1 de março de 2013

VEM AI A VIA EXPRESSA!

A futura via expressa de Vilas do Atlântico terá 5,6 Km de extensão em pista dupla e três saídas ao longo do percurso. Os 1,5 mil metros já construídos da atual avenida Dois de Julho e que já ligam o Km 0,6 da Estrada do Coco ao Centro de Lauro de Freitas serão duplicados. Em toda a sua extensão, até Vilas do Atlântico, a via contará com ciclovia segregada. Osistema de drenagem da via deverá colaborar também para amenizar os sistemáticos alagamentos na Lagoa da Base e outras áreas do Centro.
A primeira saída será na atual rotatória em que termina a avenida Dois de Julho, para acesso ao Centro. A segunda na altura da Lagoa da Base, para acesso ao final de linha e ao estádio municipal e a última na praia de Ipitanga. A intenção é que, futuramente, também por via expressa, haja uma ligação direta à rua José Augusto Tourinho Dantas, já em Salvador, que leva a Stella Maris e Itapoan.
Essa é a concepção preliminar do projeto, que não está definido. André Carvalho, secretário de Infraestrutura de Lauro de Freitas, explicou à reportagem da Vilas Magazine que a obra ainda será discutida com a comunidade e que a premissa fundamental é “não alterar as características das vias locais que vão receber o tráfego da via expressa”, inclusive na chegada a Vilas do Atlântico.
O traçado proposto acompanha o muro, recuado, da Base Aérea de Salvador até a cabeceira da pista do aeroporto, em Ipitanga. Dali segue pela atual rua dos Veranistas e rua Dr. Hélio Brito, alcançando Vilas do Atlântico pelas margens do rio Sapato.
A obra, idealizada há mais de dez anos, não tem custo definido, mas a fonte de recursos está prevista: são verbas do Ministério das Cidades. A próxima etapa é convencer a Base Aérea a ceder mais esse trecho de terreno. O prefeito Márcio Paiva (PP) e o deputado federal João Leão (PP) estiveram reunidos, em janeiro, com o Coronel-Aviador Maurício Carvalho Sampaio, Comandante da Base Aérea de Salvador, da Força Aérea Brasileira, para discutir o tema. 
A via expressa de Vilas do Atlântico virá desafogar o trânsito da Estrada do Coco, avenida Luiz Tarquínio e Araqui, por onde hoje transitam milhares de veículos diariamente em direção às três portarias do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário