27 de julho de 2016

PRÉ CANDIDATURA A VEREADOR DE MARCELO SANTANA.

Agradeço aos Líderes de Ouro a homenagem aí com a presença do pré candidato a prefeito Carlucho no domingo Clube Ipitanga, somente com a realização da convenção do PSB no próximo dia 5 de agosto é que tudo acontecerá, agora é só pré candidaturas.

CARLUCHO BEM NA FITA.

blogmarcelosantana.blogspot.com.br O FATOR CARLUCHO NAS ELEIÇÕES DE LAURO DE FREITAS.
Na primeira quinzena de maio de 2016, o vereador e ex-secretário de educação Manoel Carlos Santos, o popular Carlucho, avaliou o quadro local e percebeu que tinha chances de emplacar um nome do PSB na corrida sucessória. O nome do próprio vereador começou a despontar nas pesquisas e numa pesquisa para consumo interno o socialista já pontuava com 4,75% da intenções de votos. Em reunião do partido foi estabelecido um prazo para crescimento do seu nome até o dia 30 de julho. O certo é que o pré candidato a prefeito Carlucho, por certo, já lidera as intenções de votos, excluído o nome da ex-gestora que comandou o municipio por 08 anos. Além de ter a mais baixa rejeição entre os pré-candidatos Manoel Carlos cresce muito também no seio do maior eleitorado da cidade localizado no bairro da Itinga. Ocorre que 57% do eleitor ainda não tem candidato e o PT é o partido com maior índice de rejeição. Tudo leva a crer que as eleições de Lauro de Freitas será uma caixa de surpresas.

CurtirMostrar mais reações
Comentar

19 de julho de 2016

MARCELO SANTANA APRESENTARÁ PROJETO "CINTURÃO VERDE".

http://blogmarcelosantana.blogspot.com.br/ LAURO DE FREITAS, APESAR DE SER UM MUNICÍPIO PREDOMINANTEMENTE URBANO, EM SEU TERRITÓRIO AINDA PODEM SER ENCONTRADOS LOCAIS PROPÍCIOS PARA AGRICULTURA FAMILIAR, TEMOS TERRA BOA E ÁGUA EM ABUNDÂNCIA É INACREDITÁVEL QUE O PODER PÚBLICO NUNCA ESTIMULOU ESSA FORMA DE ESTIMULAR EMPREGO E RENDA. TEMOS UM PROJETO DENOMINADO "CINTURÃO VERDE" QUE SERÁ APRESENTADO Á CÂMARA MUNICIPAL, ONDE VISA ESTIMULAR PESSOAS QUE TENHAM UM PEDACINHO DE TERRA LIVRE À PLANTAREM MILHO, AIMPIM, FEIJÃO VERDE, MANDIOQUINHA, IANHAME E HORTALIÇAS. ESSE PLANTIO SERIA PARA CONSUMO PRÓPRIO E UMA BOA PARTE DESSE PLANTIO, VISANDO MELHORAR A RENDA FAMILIAR, SERIA ADQUIRIDO PELO PODER PÚBLICO PARA COMPLEMENTAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR. O NOSSO LEMA SERÁ: "VAMOS PLANTAR QUE O GOVERNO VAI GARANTIR!"


16 de julho de 2016

Pré candidatura de Carlucho mexe no tabuleiro da política em Lauro de Freitas

Lauro de Freitas vive um cenário de incertezas para as eleiçoes.  Dia 5 de agosto será o último dia para a escolha dos candidatos e tudo leva a crer que muitos partidos realizarão as suas convenções no último dia. Agora é momento de muitas conversas de bastidores para fechar as chapas proporcionais e majoritárias, portanto muito coisa pode acontecer até lá. A pré  candidatura do socialista Carlucho, lancada há pouco mais de 20 dias vem mexendo no tabuleiro politico, o ex sindicalista e secretário de Educação,  e atual vereador pelo PSB  desponta com desenvoltura preocupando  a pré candidatura do PT, até pouco tempo considerada favorita. Tudo indica que haverá uma polarização entre petistas e socialistas.

10 de julho de 2016

NUNCA PEDALEM SOZINHOS!

Ciclista é atacado por ladrão no Rio Vermelho e tem ossos da face quebrados

 
Um desabafo no facebook tem chamado a atenção dos internautas na rede social. Isso porque, os detalhes do fato trazem à tona a violência sofrida por um ciclista.
 
Segundo ele, o caso aconteceu no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo (10). No texto, a vítima relata o que viveu e alerta aos ciclistas sobre a insegurança e os perigos que cercam os praticantes da modalidade. "Hoje eu estava,como sempre, pedalando no Rio Vermelho, próximo a boate Pink Elephant quando repentinamente um deliquente surge de traz de um poste, me  derruba com uma paulada no rosto e rouba a minha bicicleta"(SIC).
 
Ainda de acordo com o ciclista, que foi socorrido pelas pessoas que passavam pelo local, a agressão culminou em ossos da face quebrados, além de outras fraturas no rosto. Confira abaixo o texto na íntegra:
 

A verdadeira História do município de Lauro de Freitas


LF NEWS Portal Notícias Lauro de Freitas história município
Por volta do ano 1000, a região atualmente ocupada pelo município foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, os quais expulsaram os seus antigos habitantes, os tapuias, para o interior.
No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada pelo povo tupi dos tupinambás .
Em 1552, Garcia d’Ávila recebeu, de Tomé de Sousa, lotes de terra no litoral baiano. Ali, foi instalada, com apoio da família d’Ávila, proprietária da Casa da Torre, uma missão jesuíta, a qual deu origem, em 1758, à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga.
LF NEWS Portal Notícias Lauro de Freitas história município2
Uma curiosidade é que Garcia D’Ávila ergueu a primeira construção fortificada do Brasil na atual Praia do Forte, que também foi sua residência e de sua família, além de fazer as vezes de forte. A fazenda ia do “portão” da fazenda, por isso nome do bairro, em Lauro de Freitas até o Maranhão, perfazendo um total de 800 mil quilômetros quadrados, equivalente a 1/10 do território brasileiro de hoje, o que equivale às áreas, somadas, de Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Suíça, sendo o maior latifúndio da história nacional.
A região era habitada por indígenas no Morro dos Pirambás. Por situar-se numa zona próxima ao mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola, vieram os engenhos de açúcar e, com eles, os escravos africanos, que influenciaram fortemente a cultura local. Ainda hoje, se podem encontrar descendentes de famílias escravas, guardiãs dos costumes africanos e praticantes do candomblé.
No século XVII, a história da cidade foi marcada por um surto de cólera que dizimou parcela considerável da população, e pela construção da matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade. A matriz se constituiu na construção mais representativa desse período colonial no Brasil.
LF NEWS Portal Notícias Lauro de Freitas história município1
A freguesia de Santo Amaro de Ipitanga tinha esse nome pois cresceu a partir da igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga. Assim ficou até sua emancipação de Salvador, em 1962, quando o vereador Paulo Moreira de Souza propôs substituir Santo Amaro de Ipitanga por Lauro de Freitas, homenageando o político baiano Lauro Farani Pedreira de Freitas, candidato a governador da Bahia e falecido na campanha de 1950 juntamente com Gercino Coelho (pai do ex-governador Nilo Moraes Coelho), em um acidente aéreo em Bom Jesus da Lapa.
LF NEWS Portal Notícias Lauro de Freitas história município3
Essa homenagem póstuma foi uma grande motivação, assim como ocorreu em Simões Filho, para que o distrito soteropolitano se transformasse em um município. Há alguns anos havia um movimento polêmico na cidade para que se retorna-se ao seu antigo nome, Santo Amaro de Ipitanga. Com informações Instituto da História da Bahia / Imagens Artêmio 

LIDERES DE OURO SE REUNIRAM NA ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DE LAURO DE FREITAS

· Domingo (10) na sede da Associação dos Aposentados de Lauro de Freitas, entidade presidida por Agnaldo Ventura, aconteceu a primeira reunião dos "Lideres de Ouro", onde foram discutidas algumas ideias para a sucessão municipal que se avizinha. A maior preocupação dos líderes se prende aos compromissos que os futuros vereadores eleitos deverão ter com a cidade, considerando a importância do legislativo. Para os "Líderes de Ouro" os novos edis devem discutir e viabilizar questões como : a violência urbana, empregabilidade e regularização fundiária. Nova reunião mais ampliada já esta marcada para o dia 24 de julho com a participação do Dr. Marcelo Santana. Um dos fundadores do movimento, o líder Pedro Márcio, avaliou positivamente a primeira reunião.

8 de julho de 2016

No primeiro dia da lei do farol baixo, 50 motoristas são multados em Feira

No primeiro dia da lei do farol baixo, 50 motoristas são multados em Feira
Foto: Tácio Moreira/MetropressNesta sexta-feira (8), dia que a lei que determina o uso de farol baixo durante o dia em rodovias entrou em vigor, 50 condutores que trafegavam em Feira de Santana foram multados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). 
A multa prevista para quem descumpre a norma é de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação, sendo válida para carro, motocicleta ou caminhão. A sanção da nova lei aconteceu no dia 24 de maio e demorou 45 dias para ser validada. A mudança busca aumentar a visibilidade dos condutores e minimizar os riscos de acidentes, principalmente colisões frontais. 

6 de julho de 2016

MARCELO SANTANA DEFENDE UMA AMPLA REGULARIZAÇÃO DOS IMÓVEIS DE LAURO DE FREITAS

blogmarcelosantana.blogspot.com.br A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA É UMA NECESSIDADE.
A grande maioria dos imóveis de Lauro de Freitas, não estão devidamente registrados devido a uma série de fatores. Um dos principais é o desconhecimento da Lei. O artigo 183 da Constituição Federal e os artigos 9º e 10º estabelecem os critérios para que o cidadão tenha a escritura pública do seu imóvel. parabéns a ONG SERVIJURIS, que temos muita honra em participar, por vir lutando pela regularização fundiária. A escritura pública valoriza o imóvel e garante a propriedade.

2 de julho de 2016

MARCELO SANTANA DEFENDE A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM LAURO DE FREITAS






Lauro de Freitas é o oitavo colégio eleitoral do estado com quase 120 mil eleitores. Uma população beirando os 200 mil habitantes. A questão da regularização fundiária é um tema que defendemos ardentemente, uma vez que a grande maioria das residências não possuem escrituras. Faço parte da Servjuris, uma ONG que se preocupa com a legalização das moradias, através do Usucapião Especial Urbano. Ao longo de mais de 2 anos de fundada a instituição tem se debruçado sobre esse grave problema. A escritura pública além de fortalecer a cidadania, também  valoriza muito mais o imóvel O Projeto Minha Casa Regularizada da ONG está baseado nos artigos 9 e 10 do Estatuto das Cidades o o art. 183 da Constituição Federal. 

LAURO DE FREITAS PRECISA DE TRANSPORTE ALTERNATIVO DE QUALIDADE..

ITINGA TV JÁ FEZ CAMPANHA CRITICANDO O TRANSPORTE COMPLEMENTAR DE LAURO DE FREITAS.



Sem querer entrar no mérito dos confrontos entre cooperativados da TRANSLAUF e os LIGEIRINHOS, o serviço de transporte urbano e complementar de Lauro de Freitas tem piorado com o tempo. A população não aprova os microônibus e vans de qualidade ruim, não cumprem horários engarrafa o transito das vias de acesso aos bairros, pois param de 20 em 20 metros na luta por passageiros.  A frota de microônibus deve ser renovada com urgência para melhor atender a comunidade. Os usuários tem muito o que reclamar.

Rui se afasta de processo eleitoral em 2016 pensando em 2018


O distanciamento do governador Rui Costa do processo de escolha dos candidatos da base pode causar estranhamento dos que estão diretamente envolvidos, entretanto é visto com bons olhos para os observadores mais atentos e que enxergam no horizonte a eleição de 2018, quando Rui tentará a reeleição e terá como principal adversário o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
Existe a leitura de que Rui não tem obrigação de trazer para si uma derrota que é clara, segundo aliados, com qualquer um dos nomes da base postos no tabuleiro eleitoral. Por enquanto, existem quatro: Isidório (PDT), Lídice da Mata (PSB), Alice Portugal (PCdoB) e Cláudio Silva (PP). “Para que ele vai levar para o colo uma derrota?”, questiona uma fonte próxima a Rui Costa.
Conta feita informalmente por aliados de Rui e do próprio ACM Neto dão conta de que o demista deve ser reeleito com 60% dos votos, ou seja, vence o pleito no primeiro turno.
Outro dado que evidencia a preocupação de Rui Costa com 2018 é a quantidade de viagem feitas nos últimos dias ao interior. O petista não quer deixar para ‘correr chão’ na boca das eleição que poderá levá-lo a ser reconduzido ao posto de governador daqui a dois anos. Neste quesito, o petista tem vantagem sobre ACM Neto e é a isso que ele se agarra. É melhor do que chorar sobre um leite que está a beira de derramar.

1 de julho de 2016

Regras eleitorais serão aplicadas a partir desta sexta. WhatsApp está liberado


Os festejos juninos passaram e a partir do dia 1º de julho a campanha eleitoral na Bahia deve ganhar mais força. A largada será dada no cortejo 2 de Julho, no próximo sábado, quando os ainda pré-candidatos mostram a cara à população e testam popularidade. Com a reforma eleitoral, aprovada no ano passado, os postulantes a uma cargo no Executivo e Legislativo precisam ficar atentos às novas regras. A partir desta sexta-feira, os pré-candidatos não poderão mais participar de atos públicos.
A partir do dia 2 de julho, prefeitos não poderão comparecer a inaugurações de obras públicas. Conforme explica o advogado eleitoral, Ademir Ismerim, descumprir as leis das eleições e dos partidos políticos pode configurar abuso de poder econômico, podendo ser associado a uso indevido dos meios de comunicação. A punição pode resultar na cassação do registro ou do diploma, além de uma inelegibilidade pelo período de oito anos.
Ainda de acordo com o advogado, as redes sociais estão liberadas, contudo, apenas para contas pessoais. “Por ser particular pode-se expor o que quiser. Mas é diferente para contas institucionais que só poderão dar informações sem fazer propaganda”, explica.
O mesmo vale para o aplicativo WhatsApp. Na manhã desta quinta-feira (30), a imprensa baiana divulgou que o prefeito ACM Neto (DEM) proibiu secretários e pré-candidatos a permanecerem em grupos do aplicativo para evitar problemas com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Neste caso, não há necessidade para preocupações. “O WhatsApp é uma mídia privada que não divulga para o público em geral”, disse Ismerim.
Entrevistas em rádio e TV estão liberadas. Já os pré-candidatos que são radialistas precisam deixar seu espaço de trabalho já nesta sexta-feira (1º), sob pena que o veículo pagar multa.
Outros prazos e informações importantes:
- Convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.
- Prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ocorrer até às 19h do dia 15 de agosto. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.
- Tempo de campanha eleitoral reduziu de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto.
- Período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. A campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.
Vale ressaltar que estão proibidos financiamento de campanha por empresas privadas; utilização de cavaletes e placas em vias públicas; nos programas não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, computação gráfica, edições e desenhos animados; envelopamentos de carros.