29 de maio de 2013

O QUE SERÁ DO PAIS DEPOIS DA COPA?

EXCLUSIVO
MARCELO SANTANA COMENTA.

Copa do Mundo de 2014, sede Brasil...Hummmm! Muito tempo depois voltamos a sediar mais uma Copa do Mundo de Futebol (perdemos a última no Maracanã contra o Uruguay). O futebol tem se transformado numa ótima vitrine para alavancar investimentos empresariais e desenvolvimento de nações.

A última Copa da África deixou um legado com contradições na África do Sul, pais que sediou o evento. De lado ocorreu uma febre de construções de estádios, hotéis etc, por outro restou para o povo sul-africano o sentimento de frustração, não só pelo fato de não ter conquistado o título, mas pelo fato de que muitas dessas construções se transformaram em elefantes brancos e para o contribuinte ficou a lembrança tênue da festa. Foi a festa pela festa. 

Será que planejamos a Copa do Mundo do Brasil? Alguns estádios foram construídos, sendo que a nossa Arena Fonte Nova, que em menos de 30 dias de inaugurada já despencou um pedaço do teto e se transformou em chacota nacional. E os nossos Aeroportos? A questão não é só construir e modernizar  para inglês ver, ou seja, só para a Copa. Nosso país tem contradições terríveis, 30% dos nacionais estão na exclusão social, desamparados, abandonados pelo Estado Democrático Social de Direito, além de uma legião de brasileiros e brasileiras, de todas as idades, que perderam o rumo de suas vidas e se deixam embalar pela fumaça  viciante do crack, onde somos campeões do mundo em consumo. Até quando a bolsa família será o escoadouro da esperança de milhões de mães brasileiras? Pois é estamos preparados para a grande festa do futebol nos templos sagrados e para colhermos os dividendos e os ônus? Depois da Copa o que será de nós? 

Um comentário:

  1. Ola bom dia...legal seu comentário sobre a Copa do Mundo, na minha opinião falta a CBF planejamento e seriedade. Acho que não vamos ganahr a copa.

    Ivan Araújo

    ResponderExcluir