Publicada em 27/08/2014 15:31:49
A candidata do PSB, Lídice da Mata, que estava em segundo lugar, com 11% na pesquisa anterior, caiu para a terceira posição, agora com 9% dos votos.
Da Luz (PRTB), que antes possuía 2%, fica com 1%. A candidata Renata Mallet (PSTU) manteve 1% das intenções de voto. O candidato Marcos Mendes (Psol) não pontuou.
As intenções de votos brancos e nulos caíram para 16%. Na pesquisa anterior, eram 18%. Indecisos agora são 14%. Antes eram 17%. O Ibope ouviu 1.008 pessoas entre os dias 23 e 25 de agosto, em 59 cidades.
Veja também
-- Pesquisa Bapesp mostra crescimento de Rui e Lídice
-- Pesquisa Bapesp mostra crescimento de Rui e Lídice
A opinião dos candidatos
Paulo Souto entende que o crescimento confirma o que se percebe em todos os cantos do estado por onde a chapa de oposição tem passado nesta campanha. “Estamos confiantes e continuaremos com humildade e determinação a apresentar aos baianos a nossa proposta de um novo futuro para a Bahia”, disse o candidato a governador.
O candidato do PT a governador, Rui Costa, ironizou o fato peculiar gerado pela pesquisa Ibope/TV Bahia, que simulou segundo turno entre candidatos posicionados em primeiro e terceiro lugares. “O Ibope excluiu meu nome do questionário e conseguiu fabricar um fato historicamenteinédito”, desdenhou, reafirmando sua convicção de vitória no 1º turno das eleições de 2014.
Além do mais, lembra ele, "a emissora que encomendou a pesquisa pertence a ACM Neto, aliado de meu concorrente Paulo Souto e o Ibope é o instituto que mais erros cometeu em levantamentos eleitorais na Bahia", disse.
A candidata do PSB a governadora, Lídice da Mata, disse que a pesquisa do Ibope por um lado reflete um momento de inflexão de sua campanha, que foi paralisada por cerca de 10 dias, em face da morte de Eduardo Campos, mas por outro evidencia uma tentativa de criar artificialmente a ideia de que só existem duas candidaturas na Bahia com chances de vitória.
Lídice diz que pesquisas internas do PSB apontam para outro cenário, diferente do levantamento do Ibope, após a retomada de sua campanha eleitoral e impactado pelo crescimento da candidatura de Marina Silva, que substitui Eduardo Campos na disputa pela Presidência da República.
Lídice diz que considerando as margens de erro da pesquisa Ibope, que é de 3% para mais ou para menos, os percentuais obtidos por ela e também por Rui Costa estão próximos das pesquisas internas do PSB, mas com uma troca de posições.
“O que acho estranho nessa pesquisa do Ibope é a permanência de Paulo Souto nesse percentual”, observou. “Não acredito nisso, nem os eleitores com os quais tenho conversado”, acrescentou.
Na Justiça
A pesquisa do Ibope será contestada pela coordenação jurídica da Coligação Pra Bahia Mudar Mais.
O advogado Adriano Soares argumenta que não existe justificativa técnica para excluir Rui da sondagem de segundo turno e que pesquisa eleitoral é mera expectativa, uma projeção de intenção de voto.
“A lei eleitoral determina tratamento igualitário. Vamos tomar medidas contra a TV Bahia e o Ibope por prática de fraude e propaganda eleitoral disfarçada”, afirmou o advogado Adriano Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário