14 de julho de 2017

VIVA AS BAIANAS DO ACARAJÉ DA NOSSA BAHIA

Profissão de baiana de acarajé é oficializada              

Profissão de baiana de acarajé é oficializada              
Foto: Tatiana Azeviche/ Setur
A profissão de baiana de acarajé foi inserida nesta sexta-feira (14) na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) —  que reconhece e descreve as ocupações do mercado de trabalho brasileiro. A partir de agora, as baianas são reconhecidas como profissionais pelo Ministério do Trabalho e podem ter o documento da CBO, que tem o código 5243-15. Com o documento, elas poderão assumir a identidade profissional ao fazer documentos como RG e passaporte, ou realizar cadastro como microempreendedor individual. O termo para viabilizar a oficialização da profissão tinha sido assinado em 16 de junho, e foi resultado de ação conjunta do deputado federal Benito Gama (PTB), da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), do Ministério do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia.
De acordo com a presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam), Rita Santos, a oficialização da profissão vai beneficiar cerca de 3.500 baianas de acarajé. “É uma reivindicação que já vinha fazendo desde 2009, depois que eu não pude me cadastrar como baiana de acarajé ao fazer o meu passaporte. Queriam que eu me cadastrasse como cozinheira, mas eu não sou, sou baiana de acarajé”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário