Prefeito reafirma compromisso com educadores
Na manhã desta terça-feira (16), o prefeito Márcio Paiva (PP) se reuniu com a diretora do departamento pedagógico do município, Vânia da Luz Bastos, o secretário municipal de Educação, Edmilson Pereira dos Santos, e também com os educadores do município, na Escola de Cadetes no bairro de Portão.
Em contato com o Bocão News, a diretora Vânia Basto fez um levantamento das necessidades básicas apontadas pelos diretores do município. “Eles apontaram intervenções na área de segurança para as escolas municipais. As estruturas físicas das escolas, que não tinham manutenção, também foram postas pelos educadores. Já pensamos até em colocar uma kombi, como medida emergencial para atender os alunos no transporte escolar. Nós também tratamos sobre o incentivo ao esporte e a ampliação dos projetos de saúde na escola”, disse.
Ainda em conversa com o Bocão News, a diretora Vânia disse que entre os objetivos dessas reuniões, que vão se repetir ao longo do ano, é repensar o modelo educacional do município. “A merenda escolar era caótica, a estrutura física onde os alimentos eram armazenados, a entrega deles, a higiene, tudo isso um caos. Mas a estrutura já está sendo toda reorganizada”, garante.
O secretário de Educação comentou que as ações básicas vão reorganizar as 94 escolas – 48 próprias do município e 46 são alugadas-, principalmente naquelas que não pertencem a prefeitura, que eram residências comuns e foram transformadas em escolas: “nas alugadas não há condições de funcionamento, as crianças não têm lazer, algumas não têm nem banheiros”, relata.
O secretário denunciou ainda que no período de transição das gestões, a nova administração não teve acesso aos dados da Educação do município. “Chegamos à secretaria e não encontramos nenhuma documentação. As escolas sucateadas, professores desmotivados por conta da gestão passada, que para cumprir o piso a prefeita Moema Gramacho (PT) tirou as gratificações. Estamos em um processo de reconstrução. Os alunos estavam há oito anos sem um plano de educação. esta sendo processo de reconstrução e valorização do professor”, pontua. No final da reunião Márcio Paiva pediu 15 dias para providencias o que foi colocado pelos diretores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário