26 de janeiro de 2021

PORQUE NÃO MELHORAR O SISTEMA FERROVIÁRIO DO SUBURBIO AO INVÉS DE DESATIVÁ-LO?



OPINIÃO

O sistema ferroviário no Brasil, ao longo dos anos, vem sendo desmantelado pelo lobby dos transportes rodoviários. Agora chegou a vez dos trens do Suburbio que serão desativados e substituídos pelo sistema VLT. A implantação do VLT é realizada pelo Governo do Estado em parceria com a empresa Metrogreen Skyrail e a obra está prevista para ser concluída no prazo de 24 meses  com previsão de dois anos para a  entrega das obras com um custo altissimo para o erário publico. 

O projeto para implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) entre o Subúrbio Ferroviário de Salvador e a Ilha de São João, em Simões Filho, entrará em nova fase e será necessário que, a partir do dia 15 de fevereiro, o atual Sistema de Trens do Subúrbio, que conta com 10 estações e liga a Calçada a Paripe, deixe de operar. No atual traçado da ferrovia serão construídos os pilares do elevado do VLT Os vagões estão sendo construídos na China, seria uma contrapartida pela ponte de Salvador/Itaparica? 

Hoje o trem tem uma tarifa simbólica de R$ 0,50, enquanto que o VLT custará ao usuários algo em torno de R$ 4,20.  Ora, não seria bem melhor melhorar  a oferta dos serviços prestados pelos trens ao invés de desativá-los? Os trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, têm uma extraordinária ligação histórica e cultural com a comunidade suburbana.

Um comentário: