4 de novembro de 2021

ELEIÇÕES DA OAB/BA: ADVOGADOS ACHARAM ENTREVISTA ELEITOREIRA

 

Conversamos com vários  advogados militantes da capital e do interior sobre a entrevista da  advogada a um site local. Todos eles  questionaram a candidata a presidência da Seccional Baiana da ordem dos Advogados do Brasil  por ela ter dito que vai criar , se eleita, uma comissão para avaliar a produção "quantitativa e qualitativa dos Tribunais". Para os advogados essa postura da Ordem poderia ter sido colocada em prática há muito tempo e não na campanha eleitoral.

Para um grupo de advogados e advogadas  a celeridade processual é uma das principais exigências da advocacia baiana, considerando que,  além de trazer danos irreversíveis a sociedade, causa sérios prejuízos aos advogados e advogadas do nosso estado, Um advogado que preferiu não se identificar disse que  " Juiz tem que cumprir prazos e é claro que vai chegar a um momento de embate entre a Ordem e o Judiciário, até porque a OAB representa os interesses categoria e é fato que os causídicos alegam não suportarem mais  tanta falta de respeito e para eles a entidade é omissa".
Para uma advogada trabalhista da região sisaleira a candidata Daniela Borges acredita que os colegas não têm memória, é bom lembrar que ela foi Tesoureira na gestão de Luiz Viana e agora é candidata do mesmo grupo que esta no poder há mais de uma década, o que ela fez pelos advogados? afirma a advogada. Um jovem advogado de Lauro de Freitas agora por ser candidata Daniela quer "fiscalizar" o Judiciário e por sinal essa bandeira de reestruturação do Poder Judiciário é do candidato Dinailton Oliveira, que foi o autor da campanha "Justiça pra Valer" que questiona o defit de juízes e serventuários, além do fechamento de 51 comarcas e que aponta firmeza e independência da entidade para enfrentar essa questão . 
Já uma advogada civilista do bairro da Liberdade, agora a candidata Daniela fala desse projeto para fiscalizar o Judiciário, chega a ser risível, pois ela acredita que terá os votos dos advogados dos pequenos escritórios e dos advogados de "balcão"  que são os mais prejudicados com a falta de celeridade processual". 
A categoria recebe essa proposta com incredulidade e pergunta: Somente agora ela quer apresentar essa proposta? Porque não colocou em pratica antes?", afirmou exaltado o causídico. 
Segundo o advogado Juraci a proposta da  candidata além de demagógica é eleitoreira e nunca será posta em prática por esse grupo que controla a Ordem. "Essa história de criar Comissão para  fiscalizar o Judiciário é uma falácia", finalizou. Para um conhecido advogado eleitoral que  quando ela afirmou ao site que: “Esse é um problema que impacta muito também a advocacia do interior. Pretendemos também fiscalizar a atividade dos Tribunais e judicializar os problemas não solucionados administrativamente”, essa afirmação não pode ser levada a sério, nós advogados não devemos apoiar candidatas que utilizam um jogo de linguagem sem lógica e puramente eleitoreira,, talvez a postulante desconheça a realidade dos advogados do interior e da capital, todos padecem pelos erros cometidos por gestões de um só grupo. "Chega de promessas eleitoreiras, chega de continuísmo queremos uma OAB  livre e que seja voltada para a melhoria das condições de trabalho dos colegas, nós chegamos ao fundo do poço, mais de 70% dos colegas não podem  nem pagar as anuidades.   

A candidata também  citou que, "com os tribunais fechados, muitos advogados ficaram sem poder trabalhar. As consequências disso levaram sua chapa a propor o programa “SOS Advocacia”, para auxiliar membros da categoria impactados pela crise sanitária, possibilitando que eles possam retomar suas atividades e se recuperar das perdas financeiras". 

A jovem advogada Camila, que se declarou eleitora de Dinailton Oliveira, questionou a candidata e perguntou : "Porquê o grupo que a senhora faz parte não propôs e colocou em prática o projeto para socorrer os profissionais Daniela? Agora na eleição você promete "mundos e fundos," não vamos esquecer  que nós tivemos o pior momento da advocacia baiana  com vocês no poder" finalizou  e conclamou os advogados e advogadas a apoiarem os projetos de Dinailton Oliveira, da chapa OAB PRA VALER que é o candidato a presidência da OAB pela oposição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário