmente mudará, Helenice conta que o mercado simplesmente paga mais aos produtores que utilizam os pigmentantes. “É melhor investir nisso que desmistificar a cor da gema”, diz a pesquisadora.

Ovo vermelho ou branco?
Outro grande mito está relacionado à coloração da casca. Muitos acreditam que os ovos vermelhos são de galinhas caipiras e que os brancos são os ovos convencionais. De acordo com Helenice, a coloração da casca dos ovos é influenciada somente pela linhagem da ave. Ou seja, são as características genéticas que definem se a galinha vai produzir ovos de cor branca ou vermelha. “Não há diferença no produto ovo em termos nutricionais e de composição nutritiva. As diferenças se referem ao modo de criação das aves e de produção dos ovos”, afirma a pesquisadora. Isso significa que uma galinha caipira pode botar um ovo branco e uma galinha criada em granja convencional pode produzir ovos vermelhos. É a genética da ave que determina essa característica.

O que realmente diferencia o tipo de ovo é o sistema de produção. No sistema convencional, as aves são alojadas em gaiolas. Já na produção de ovos caipiras, o sistema é semiextensivo. Isso significa que a galinha fica solta no espaço de criação. Helenice explica que na avicultura de postura orgânica comercial, o principal diferencial da produção convencional é a exigência da criação das aves em regime de vida livre (sistema extensivo) além da restrição do uso de produtos convencionais para a nutrição e tratamento de enfermidades das aves.

Como acertar na escolha dos ovos
Se você sempre pensou que a gema indicava a qualidade do ovo, está na hora de começar a escolher pela casca. Segundo Helenice, cascas trincadas e malformadas afetam negativamente a qualidade interna do ovo. Mas também não é só a casca, a clara tem sua importância. A viscosidade da clara é um sinal de que ovo tem qualidade, afirma a pesquisadora.


Helenice também explica como é possível saber a “idade do ovo” em casa. Ao colocar o ovo em um copo com água, o consumidor pode descobrir esse dado. “Os ovos com até sete dias após a postura permanecem no fundo do copo e, na medida em que este ovo emerge, representa um tempo de prateleira mais avançado”, diz a pesquisadora.

29 de março de 2016

EQUIPE DA SERVJURIS NAS RUAS DE LAURO DE FREITAS COM O PROJETO MINHA CASA REGULARIZADA.

Terça (29) Atendimento no Capelão com o Projeto da Servjuris "Minha Casa Regularizada". Agende o atendimento de sua rua zap 993313069 que a unidade móvel da ONG vai até vc. Para você ter direito a sua escritura pública seu imóvel não pode ultrapassar os 250m2 e você tem que ter a posse por mais de 5 anos. Hoje a noite estaremos na Itinga.
CurtirMostrar mais reações
Comentar

ROMPIMENTO DO PMDB JOGA GOVERNO NA VALA COMUM.

PDMB oficializa saída do governo sob gritos de “Temer presidente”


O senador Romero Jucá conduziu o anúncio da saída do PMDB da base do governo Dilma Rousseff. A votação, por aclamação, aconteceu em uma das salas das comissões da Câmara dos Deputados em Brasília. 
A confirmação da decisão foi feita sob gritos de “Fora PT e Brasil para frente com Temer presidente”. Ambiente era de festa e quem assistiu o anúncio poderia se esquecer que os peemedebistas estavam no governo desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Jucá disse ainda que, decidido o desembarque, “nesta reunião histórica, o PMDB se retira da base da presidente Dilma e ninguém está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do PMDB”.

28 de março de 2016

MARCELO SANTANNA PRESIDENTE DO BAHIA VAI LAMBER SABÃO. VICTOR RAMOS TA LEGAL.

"A transferência de Victor Ramos é nacional ", diz FBF

Foto: Divulgação / Vitória
“Não existe nenhuma irregularidade”, bradou o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, sobre a possibilidade da escalação irregular do zagueiro Victor Ramos, do Vitória, no jogo diante do Flamengo de Guanambi. A partida, realizada neste sábado (26), no Barradão, terminou com o placar de 3x0 para o rubro-negro, no jogo de volta das quartas-de-final do Baianão.
“A transferência é totalmente legal. O atleta não retornou para o México. O Monterrey [clube donos dos direitos econômicos do jogador] não solicitou o seu retorno, até porque a janela de transferências internacionais para clubes mexicanos, já estava fechada. Em tese, Victor Ramos só poderia atuar por um clube brasileiro, seja ele qual fosse”, explicou o presidente. A estreia do jogador inclusive demorou a acontecer, pois precisaria de uma autorização especial da FIFA para que ele fosse inscrito pelo Vitória, devido ao encerramento da janela mexicana. “Victor Ramos não poderia jogar pelo Monterrey, nem poderia ficar desempregado, por isso a razão dessa autorização”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
O ITC [International Transfer Certificate] ou em tradução para o português, “Certificado Internacional de Transfêrencia” do jogador continuou registrado no Brasil e por isso a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considera a transferência de Victor Ramos nacional. 
E esse era o grande ponto a ser esclarecido. No parágrafo terceiro do artigo 20 do Campeonato Baiano, o atleta tem que ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) até o dia 16 de março, e o nome do zagueiro só apareceu no dia 18, data limite para transferências nacionais. 
Cogitou-se a possibilidade do Flamengo de Guanambi dar entrada junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJ-BA) em um recurso para averiguar o caso, que poderia excluir o Vitória do campeonato e consequentemente classificar o time de Guanambi as semi-finais, mas o presidente rechaça qualquer chance disso acontecer.
“É um direito do Flamengo, mas são as federações que dão ao atleta a legalidade de jogo e no entender da CBF e da Federação Baiana de Futebol, Victor Ramos está regular”, encerrou.
A Federação Baiana de Futebol prometeu uma nota oficial explicando todo o caso, que ainda não foi publicada, mas deve acontecer até o fim do dia.

PARABÉNS BONFIM.



JOÃO JOSÉ BONFIM, secretário da SETEL, presidente do PPL faz 66 anos hoje. Parabéns pela sua determinação, desejamos paz, saúde felicidade na sua trajetória.

27 de março de 2016

Viatura da Rondesp que passava por enterro de traficante é alvejada

Viatura da Rondesp que passava por enterro de traficante é alvejada
Foto: Reprodução/Bahia Todo Dia
Uma viatura da Rondesp que passava em frente ao cemitério Bosque da Paz, na Avenida Aliomar Baleeiro, na manhã deste domingo (27), foi atingida por vários tiros. De acordo com informações da polícia, no momento que os policiais passavam pelo local, acontecia o enterro de um traficante. Acoados, homens que acompanhavam a cerimônia abriram fogo contra a polícia.
Um homem que passava pelo local foi atingido na cabeça e nenhum policial ficou ferido. E estado de saúde e a identidade da vítima não foram reveladas.

PAÍS COCHILOU E A SITUAÇÃO É ATERRADORA.

Mosquitos já transmitem 37 vírus no Brasil

  • 30.janeiro.2016 - Mosquito Aedes Aegypti na Costa Rica; zika vírus, mosquito
    30.janeiro.2016 - Mosquito Aedes Aegypti na Costa Rica; zika vírus, mosquito
Após o vírus da zika surpreender com sua rápida disseminação e possível associação com a microcefalia, especialistas brasileiros alertam para os riscos de outras doenças virais transmitidas por mosquitos, as chamadas arboviroses.
Nas últimas três décadas, mais que dobrou o número de arbovírus catalogados no Brasil. Segundo registros do Instituto Evandro Chagas, órgão referência em medicina tropical e vinculado ao Ministério da Saúde, já circulam no território nacional 210 arbovírus, ante 95 na década de 1980. Pelo menos 37 são capazes de provocar doenças em humanos e três deles chamam a atenção por já terem causado pequenos surtos em áreas urbanas.
Uma delas é a febre do Mayaro, doença com sintomas parecidos com os da chikungunya e transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus, mesmo vetor da febre amarela silvestre. A arbovirose já foi registrada em vários Estados do Norte e Centro-Oeste. Os mais recentes dados epidemiológicos disponíveis no site do Ministério da Saúde mostram que, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, foram 197 notificações distribuídas por nove Estados brasileiros. Não há registros de mortes provocadas pela doença, mas, assim como na chikungunya, os infectados podem permanecer com dores articulares por semanas ou meses.
Caracterizada por quadros febris altos e dores intensas de cabeça, a febre do Oropouche é outra arbovirose que já causa surtos localizados, sobretudo em Estados da região amazônica, até mesmo em bairros de capitais como Manaus e Belém. Transmitida por um mosquito conhecido como maruim, do gênero Culicoides, a doença já foi notificada nas últimas décadas em todas as regiões brasileiras, com exceção do Sul, e também não costuma levar à morte.
Há ainda a encefalite de Saint Louis, doença transmitida principalmente por mosquitos silvestres do gênero Culex - o mesmo do pernilongo comum -, que pode causar comprometimento neurológico e já foi responsável por um surto em São José do Rio Preto, no interior paulista, em 2006.
De acordo com o virologista Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, diretor do Instituto Evandro Chagas e pesquisador participante do grupo que catalogou boa parte dos arbovírus no País, embora essas três doenças sejam transmitidas principalmente por insetos silvestres de diferentes gêneros, há experimentos científicos que já indicam que mosquitos Aedes também teriam capacidade de transmiti-las.
"No caso da febre do Oropouche, por exemplo, o Aedes nunca foi encontrado infectado na natureza, mas um estudo experimental em laboratório mostrou que ele pode ser vetor dessa doença e que seria um bom transmissor", afirma o especialista.
Segundo Vasconcelos, o fato de os três vírus estarem presentes no Brasil há mais de 60 anos - eles foram isolados entre as décadas de 1950 e 1960 - sem terem causado epidemias de alcance nacional não permite dizer que nunca farão estragos. "Eu não quero ser pessimista, mas o zika passou 60 anos no mundo sem causar nenhum problema e vimos o que aconteceu (foi descoberto em 1947 na África). Não dá para dizer que esses três vírus não provocarão nenhum problema por já estarem no Brasil. Pode ser que nunca causem, mas é bom não duvidar", diz o diretor do Instituto Evandro Chagas, que cobra mais pesquisas na área.
"Dos 210 arbovírus catalogados no Brasil, há esses 37 que já comprovamos que causam doença em humanos, mas, do restante, a maioria a gente desconhece completamente", diz. 

26 de março de 2016

LAURO DE FREITAS OBJETO DE DESEJOS DE MUITOS TEM FORTE PRESENÇA NO CENÁRIO POLITICO BAIANO.

Importante cidade da Região Metropolitana de Salvador e 7ª economia do estado, Lauro de Freitas apresenta um arco de pré-candidaturas a prefeito num universo partidário que vai do PT ao PRÓS. Tenho insistido e tenho sido questionado por alguns quando digo que esse é o pior momento para o PT apresentar candidatura, não só aqui em Lauro, mas em todo o país. 
A situação política nacional é tão grave que vai respingar nos municípios em todo o país. O PT, embora o PMDB e o PP e outros estejam no mesmo barco, não poderia estar nessa situação como epicentro de uma grave crise moral, econômica e social que o Brasil esta mergulhado.
Embora tenha obtido uma boa votação na eleição proporcional de 2014, ceca de 18 mil votos em Lauro, comenta-se que a deputada Moema não se sente muito à vontade para a disputa da eleição majoritária, mas poderia avalizar um projeto tendo na cabeça a vereadora e suplente de deputada estadual Mirela Macedo e o vereador Luis Maciel (PT) na vice. Por outro lado os pré-candidatos Chico Franco (DEM), Gustavo Ferraz (PMDB), Bacelar (PTC) que supostamente teriam o apoio do Prefeito ACM Neto, estão num bailado perigoso, pois dificilmente Neto vai avalizar 3 candidaturas, considerando, ainda, que existe a possibilidade de mais uma candidatura netista, a do ex-prefeito e atual secretário de educação, o articulado Marcelo Abreu (PPS), este sim o verdadeiro aliado do prefeito de Salvador e homem de confiança do prefeito de Lauro de Freitas. Abreu pode ficar em stand bye aguardando o desenrolar do cenário e ser uma outra opção na composição da vice de Márcio com as bençãos de Neto, então como ficamos?
Nesta semana o mundo político de Lauro foi surpreendido com a noticia de que o vereador Dr. Wagner também estaria aspirando uma candidatura a prefeito pelo PROS, muitos acham, entretanto, que a atitude do vereador não prosperará.
Vivemos, então, um quadro com muitas cartas que decerto deve favorecer o atual prefeito Dr. Márcio do PP que tentará a reeleição. Porque afirmamos isso? Primeiro o prefeito é um homem carismático e tem um exercito de liderados fieis ao seu projeto de reeleição, segundo as realizações da gestão começam a ser percebidas pela população e terceiro o prefeito conta com arco de partidos que vai do forte PRB, comandado pelo Pastor Edilson ao PRP do carismático Alexandre Marques, além de dezenas de outras agremiações politicas importantes, o prefeito conta com o apoio da emblemática e tradicional esquerda de Lauro de Freitas que esta no governo com a possibilidade de compor a vice numa unidade entre PC do B e PSB com o vereador Carlucho (PSB) sendo o vice de Paiva com as benção da senadora Lidice da Mata, dos deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, do Vice Governador João Leão e possivelmente do Governador Rui. Muita água ainda vai passar sob a ponte do Rio Ipitanga.

Garota de 18 anos morre após inalar gás de buzina durante festa em SP


Uma estudante de 18 anos morreu na madrugada deste sábado (26), em São José do Rio Preto (438 km de SP), depois de inalar gás de buzina durante um churrasco com amigos.
De acordo com a Polícia Civil, Maria Luiza Perez Perassolo estava na área de lazer do condomínio Village Dhamas quando passou mal e desmaiou após inalar o gás, que é facilmente encontrado e supostamente provoca efeitos alucinógenos.
O gás, que tem butano e propano (derivados do petróleo) e também é encontrado em dosagens distintas no isqueiro e no ar-condicionado, é expelido a uma temperatura que chega a -20 ºC, o que pode "queimar" o sistema respiratório.
Reprodução/Facebook
A estudante Maria Luiza Perez Perassolo, que morreu após inalar gás de buzina durante festa em SP
A estudante Maria Luiza Perez Perassolo, que morreu após inalar gás de buzina durante festa em SP
Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe médica foi enviada ao local por volta das 2h50, mas a jovem morreu antes de chegar ao hospital. A suspeita é que tenha ocorrido uma parada cardiorrespiratória. O corpo foi encaminhado ao IML, que deve esclarecer as causas da morte em até 30 dias.
Amigos informaram à polícia que a estudante tinha ido momentos antes a um posto de gasolina próximo ao condomínio para comprar mais bebidas para o churrasco. A buzina teria sido adquirida no local. O frasco foi apreendido pela Polícia Civil para investigação

QUEIMA DE JUDAS: UMA TRADIÇÃO QUE RESISTE AO TEMPO EM LAURO DE FREITAS.



Manifestação folclórica realizada no Sábado de Aleluia, desde o período da colonização, a tradição da queima de Judas, mesmo com menor intensidade, ainda resiste ao tempo. Hoje, em vários pontos da cidade , populares se concentram nas praças para aguardar a leitura do testamento e punição do traidor de Jesus. Tudo é feito em meio a muita algazarra, pois o boneco sempre é inspirado em algum político ou alguém que seja mal visto na rua que acontece o evento.
De corpo magro, desengonçado e inexpressivo o boneco de pano tem a estatura de uma pessoa de 1,70m aproximadamente, e custa R$300. Recheado de fogos de artifício, o que promove grande show pirotécnico, Judas aguarda apenas a execução de sua sentença de morte que sempre acontece à meia noite quando enfim ele paga pelos pecados por trair Jesus Cristo com um beijo no rosto e em seguida o vender por trinta dinheiros.
A maioria dos bonecos de Judas fabricados em Salvador é de responsabilidade da família de Florentino Fogueteiro, falecido desde 2006 aos 85 anos de idade, artesão famoso por confeccionar fogos comemorativos tem sua arte ainda perpetuada graças a sua filha Ione Sales. Para ela, a queima de Judas é uma tradição que se mantém forte. "É bem verdade que no ano passado nossa produção foi maior, mas ainda é um trabalho que requer muita dedicação e por isso nos empenhamos desde dezembro para atender aos pedidos que começam logo cedo", disse a artesã.
Este ano, foram confeccionados 250 bonecos e até ontem, restavam uns poucos ‘gatos pingados’ a espera de algum retardatário que sempre aparece de última hora. A procura é sempre maior em época de eleição, mas como não é o caso, foi produzido apenas uma quantidade que seria certeza vender.
Maria Ivone  do Parque São Paulo,  revela que não faz bonecos caracterizados, mas sempre acontece uma brincadeira quando o cliente se depara com a encomenda, "olha parece com fulano, aquele de lá da rua". Essas brincadeiras já renderam muitas desavenças entre vizinhos. Foi o caso de Carlos da Silva, 45 anos que há dois não fala com seu amigo por conta da leitura de um testamento de malhação de Judas. Muito irritado, ele diz que não admitiu que um assunto de família fosse divulgado para todos na rua em forma de chacota. O motivo da zanga ele não quis contar, mas confessou ter ficado desapontado com a brincadeira.

Polícia recupera carga 'ostentação' na base do tiro

Giro de noticias.

Os suspeitos de roubar um caminhão-baú com produtos da Fast Shop se preparavam para transportá-los para outro veículo quando foram surpreendidos por investigadores da Búfalo 7 da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. A ação ocorreu ontem, pela manhã na Rua São Luiz, no Jardim Brasil, na Barra.
Houve uma intensa troca de troca de tiros e três homens foram presos. A carga, avaliada em R$ 122 mil, foi recuperada. A polícia procura por outros três suspeitos que fugiram.
O motorista e dois auxiliares da Fast Shop foram rendidos por dois homens armados quando o caminhão estava parado em uma sinaleira em Porto Seco Pirajá, no bairro de Pirajá, logo após sair do Centro de Distribuição da empresa.
Eles foram feitos reféns. Segundo uma das vítimas, Jaivan Barreto Pacheco, 22 anos, e um suspeito de camisa amarela renderam os funcionários. Este último fugiu durante a troca de tiros.
"Os bandidos desceram do Fiorino e vieram andando, cada um de um lado. Entraram no caminhão e avisaram que não estavam sozinhos. Vi duas armas com eles, pareciam ser pistolas", contou o funcionário.
Depois, os bandidos mandaram o motorista seguir até uma fábrica de asfalto, naquela região, onde pretendiam passar as mercadorias do caminhão para um carro Fiat Fiorino branco (NZT-1359).

"Um guarda municipal avisou que o veículo não poderia ser encostado ali porque é área da prefeitura. Neste momento, o cara de camisa azul [Jaivan], quase atira nele", completou o empregado .

"Maconha" na receita médica



Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cumprir determinação judicial que autorizava, desde 2014, a prescrição e a importação de remédios à base de canabidiol (CBD) e Tetrahidrocannabinol (THC), a decisão repercutiu entre a classe médica e os pacientes.
A mudança ocorreu por conta da Ação Civil Pública nº 0090670- 16.2014.4.01.3400, impetrada em 2014 pelo Ministério Público Federal, para o uso de substâncias encontradas na Cannabis sativa, nome científico da maconha, para o tratar doenças, especialmente as neurológicas.
Mas o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionou contra a decisão judicial que "obriga" a prescrição e manipulação de remédios com compostos da Cannabis. Por nota, o CFM diz que serão tomadas "todas as medidas cabíveis contra a determinação judicial".

A nota de alerta aos médicos que continua em vigor a Resolução do CFM nº 2113/2014, "que determina o uso compassivo do canabidiol para o tratamento de epilepsias da criança e do adolescente refratárias aos tratamentos convencionais

LAURO DE FREITAS É “MAIS EDUCAÇÃO”


O programa nacional “Mais Educação”, é mais uma realidade positiva no ensino público deste município.  Para tanto foi criado o comitê municipal do programa “Mais Educação” de Lauro de Freitas, em parceria com o Governo Federal.  E as ações, em função deste programa, já se iniciaram.
Nesta semana, a equipe Semed se reuniu com coordenadores e diretores de unidades escolares, para tratar dos méritos de ações, criação do comitê, calendários e sinalização das escolas por onde já se iniciaram o “Mais Educação”.
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed), considerando a necessidade de assegurar a interseção entre educação, cultura, assistência social, saúde e esporte como elemento estratégico para uma educação mais eficiente, dentre outras considerações em favor do aluno, adotou o programa como prioridade.
Para o Coordenador Geral do “Mais Educação”, Antônio de Andrade, o programa Nacional Mais Educação traduz o que prevê no Estatuto da Criança e do Adolescente. “O Programa garante aos jovens proteção integral, assegurando-lhes oportunidades para o melhor desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”, ressaltou.
O Secretário da Semed, Marcelo Abreu, sempre receptivo e proativo em programas educativos inovadores, estimuladores, que atraiam e proporcionem mais permanência dos alunos na escola, com bom rendimento, informa que em Lauro de Freitas, 28 unidades já aderiram ao Atleta na Escola, um programa de incentivo à prática esportiva, objetivando a formação do atleta escolar. “Esta iniciativa firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação, abraçada de imediato pelo prefeito Márcio Paiva, investe na escola como espaço democrático onde a vivência deve ser exercida e estimulada por meio de atividades educativas, lúdicas e recreativas. É um compromisso influencia e contribui, também, para as boas notas nos boletins escolares. Acreditamos nesse modelo de aprendizado”, afirma o titular.(PMLF)

PMDB É O "CÃO CHUPANDO MANGA"

PMDB pró-rompimento se rebela contra permanência de ministros no governo.

Ministros do PMDB resistem à ideia de deixar as pastas caso o partido rompa com o governo
Depois de tornar-se majoritário, o grupo que articula o rompimento do PMDB com Dilma Rousseff se move para evitar uma manobra da ala que ainda resiste ao desembarque. Acertados com o Planalto, os sete ministros que representam o partido na Esplanada tentam obter uma espécie de salvo-conduto para permanecer no governo mesmo depois que a legenda se bandear para a oposição. Para evitar punições, esses ministros se licenciariam do PMDB.
Pioneiro da causa do rompimento, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) disse: “Não vamos aceitar esse tipo de coisa. Assim como não existe meia gravidez , também não pode existir meio rompimento. Não é razoável que, depois da decisão de romper, filiados do partido permaneçam no governo como ministros licenciados do PMDB. Isso seria a desmoralização.”
A decisão sobre o rompimento será tomada em reunião do diretório nacional do PMDB marcada para terça-feira (29). Os partidários da tese estimam que prevalecerão sobre a ala governista com mais de 75% dos votos. A despeito disso, amanheceram inquietos neste sábado. Deve-e a excitação a uma declaração feita na véspera pelo ex-ministro Moreira Franco. Fiel aliado do vice-presidente Michel Temer, Moreira levou o rosto ao 'Jornal Nacional' para informar que o partido não vai exigir a saída dos ministros a qualquer custo.
Eis o que disse Moreira ao telejornal da Globo: “O fato de o PMDB tomar essa decisão na terça-feira necessariamente não vai significar que os ministros saiam batendo porta e deixem os assuntos graves pendentes sem que haja um encaminhamento político-administrativo às questões. Evidentemente vai se discutir um mecanismo para isso, que pode ser um prazo, que pode ser até aqueles que quiserem ficar, que quiserem cumprir, eles devem se desfiliar, pedir uma licença do partido.”
A reação foi instantânea. Numa troca de telefonemas, os partidários do impeachment de Dilma fecharam questão contra a permanência dos ministros. O próprio Michel Temer foi avisado de que o grupo não aceitará o rompimento pela metade. Esse mesmo grupo impediu na semana passada outra manobra. Sob influência de Lula, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) tentou, sem sucesso, adiar a reunião desta terça para o dia 12 de abril.

ULTIMA SEMANA PARA FILIAÇÕES PARTIDÁRIAS AGITAM LAURO DE FREITAS E CASAMENTO DE COBRA DÁGUA COM JACARÉ VAI ROLAR SOLTO.



MARCELO SANTANA COMENTA

Dia 2 de abril encerra o prazo de filiação partidária ou mudança de partido para quem deseja ser candidato a prefeito ou a vereador nas eleições municipais deste ano. Os "caciques" dos principais partidos de Lauro de Freitas correm atras do lucro e no intuito de fortalecerem suas legendas saem a caça de candidatos com potencial de voto, ou seja os que foram "testados". Esses tem prioridade nos contatos. Estima-se que para uma legenda eleger um vereador a soma dos votos validos e dos candidatos devam ser na ordem. Nesse momento rolam casamentos estranhos tipo cobra dágua com jacaré. É o vale tudo da politica!  







Após matar paciente com um soco, médico é condenado a 9 anos de prisão


O médico preso por matar um paciente com um soco em um hospital na Rússia foi condenado a 9 anos de prisão. Segundo nota publicada no Correio, no julgamento, ele pediu ao tribunal para ser castigado com todo o rigor da lei, de acordo com a imprensa local. O caso chocou a Rússia. 
 
Ainda conforme a publicação, o médico terá de cumprir a pena em um presídio de segurança máxima. O caso aconteceu no dia 29 de dezembro do ano passado, mas só foi divulgado em janeiro deste ano.
 
Nas imagens, Ilya Zelendinov aparece nocauteando Yevgeny Bakhtin, de 56 anos, que cai desacordado na mesma hora. Em seguida, o médico começa a discutir com um outro homem, que não foi identificado e tentou conter a confusão. 
 
O russo teria agredido o paciente porque ele estaria perturbando as enfermeiras do local, disse o jornal britânico Daily Mail. Ao cair no chão, Yevgeny bateu a cabeça no chão e sofreu um traumatismo craniano que causou danos cerebrais.
 
Ao perceber que o paciente estava desacordado, Zelendinov grita por ajuda para socorrê-lo. O médico foi demitido e cumpre prisão domiciliar. 

Marido que estupra a mulher é punido criminalmente em apenas 52 países


  • iStock
Dos 193 países integrantes da ONU, apenas 52 consideram crime o estupro marital –quando a mulher é violentada pelo marido. No Brasil, a agressão está incluída na Lei Maria da Penha, mas na maior parte do mundo a mulher não conta com uma legislação específica que considere o marido um agressor.
Estimativas da ONU avaliam que 2,6 bilhões de mulheres e meninas vivem em países onde o estupro dentro do casamento não é explicitamente criminalizado, e estima-se que uma em cada três mulheres já tenha sofrido algum tipo de violência física e/ou sexual, na maior parte das vezes cometida pelo parceiro.
Historicamente, a violência sexual não era criminalizada quando praticada dentro de uma relação íntima. A mulher era vista como uma espécie de propriedade, e a relação sexual vista como uma obrigação contratual ligada ao casamento.
O estupro era um crime contra a honra (do homem, da família), e não uma violação do corpo feminino. A ideia de que o marido não pode ser responsabilizado por estuprar sua mulher remonta ao século 17, quando o jurista britânico Matthew Hale afirmou que o casamento por si era uma forma de consentimento –ideia mantida em muitas culturas e países até hoje.
O estupro marital foi estabelecido pela ONU como uma violação de direitos humanos em 1993. A recomendação da organização é que o casamento ou nenhum outro tipo de relacionamento constituam a defesa em um caso de ataque sexual segundo a legislação, mas esta medida ganha espaço no mundo a passos lentos.
O maior número de países com legislações avançadas na questão do estupro marital está na América Latina. Países como Brasil –com a Lei Maria da Penha--, Argentina, Bolívia e Equador revisaram seus códigos penais para considerar a violência sexual como uma violação. Alguns países africanos também criminalizam a prática, como Lesoto, Namíbia, a África do Sul e a Suazilândia.
Países como Índia, China, Afeganistão, Paquistão e Arábia Saudita não consideram o estupro do marido contra a mulher um crime. Na Índia, por exemplo, o código penal define que o sexo forçado é crime apenas se a mulher casada tem menos de 15 anos. O Sudão do Sul, país criado em 2011, define explicitamente que, mesmo forçada, a relação sexual entre marido e mulher não é considerada estupro.

Shutterstock
Questão religiosa

No Paquistão, onde conselheiros religiosos chamaram recentemente projetos de lei de proteção a mulher de "anti-islâmicos", o estupro dentro do casamento não é crime. "Alguns clérigos islâmicos argumentam que a mulher deve sexo ao marido pela virtude do casamento, então a questão do consentimento não chega nem a ser levantada", diz a paquistanesa Reema Omer, consultora jurídica para o sul da Ásia da ICJ (Comissão Internacional de Juristas). Segundo ela, argumentos semelhantes são também usados por clérigos hindus na Índia.
"Discursos religiosos são muitas vezes conduzidos por homens, permitindo que interpretações contra o direito da mulher prevaleçam. O mesmo vale para o estupro marital", diz Reema.

AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS DE LAURO DE FREITAS PARALISAM ATIVIDADES

Foto: Divulgação / Sindacs

Os agentes de saúde e endemias de Lauro de Freitas, decidiram em assembleia nesta quarta-feira (23) paralisar as atividades pelas próximas 72h. A categoria reivindica reajuste nos salários. De acordo com a coordenadora de Comunicação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs), Meiry Nascimento, uma reunião com a classe foi agendada pelo secretário da Fazenda, Ricardo Pereira, para o dia 30 de março. 



24 de março de 2016

TEO É GENTE DA GENTE!



Cara só do tipo de frequenta lugares que é da minha vibe sacou. Procura sempre ta em lugar de pessoas do bem e mim desafastar de lugares e de pessoas que ñ tem o msm pensamento que eu ou seja POSITIVO E COM MUITO ORGULHO PAZ PARA TODOS!
Theodoro Silva Araujo Silva
4 de janeiro
O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.