16 de outubro de 2015

SAIU NO FACE DE MARCIO PAIVA

MAIS UM FEITO POSITIVO DA NOSSA GESTÃO. AVANÇAMOS NO ÍNDICE NACIONAL DE EDUCAÇÃO!! PARABÉNS A TODOS!
Divulgado neste mes de outubro 2015, o resultado do levantamento do IOEB- Índice de Oportunidades da Educação Brasileira.
O IOEB é um índice que calcula a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas por municípios e estados no Brasil. Lauro de Freitas obteve a posição de 3,8, o segundo lugar na Região Metropolitana de Salvador, ao passo que a Capital alcançou 3,6 - ficando em na 5° posição da RMS. São resultados de levantamentos e averiguações, cidade por cidade, apontando, assim, quanto cada município será determinante para o sucesso educacional de suas crianças.
Em Lauro de Freitas, com a população de 191.400, última estimativa do IBGE, e cujo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (FUNDEF) é de apenas 6.100.000,00/mes, o prefeito Márcio Paiva, tem conseguido obter resultados primorosos na Educação, desde o inicio de sua gestão. Para tanto, basta observar o resultado dos índices concernentes aos 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador, incluindo a própria Capital do Estado (no fim da nota).
A pesquisa nacional do IOEB, considera todas as crianças em idade ( 06 a 17 ) escolar dos municípios e Estados, abordagem única entre os índices de educação. Porém, vale ressaltar que uma cidade com muitos alunos fora da escola, pode obter resultados em provas que vão além da real situação da educação oferecida.
A Bahia no rodapé da educação
Na avaliação dos Estados, a média nacional foi de 4,5. São Paulo, é o primeiro lugar, obtendo 5,1.O Acre obteve 4,2, enquanto que a Bahia obteve 3,6 - o que significa o 25ª posição no pais de 26 Estados, estando abaixo do Amapá (3,7) e acima, apenas, do Pará (3,5), último lugar no ranking nacional.
Jovens com atraso
Outro fator relevante é a situação de jovens e adultos que interromperam ou não conseguiram frequentar a escola, comprometendo seu aprendizado básico. Situação que demanda uma educação especifica mas que, no entanto, não desfruta de uma política pública definida para tal. Em geral, esse grupo é "deixado" pelo Estado nas mãos dos municípios.
É ai que entra diferencial de Lauro de Freitas, com relação aos demais municípios bahianos. Levando-se em conta que esse fator pode gerar distorções na percepção da real qualidade e/ou oportunidades dentro da educação oferecidas, pode-se dizer que o trabalho desenvolvido na educação de jovens e adultos, pela SEMED-Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, colocaria este município, seguramente, num patamar maior do que o obtido.
O problema com a falta de sistematização na educação de jovens e adultos, vale dizer, é uma preocupação do IOEB que deverá implantar métodos para torná-lo, também, elemento de avaliação no sistema de ensino, a seguir.
No entanto, esta já é uma realidade, em Lauro, desde o inicio desta Administração tendo, primeiro, a Dra. Adriana Paiva como a Secretária de Educação e depois sucedida pelo Dr. Marcelo Abreu, que responde pela pasta há pouco mais de cinco meses.
A pedagoga e Mestra Vânia Pessoa, Diretora Pedagógica/SEMED, tem se debruçado há mais de duas décadas na educação do município, com os olhos e ações voltados para essa lacuna na educação. "O que me preocupa é a continuidade ou a falta dela à depender da gestão que entra. Isto precisa ser discutido e resolvido,como prioridade", afirma.
A também pedagoga e mestranda, Nildélia Souza, Diretora do EJA - Educação para Jovens e Adultos, aponta para um resultado relevante deste setor: " hoje são 231 professores especializados para 3.143 alunos, com idade a partir de 18 anos, que estão sendo resgatados da exclusão; muitos já se profissionalizaram simplesmente a partir do momento em que aprenderam a ler ou otimizaram a leitura se apropriando, também, de demais conhecimentos à cada aula", relata a Diretora.
O Secretário Marcelo Abreu, atribui esse resultado positivo na Educação de Lauro, em geral, ao processo de continuidade ocorrido nesta gestão. Para ele, que já foi prefeito e implantou 113 salas de aulas no seu mandato, esta seria a hora de retomar o que conseguiu fazer no passado e continuar o que de relevante estava sendo feito pela antecessora. "Foi o correto. Os resultados que temos mostram isso", comemora. Marcelo Abreu, inclusive reativou o curso de pós graduação em benefício dos professores, criado em sua gestão, paralisado por oito anos; e hoje grande número de professores já estão pós graduados, com novas turmas se formando, continuamente. Lauro de Freitas tem 60 escolas e 18 creches na rede pública de ensino, com um corpo de 1.218 profissionais de educação, onde se incluem os gestores. "A Educação não conseguiria esse resultado, se não fosse o trabalho conjunto com esses profissionais que temos". O Secretário, porém, deixa claro que esta posição bem colocada no índice da IOEB, não os coloca numa posição de conforto, o contrário; fala em trabalhar mais, porque " temos sempre onde melhor mais", garante. Afirma ainda que toda a SEMED se envolve para o mesmo resultado e que o objetivo maior do prefeito Márcio Paiva, a educação de excelência, tem sido a filosofia da pasta.
Parabéns, Lauro de Freitas !
Veja:
POSIÇÃO DOS ÍNIDICES DO IOEB, RMS
1.Mata de São João, 4,3
2.Lauro de Freitas, 3,8
3.Madre de Deus, 3,7
4.Camaçari, 3,7
5.Salvador, 3,6
6.Pojuca, 3,6
7.Dias d'Ávila, 3,4.
8.São Sebastião do Passé, 3,4
9.São Francisco do Conde, 3,2
10.Simões Filho 3,2
11.Vera Cruz.3,2
12Candeias, 3,1
13.Itaparica, 2,8

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