11 de junho de 2014

INFORMES DO DECOM



Dando continuidade as atividades que compõem o “Mutirão de Limpeza”desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), na manhã desta quarta-feira (11), os profissionais da secretaria percorrem inúmeras localidades com a execução de serviços diversos. A finalidade da ação é otimizar os serviços de limpeza urbana e deixar a cidade mais bonita para os laurofreitenses e turistas, especialmente no período da Copa do Mundo de Futebol.

A iniciativa conta com a mobilização de 40 profissionais da Sesp que percorrem áreas distintas de Lauro de Freitas desde a última segunda-feira (2), a exemplo da Estrada do Coco, que é beneficiada com roçagem (retirada do mato e da terra com ferramentas adequadas); sacheamento (corte de vegetação que surge nas interseções da pavimentação das vias públicas); retirada de areia da pista; pintura do meio-fio e varrição das canaletas da via.

O cidadão tem o canal de comunicação direto com a secretaria através do Alô Sesp: 3378-8500 ou 0800-284 8833.



Oficinas juninas nos núcleos de SCFV se encerram na unidade do Capelão

A gincana junina de encerramento das atividades do primeiro semestre dos núcleos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se encerra, na manhã desta quarta-feira (11), na unidade do Capelão. As atividades voltadas à discussão da importância da preservação ambiental e do patriotismo estão sendo organizadas pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Assistência Social e Cidadania (Semasci).

Em ritmo de São João, com muito arrasta-pé e comidas típicas, as atividades foram iniciadas, na última segunda-feira (9), no SCFV do Parque São Paulo. Na terça-feira foi à vez da unidade de Areia Branca. Na programação estão sendo realizadas tarefas direcionadas aos temas “Copa do Mundo” e “Cuidado e preservação da nossa cidade”.



Agentes de transportes passam por capacitação que se encerra nesta sexta-feira

“Legislação Municipal de Transporte” e “Técnicas Operacionais na Fiscalização de Transporte” foram alguns dos temas abordados no curso de capacitação para os agentes de transporte, que teve início na última segunda-feira (9) e se encerra nesta sexta-feira (13). As vinte horas aulas estão sendo ministradas na sede da Guarda Municipal, sempre das 8h às 12h. A iniciativa é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Transito Transporte e Ordem Pública (Settop).

A abertura do curso foi feita pelo diretor de fiscalização da Settop, André Luís. Segundo ele, os ensinamentos tem o intuito de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos “Amarelinhos”, maneira como ficaram conhecidos os agentes de transporte por conta da cor da farda. “A nossa preocupação é munir os agentes de informações para que eles ponham em prática nas ruas as teorias aprendidas durante o curso”, explicou o diretor.

Hoje Lauro de Freitas possui aproximadamente 40 agentes de transporte. Cabe a esses profissionais à fiscalização de todos os modais de transportes, ordenamento e apoio no trânsito, assim como dar suporte aos fiscais da Sesp e a Guarda Municipal em situações específicas como grandes eventos, manifestações, intervenções nas vias, entre outras.


Confraternização junina é realizada em escola de Vila Praiana

O nordeste é uma região que tem notoriedade entre as demais regiões por muitos aspectos, especialmente quando se refere ao período junino. Com o objetivo de fortalecer os valores culturais celebrados nas festividades do mês de junho, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta terça-feira (10), uma confraternização junina para os estudantes da Escola Municipal de Vila Praiana.

Na oportunidade os jovens interagiram com os seus colegas, profissionais da instituição de ensino e representantes do programa Mais Educação. De acordo com a coordenadora do programa na escola, Zene Luz, a ação foi positiva, pois os jovens tiveram a oportunidade de apresentar as coreografias que estavam treinando há mais de um mês om figurino semelhante aos usados pelos cangaceiros. “A atividade foi importante para a valorização da cultura nordestina”, pontua.   

O programa - Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, a iniciativa aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A ação é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário