Dia do Beijo relembra importância do carinho no cotidiano
o
Beijos de irmão, de amigo, de namorado, dos pais. Pode ser no rosto, na mão, no olho, ou em qualquer lugar. Afinal, todos os tipos de beijo são bem vindos, principalmente, neste sábado, dia 13 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Beijo. Símbolo de respeito, carinho, afeição e amor, o beijo é uma linguagem universal. Todo mundo entende que você só beija alguém que você gosta ou, no mínimo, simpatiza.
Para a Dra. Karla Kalil, ginecologista, mastologista e especialista em sexualidade, o local do beijo pode ter muitos significados. "Para nós, o beijo nos lábios virou uma expressão típica do amor. Já na face é uma típica forma de saudação. Na testa e nas mãos expressa respeito filial ou gratidão. O beijo nos pés, pouco praticado atualmente, expressa respeitosa veneração", diz.
Entre os povos árabes, por exemplo, trocar beijos na face é um cumprimento normal entre dois homens amigos. O beijo no rosto também é comum em países como Itália, França e Argentina, entre homens da mesma família e grandes amigos. O beijo na bochecha ou até na boca também é um cumprimento social habitual na Rússia. No Brasil, um, dois ou até três beijos no rosto - a depender da região em que se more - fazem parte de cumprimento normal quando se é apresentado a alguém informalmente. Tudo feito com a melhor das intenções, claro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário