10 de outubro de 2022

Brasil é um país conservador, e o bolsonarismo sabe expressar essa vocação

 

O Brasil não mudou, sempre teve um povo alinhado com valores tradicionais; o que mudou foi o discurso político


Multidão na avenida Paulista para acompanhar o discurso de Jair Bolsonaro no 7 de Setembro

Multidão na avenida Paulista para acompanhar o discurso de Jair Bolsonaro no 7 de Setembro

MIGUEL SCHINCARIOL / AFP - 07.09.2021

O recado das urnas em 2 de outubro foi muito claro: o Brasil é um país conservador, e o bolsonarismo está sabendo expressar essa vocação — sendo o principal porta-voz do discurso de direita, inclusive para além da base mais fiel ao presidente da República. E contra isso não há nada que a esquerda possa fazer.

A derrocada do PSDB (durante décadas, o principal contraponto ao petismo) é só mais um sinal de que o tabuleiro político do país mudou. Está em andamento uma nova correlação de forças na sociedade. Para além da sólida base parlamentar conservadora que emergiu das eleições, a agenda de valores associadas à direita é dominante. A  mudança de ocasião, mais a consolidação de uma pauta de costumes em que prevalecem a defesa da família, da religiosidade, das Forças Armadas, além de uma visão mais dura e punitivista nas questões de segurança pública. Uma agenda ampla que, tudo indica, não é de ocasião, se tornou majoritária e veio para ficar.

Um lugar comum para definir o lulismo era o de que Lula sempre foi maior que a esquerda. Fato. O que ocorre agora é que Bolsonaro é muito representativo, um líder de massas, mas o conservadorismo, a direita, é maior que o próprio bolsonarismo. E tende a crescer neste segundo turno das eleições.

O mais curioso nessas constatações é que o Brasil, na verdade, não mudou. Nosso povo sempre foi, em sua maioria, mais afinado com o ideário de direita, desde nossa fundação como país. O que se alterou foi a força parlamentar e a forma como essa representatividade política se manifesta. Esta, sim, Bolsonaro soube e está sabendo verbalizar, vocalizar e colocar no centro do cenário político. A direita não tem mais vergonha de se assumir publicamente. Mérito do presidente.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário