30 de outubro de 2015

CAMINHADA COMBATE AO CÂNCER DE MAMA REUNE UMA MULTIDÃO NA ITINGA


Sexta (30). Grande evento da prefeitura caminhada do Caranguejo a UPA. Conscientização contra o câncer de mama. Na foto com Edílson Ferreira, Secretário Chefe de Gabinete, na outra com Edmilson SALES e Dr. Emanoel Carvalho. Parabéns Dr. Márcio, o prefeito mais retado da Bahia!

SAIU NO FACE DE MÁRCIO PAIVA - Prefeitura realiza caminhada do Outubro Rosa no bairro de Itinga

Na manhã dessa sexta-feira (30), o bairro de Itinga foi marcado pela prevenção e cuidados contra o Câncer de Mama. Promovido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), o evento reuniu cerca de mil pessoas incluindo o secretário de saúde Bruno Barreto, vereadores, servidores da prefeitura e munícipes.
Moradora da Localidade, Taise Nunes de 21 anos comentou sobre a importância do tema, “A conscientização ainda é um dos caminhos mais importantes para chamar atenção e a caminhada vem reforçar essa ideia”. alertou
Já a munícipe, Mariele Santos de 32 anos, frisou a relevância do autoexame, “Tenho uma amiga que descobriu uma diferença nos seios, e obteve sucesso com os resultados por ter buscado tratamento precocemente. Gostaria de parabenizar a Prefeitura por essa iniciativa”.
O trajeto teve início às 10h no Largo do Caranguejo com final do percurso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ao final do evento, visivelmente emocionado o secretário de saúde Bruno Barreto, agradeceu a presença de todos e comunicou que o município zerou a demanda reprimida de atendimentos, “ No mês de outubro conseguimos ofertar cerca de 600 mamografias no município de Lauro de Freitas.”
O evento contou com trio elétrico, fanfarra e a participação do Projeto do bairro de Portão formado apenas por mulheres, “Medida Certa” ao decorrer da caminhada foram distribuídos informativos que alertavam a necessidade da prevenção.

29 de outubro de 2015

Conselho Tutelar de Lauro de Freitas funciona em nova sede no centro da cidade

A sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), de Lauro de Freitas passa a funcionar em nova sede no centro da cidade. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) e o (CMDCA) informou a mudança na quinta-feira (29). Os munícipes já podem se deslocar até a antiga sede da Ouvidoria Geral do Munícipio, localizada no Centro, na Praça da Matriz.

 
De acordo com o presidente do CMDCA, Ricardo Vieira, desde a fundação do Conselho Tutelar, o órgão não tinha uma estrutura apropriada para seu funcionamento pleno. Ele destaca que na gestão do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o Conselho Tutelar passa a ter uma estrutura digna. “Agora o Conselho Tutelar tem uma estrutura em Conformidade ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)”, pontua.

Lauro de Freitas aparece entre as melhores cidades do Brasil para fazer negócios


O município de Lauro de Freitas aparece em segundo lugar no estado da Bahia num estudo da Revista Exame que divulga "As Melhores Cidades do Brasil para Fazer Negócios".
Somado todos os indicadores avaliados, Lauro de Freitas ainda ocupa o 75º lugar do Ranking Nacional, estudo realizado pela consultoria paulista Urban Systems, criado após um amplo levantamento sobre a situação das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes no que se refere a investimentos em negócios, nesta segunda edição do estudo o ranking destacada as cidades que oferecem o melhor em termos de Infraestrutura, Capital Humano, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico.
Recentemente Lauro também foi escolhida como a Melhor Cidade do Brasil para se Viver, pelo anuário da revista “Istoé” denominada “As Melhores Cidades do Brasil”.
“O reconhecimento de Lauro de Freitas mais uma vez é uma conquista de todos nós, pois queremos nossa cidade cada vez mais entre as melhores do Brasil”, disse o prefeito Márcio Paiva, que ainda agradeceu a colaboração dos vereadores da base governista que votam nos projetos encaminhados pelo Executivo.

PROJETO MINHA CASA REGULARIZADA - NOTA PÚBLICA DA SERV JURIS

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA
Nota de esclarecimento da SERVJURIS
Autora do Projeto MInha Casa Regularizada, a SERVJURIS - ORIENTAÇÃO JURIDICA SOCIAL ITINERANTE, entidade civil, com sede em Lauro de Freitas, vem a público informar que a regularização de imóveis, de até 250m², cuja posse seja de no minimo 5 anos, que não estiverem em áreas públicas do municipio, do estado ou da união, podem e devem ser feitas através do instituto da USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA, amparado pela Constituição Federal, Código Civil e Estatuto da Cidade, sendo que qualquer advogado ou a Defensoria Pública podem ingressar com as ações. A SERVJURIS manteve contato com a Superintendência de Habitação de Lauro de Freitas , na data de 28 de outubro e viu de perto o excelente trabalho que a equipe esta fazendo no cadastramento de areas públicas (areas do municipio ) amparada pela legislação municipal aprovada recentemente. Vale ressaltar que os municipios podem e devem regularizar as areas públicas ocupadas por particulares. Somente cerca 10% (dez por cento) do território de Lauro de Freitas é constituído de área pública. Lembrando que a Usucapião Especial Urbana é um direito do povo, entretanto, somente advogados, associações de moradores (representadas por advogados) e defensoria pública podem ingressar com as ações. Nas areas públicas só o municipio, o estado e a união podem resolver o problema. Se você mora em area pública procure a Seplan, se o seu imóvel for em área particular (loteamento ou ocupapação), procure a SERVJURIS, ou qualquer advogado ou a Defensoria Pública. Como qualquer instituição a SERVJURIS tem os seus sócios, portanto, tem legitimidade para orientá-los através do seu corpo juridico, mesmo os que não são sócios que nos procurarem também serão orientados.
Para aqueles que criticam o projeto por nada saberem sobre o tema aconselhamos que busquem estudar mais o instituto da USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA e contratem advogados para ajudar também nesse projeto de suma importância para a sociedade.
Estamos disponiveis para palestras, debates e maiores esclarecimentos sobre o tema.
SERVJURIS - 3378-9021, 99331-3069, 99224-9165

26 de outubro de 2015

VOCÊ ESTA DE SACO CHEIO COM A TELEFONIA MÓVEL?

 BUSQUE O SEU DIREITO COM A ONG SERVJURIS - ORIENTAÇÃO JURIDICA E SOCIAL ITINERANTE, SITUADA NA RUA MUCUGÊ, 133, SALAS 104, 105, CENTRO DE LAURO DE FREITAS.
IREMOS RESOLVER SEU PROBLEMA VIA JUIZADO ESPECIAL CIVEL DE DEFESA DO CONSUMIDOR. VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO E A UM MELHOR SERVIÇO. PROCURE A GENTE! ZAP 9331-3069, 3378-9021
O DRAMA DO PÉSSIMO SERVIÇO PRESTADO.
No primeiro lugar do ranking está a Vivo, com mais de 6 mil
seguida pela Claro (3º lugar, mais 3.800 reclamações), TIM (6º, mais de 2.400) e Oi (8º, mais de 2.000). Entre os principais problemas reportados estão cobrança indevida ou abusiva, serviço não fornecido, seja na entrega ou no cumprimento da oferta, ou qualidade insuficiente.

PROJETO MINHA CASA REGULARIZADA


Segunda (26). Uma abordagem sobre o Projeto MINHA CASA REGULARIZADA para moradores do Caji/Caixa Dágua, presentes ao evento as também diretoras da ong Drª Juliana Ramos e Drª Cinde Fátima. O proejto é uma iniciativa da Servjuris. Pretendemos levar a todas as comunidades de Lauro de Freitas e aos bairros periféricos de Salvador as informações de que todos tem direito a escritura pública de seu imóvel através da Usucapião Especial Urbana, amparada pela Constituição Federal, Código Civil e Estatuto da Cidade. Agradeçemos o espaço cedido pela nossa parceira Associação Beneficente Filhos de Oxóssi Guerreiro. Faça contato com a gente e regularize já seu imóvel! Zap 993313069 e 3378-9031. Rua Mucugê, 133, salas 104 e 105, Centro, Lauro de Freitas (junto ao antigo Forum).

25 de outubro de 2015

60% dos interessados em vagas temporárias de fim de ano estão desempregados


60% dos interessados em vagas temporárias de fim de ano estão desempregados
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Com a economia em recessão, o emprego temporário de fim de ano, ainda que mais escasso em 2015, é uma saída encontrada pelos desempregados para voltar ao mercado de trabalho e conseguir alguma renda para quitar dívidas pendentes com contas básicas da casa, como luz, água, aluguel e com despesas de estudo. O quadro é completamente diferente do que ocorria num passado recente, quando a economia estava em pleno emprego e os brasileiros se candidatavam a uma vaga temporária para complementar a renda. Neste ano, 60% dos que procuram um trabalho para o período de Natal e ano-novo estão desempregados. É um resultado significativamente maior do que em 2014, quando 45% dos candidatos estavam nessa condição, aponta pesquisa da Vagas.com, empresa de tecnologia para recrutamento e seleção. "Apesar de o desemprego ter subido, fiquei surpreso com esse resultado. A minha expectativa era que a parcela de desempregados candidatos a uma vaga temporária chegasse, no máximo, a 50%", disse Rafael Urbano, coordenador do estudo. Segundo ele, a pesquisa foi feita com uma amostra nacional de 1.133 candidatos que integram a base de dados da empresa. Eles foram consultados entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro. Outro dado que confirma que o emprego temporário é uma alternativa para os desempregados afetados pela crise é que 60% deles estão sem trabalho há pelo menos nove meses, período em que a recessão piorou e as empresas começaram a demitir. O perfil de quem busca um emprego temporário é muito mais jovem do que em períodos anteriores. Em 2015, a idade média dos candidatos é de 26 anos, ante 30 anos em 2014. Também aumentou significativamente, passou de 12% em 2014 para 30% em 2015, a parcela dos candidatos com idade entre 14 anos e 19 anos. De certa forma, esse resultado é um reflexo do desemprego maior nessa faixa etária. Em setembro, a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a taxa de desemprego entre os que têm 18 anos e 24 anos atingiu 18,4% nas seis regiões metropolitanas do País, a mais alta entre todas as faixas etárias. No mesmo período, o desemprego médio nacional foi de 7,6%.

24 de outubro de 2015

Projeto “Cuidando do Seu Bairro” é concluído em mais um bairro de Lauro




Completando mais uma edição, o “Cuidando do Seu Bairro” concluiu no sábado (24), as atividades desenvolvidas nas comunidades de Aracuí, Lagoa dos Patos, Chafariz e Pitangueiras iniciadas na última segunda-feira (19). Na solenidade realizada na região de Lagoa dos Patos, o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, interagiu com os munícipes e demais participantes da ação, especialmente abordando os inúmeros avanços conquistados tanto no desenvolvimento do projeto, quanto nas diversas áreas de atuação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) por todo o município.  
A iniciativa contou com a presença da primeira-dama do município, Adriana Paiva; secretário Especial para Ações Estratégicas (Seaes), Ney Campello; secretária de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), Eliana Marback; secretário de Educação (Semed), Marcelo Abreu; secretária da Juventude e Trabalho (Sejut), Verônica Vivas; secretário de Cultura (Secult), Alexandre Marques; Secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Gilmar Oliveira; secretário de Turismo, Esporte e Lazer (Setel), José Bomfim; secretário de Saúde (Sesa), Bruno Barreto; houve ainda o comparecimento de superintendentes, coordenadores executivos e vereadores da cidade.  
O prefeito da cidade, Márcio Paiva, considera o projeto como uma legítima manifestação da participação popular na administração pública. O gestor destaca que o “Cuidando do Seu Bairro” será consolidado como uma política pública em Lauro de Freitas. “Não adianta querer construir uma escola em um bairro, se a comunidade quer um posto de saúde. Temos que ouvir cada vez mais nosso povo”, pontua.  
Para o representante comunitário e membro da comissão de trabalho desta edição do “Cuidando do Seu Bairro”, Vanilson Oliveira, mais conhecido como “Pai Nilson de Oxossi”, o prefeito Márcio Paiva está no caminho certo em ouvir os bairros e entender o que de fato a população quer. “Um rei que não escuta seus súditos, ele não ouve a si mesmo. Como o prefeito conduz esse projeto ele vai longe, pois é assim que se faz gestão”, comenta.  
De acordo com o secretário da Seaes, Ney Campello, a cidade vive um novo momento, pois o “Cuidando do Seu Bairro” já ultrapassou a marca de 20 mil atendimentos, além disso, o projeto contemplou mais de 45 mil pessoas de diversas localidades. Campello destaca que a fórmula de descentralizar o atendimento associado a ampliação da participação popular é o caminho para aumentar o poder de intervenção nas comunidades. “O ‘Cuidando do Seu Bairro’ terá uma segunda etapa de acompanhamento do que foi discutido em cada localidade contemplada. Justamente neste momento entraremos com a formação e qualificação das pessoas, como por exemplo, com cursos sobre orçamento público”, sinaliza.

23 de outubro de 2015

ACM Neto comemora nova orla e pede apoio da população contra vandalismo

ACM Neto comemora nova orla e pede apoio da população contra vandalismo

ACM Neto comemora nova orla e pede apoio da população contra vandalismo
Foto: Divulgação/Instagram
O prefeito ACM Neto (DEM) inaugurou oficialmente as novas orlas dos bairros de Itapuã e Piatã nesta sexta-feira (23), em cerimônia realizada no final da tarde. Em entrevista à Rádio Metrópole, o prefeito comemorou a entrega do novo equipamento para a população. "Uma noite de festa para a cidade de Salvador, quem vem à Itapuã e vai à Piatã se orgulha do que fizemos por esse trecho da cidade. Isso compõe o novo momento que vive a nossa cidade. Um reencontro com a sua origem e sua história mas, acima de tudo, com a sua importância", declarou.
ACM Neto também fez uma apelo aos cidadãos diante dos recentes atos de vandalismo registrados na cidade. O prefeito cobrou empenho de todos para evitar danos aos novos equipamentos. "O recurso que é colocado numa obra como essa não é do prefeito e do secretário, é da população. A gente sua muito para fazer a coisa bem feita. Não é justo que vândalos queiram destruir o trabalho. A gente tem sido vítima. Vários monumentos da prefeitura e espaços públicos têm sido vítimas do vandalismo. Peço que a comunidade esteja envolvida e engajada e que a polícia acompanhe também, porque é fundamental preservar e cuidar bem", declarou o prefeito.
"Está muito bonito aqui, se fizermos isso, vamos dar uma nova vida, não só para o morador do bairro, mas para todos que vierem curtir a orla."
publicidade:

21 de outubro de 2015

Homem é socorrido após ter pênis preso em porca de metal

 

O chinês Yulin Sunshine, 28 anos, passou dez horas tentando remover sozinho, uma porca de metal do pênis. Após as tentativas fracassadas ele procurou um hospital. Segundo informações da imprensa local, publicadas pelo O Globo, ele chegou a unidade de saúde com a peça metálica no pênis e se negou a explicar como aconteceu o fato. 
 
 
Sem sucesso os médicos chamaram o Corpo de Bombeiros. Os socorristas tiveram que serrar a porca de metal. Ainda segundo informações da imprensa local, não haverá sequela ao órgão genital. 

19 de outubro de 2015

Tribunal manda aplicar Lei Maria da Penha para transexual

reprodução
Tribunal manda aplicar Lei Maria da Penha para transexual
Estadão Conteúdo
A 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha sejam aplicadas em favor de uma transexual ameaçada pelo ex-companheiro. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 19, pelo site do TJ/SP.

A vítima, que não fez cirurgia para alteração de sexo, afirmou no processo que manteve relacionamento amoroso por cerca de um ano com o homem. Após o fim do namoro, ele passou a lhe ofender e ameaçar. Assustada, registrou boletim de ocorrência e pediu em juízo a aplicação das medidas protetivas. O pedido foi negado pelo juízo de primeiro grau, sob fundamento de que a vítima pertence biologicamente ao sexo masculino, estando fora do escopo da Lei Maria da Penha.

No entanto, em julgamento de mandado de segurança impetrado no Tribunal de Justiça, a magistrada Ely Amioka, relatora do caso, afirmou que a lei deve ser interpretada de forma extensiva, sob pena de ofensa ao princípio da dignidade da pessoa humana.

Justiça proíbe exigência da CNH para 'cinquentinhas' em todo o Brasil

Justiça proíbe exigência da CNH para 'cinquentinhas' em todo o Brasill
A Justiça Federal de Pernambuco, através da juíza Nilcéia Maria Babosa Maggi, concedeu na quinta-feira (15) liminar favorável à Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc), em que proíbe a exigência, em todo o território nacional, do uso de habilitação por parte dos usuários deste meio de transporte, também conhecidos como 'cinquentinhas'.
Por meio de uma Ação Civil Pública ajuizada na 5ª Vara Federal, a associação defendeu a inadequação da aplicabilidade prática da Resolução nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que iguala a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A, sendo que o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diferencia ciclomotores de motocicletas e automóveis. Com isso, condutores de veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas não precisam mais de habilitação para circular.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que só irá se posicionar após ser notificado. De acordo com a juíza, foi levado em consideração o fato de que os veículos de capacidade de potência limitada a 50 cilindradas possuem características que são diferentes dos demais. Tais distinções não insere esses veículos em nenhum nível de habilitação, segundo a decisão.

17 de outubro de 2015

Mau hálito pode indicar problemas de saúde; saiba como tratar

O mau hálito tem origem bucal em até 95% dos casos e é possível controlar


Você já pensou sobre o que seu hálito tem a dizer sobre você? Mau hálito, por exemplo, pode ser o indício de problemas bucais, como língua saburrosa (também conhecida como saburra lingual ou língua branca) e doenças da gengiva, causas mais comuns da halitose.


Segundo a dentista do Hapvida, Roberta Leal, o mau hálito tem origem bucal em até 95% dos casos. A especialista também explica o que é a língua saburrosa. "É uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva", esclarece.

Não se desespere, é possível controlar o mau hálito. Roberta diz que às vezes basta fazer uma ótima higiene oral para resolver e alerta. "Porém, é preciso investigar o sintoma, que pode estar associado a alterações hormonais e do estômago", aconselha.

Limpeza da língua

Muito se fala sobre o uso de fio dental, mas a língua é parte importante no processo de limpeza da boca. Para você ter ideia, a saburra lingual é considerada a principal causa do mau hálito.
"Dessa forma, limpar a língua corretamente é uma etapa fundamental para acabar com a halitose e conquistar um hálito fresco e duradouro".

Além disso, a especialista indica que o tratamento mais eficaz para acabar com a halitose é escovar os dentes e a língua três vezes ao dia e usar enxaguantes bucais. Nada de balas ou chicletes para dar fim ao problema.

"Visite o seu dentista pelo menos uma vez a cada seis meses, para limpeza e check-up, com o objetivo de manter a sua boca livre do acúmulo de placa bacteriana e outros problemas, que podem causar o mau hálito. Se o mau hálito não desaparecer, fale com o seu dentista. Mau hálito pode ser um sinal de algum problema de saúde", alerta.

16 de outubro de 2015

SAIU NO FACE DE MARCIO PAIVA

MAIS UM FEITO POSITIVO DA NOSSA GESTÃO. AVANÇAMOS NO ÍNDICE NACIONAL DE EDUCAÇÃO!! PARABÉNS A TODOS!
Divulgado neste mes de outubro 2015, o resultado do levantamento do IOEB- Índice de Oportunidades da Educação Brasileira.
O IOEB é um índice que calcula a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas por municípios e estados no Brasil. Lauro de Freitas obteve a posição de 3,8, o segundo lugar na Região Metropolitana de Salvador, ao passo que a Capital alcançou 3,6 - ficando em na 5° posição da RMS. São resultados de levantamentos e averiguações, cidade por cidade, apontando, assim, quanto cada município será determinante para o sucesso educacional de suas crianças.
Em Lauro de Freitas, com a população de 191.400, última estimativa do IBGE, e cujo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (FUNDEF) é de apenas 6.100.000,00/mes, o prefeito Márcio Paiva, tem conseguido obter resultados primorosos na Educação, desde o inicio de sua gestão. Para tanto, basta observar o resultado dos índices concernentes aos 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador, incluindo a própria Capital do Estado (no fim da nota).
A pesquisa nacional do IOEB, considera todas as crianças em idade ( 06 a 17 ) escolar dos municípios e Estados, abordagem única entre os índices de educação. Porém, vale ressaltar que uma cidade com muitos alunos fora da escola, pode obter resultados em provas que vão além da real situação da educação oferecida.
A Bahia no rodapé da educação
Na avaliação dos Estados, a média nacional foi de 4,5. São Paulo, é o primeiro lugar, obtendo 5,1.O Acre obteve 4,2, enquanto que a Bahia obteve 3,6 - o que significa o 25ª posição no pais de 26 Estados, estando abaixo do Amapá (3,7) e acima, apenas, do Pará (3,5), último lugar no ranking nacional.
Jovens com atraso
Outro fator relevante é a situação de jovens e adultos que interromperam ou não conseguiram frequentar a escola, comprometendo seu aprendizado básico. Situação que demanda uma educação especifica mas que, no entanto, não desfruta de uma política pública definida para tal. Em geral, esse grupo é "deixado" pelo Estado nas mãos dos municípios.
É ai que entra diferencial de Lauro de Freitas, com relação aos demais municípios bahianos. Levando-se em conta que esse fator pode gerar distorções na percepção da real qualidade e/ou oportunidades dentro da educação oferecidas, pode-se dizer que o trabalho desenvolvido na educação de jovens e adultos, pela SEMED-Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, colocaria este município, seguramente, num patamar maior do que o obtido.
O problema com a falta de sistematização na educação de jovens e adultos, vale dizer, é uma preocupação do IOEB que deverá implantar métodos para torná-lo, também, elemento de avaliação no sistema de ensino, a seguir.
No entanto, esta já é uma realidade, em Lauro, desde o inicio desta Administração tendo, primeiro, a Dra. Adriana Paiva como a Secretária de Educação e depois sucedida pelo Dr. Marcelo Abreu, que responde pela pasta há pouco mais de cinco meses.
A pedagoga e Mestra Vânia Pessoa, Diretora Pedagógica/SEMED, tem se debruçado há mais de duas décadas na educação do município, com os olhos e ações voltados para essa lacuna na educação. "O que me preocupa é a continuidade ou a falta dela à depender da gestão que entra. Isto precisa ser discutido e resolvido,como prioridade", afirma.
A também pedagoga e mestranda, Nildélia Souza, Diretora do EJA - Educação para Jovens e Adultos, aponta para um resultado relevante deste setor: " hoje são 231 professores especializados para 3.143 alunos, com idade a partir de 18 anos, que estão sendo resgatados da exclusão; muitos já se profissionalizaram simplesmente a partir do momento em que aprenderam a ler ou otimizaram a leitura se apropriando, também, de demais conhecimentos à cada aula", relata a Diretora.
O Secretário Marcelo Abreu, atribui esse resultado positivo na Educação de Lauro, em geral, ao processo de continuidade ocorrido nesta gestão. Para ele, que já foi prefeito e implantou 113 salas de aulas no seu mandato, esta seria a hora de retomar o que conseguiu fazer no passado e continuar o que de relevante estava sendo feito pela antecessora. "Foi o correto. Os resultados que temos mostram isso", comemora. Marcelo Abreu, inclusive reativou o curso de pós graduação em benefício dos professores, criado em sua gestão, paralisado por oito anos; e hoje grande número de professores já estão pós graduados, com novas turmas se formando, continuamente. Lauro de Freitas tem 60 escolas e 18 creches na rede pública de ensino, com um corpo de 1.218 profissionais de educação, onde se incluem os gestores. "A Educação não conseguiria esse resultado, se não fosse o trabalho conjunto com esses profissionais que temos". O Secretário, porém, deixa claro que esta posição bem colocada no índice da IOEB, não os coloca numa posição de conforto, o contrário; fala em trabalhar mais, porque " temos sempre onde melhor mais", garante. Afirma ainda que toda a SEMED se envolve para o mesmo resultado e que o objetivo maior do prefeito Márcio Paiva, a educação de excelência, tem sido a filosofia da pasta.
Parabéns, Lauro de Freitas !
Veja:
POSIÇÃO DOS ÍNIDICES DO IOEB, RMS
1.Mata de São João, 4,3
2.Lauro de Freitas, 3,8
3.Madre de Deus, 3,7
4.Camaçari, 3,7
5.Salvador, 3,6
6.Pojuca, 3,6
7.Dias d'Ávila, 3,4.
8.São Sebastião do Passé, 3,4
9.São Francisco do Conde, 3,2
10.Simões Filho 3,2
11.Vera Cruz.3,2
12Candeias, 3,1
13.Itaparica, 2,8

Emprego na indústria tem oitavo resultado negativo seguido


Emprego na indústria tem oitavo resultado negativo seguido
Foto: Agência Brasil
O emprego industrial fechou o mês de agosto com queda de 0,8% no número de postos de trabalho, na comparação com o mês imediatamente anterior, no oitavo resultado negativo consecutivo, acumulando retração de 5,6%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a retração em agosto foi 6,9%, neste caso o 47° resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso da série histórica, que começou em janeiro de 2001. Os dados divulgados pelo IBGE mostram ainda que houve queda de 0,9% no número de horas pagas em agosto em relação ao mês anterior, a sexta taxa negativa consecutiva, acumulando nesse período perda de 5,5%. Segundo a Agência Brasil, na comparação com agosto do ano anterior, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria caiu 7,5% em agosto de 2015, vigésima sétima taxa negativa consecutiva neste tipo de confronto e a mais intensa desde o início da série histórica.

14 de outubro de 2015

1% da população mundial concentra metade da riqueza do mundo; entenda

1% da população mundial concentra metade da riqueza do mundo; entenda

1% da população mundial concentra metade da riqueza do mundo; entenda
Foto: Reprodução/AFP/Getty Images
O banco suíço de investimento e provedor de serviços financeiros Credit Suisse divulgou nesta quarta-feira (14) um estudo publicado no jornal El País sobre a distribuição de renda no planeta e revelou um fato intrigante: 1% da população mundial, aqueles que têm um patrimônio avaliado em US$ 760.00 (cerca de R$ 2,96 milhões), possuem tanto dinheiro líquido e investido quanto o 99% restante da população mundial.
Em outras palavras, o ano de 2015 será lembrado como o primeiro da série histórica no qual a riqueza de 1% da população mundial alcançou a metade do valor total de ativos. Segundo o jornal El País, essa disparidade entre privilegiados e o resto da humanidade se encontra longe de diminuir, pelo contrário, continua aumentando desde o início da Grande Recessão, em meados de 2008

12 de outubro de 2015

O mercado cruel dos remédios falsos

É mais fácil ser processado por falsificar uma bolsa de marca do que um medicamento contra o câncer. Por que o sistema de rastreamento dos produtos não saiu do papel

CRISTIANE SEGATTO
Remédios (Foto: Thinkstock/Getty Images)
É assustador saber que 19% dos medicamentos vendidos no Brasil são falsificados, segundo uma estimativa conservadora da Organização Mundial da Saúde. Quem conhece bem esse mercado arrisca dizer que as fraudes comprometem até 30% dos remédios consumidos no país.
Esses produtos sem valor terapêutico ou de eficácia prejudicada costumam ser fabricados no Paraguai, na China, na Índia ou aqui mesmo no Brasil. Em outra parcela dos casos, a indústria farmacêutica produz os medicamentos segundo as melhores práticas, mas eles caem nas mãos dos criminosos no meio do caminho.
A carga dos caminhões é roubada e vendida em feiras e sites da internet. Ou é comprada por distribuidores pouco idôneos e repassada às farmácias. Os remédios deixam de fazer efeito porque o calor do sol ou do armazenamento prolongado em caminhões altera as características físicas dos produtos. 
É um problema mundial. Desde 2005, um núcleo da Interpol investiga crimes relacionados a esses produtos. A Operação Pangea apreendeu 2,4 milhões de medicamentos falsificados em 2011. Em 2015, o número já atingiu 20,7 milhões.     
O crescimento expressivo desse tipo de crime é explicado pelo alto retorno financeiro e pelo baixo risco. “É mais provável que alguém seja processado por falsificar uma bolsa Gucci do que por falsificar um remédio”, disse o professor Jim Herrington, da Universidade da Carolina do Norte à revista Newsweek
Na maioria dos países, as penas são mais brandas que as aplicadas a outros tipos de crime, como o tráfico de drogas ou de pessoas. No Brasil, o problema não é a lei. “Fabricar ou estocar remédio falsificado é crime hediondo”, diz Domingos Gonçalves da Fonseca, da Unihealth, uma empresa especialização na gestão do fluxo de materiais hospitalares.  “O que falta é a ação enérgica do governo”, afirma.
Todos os tipos de produto farmacêutico são suscetíveis à falsificação. Antibióticos, drogas anti-HIV, remédios contra o câncer, Viagra, Botox... Não faz muito tempo, a tal da rastreabilidade determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) parecia ser a solução. Os fabricantes seriam obrigados a colocar um código nas embalagens. Um sistema adotado em todos os pontos de venda e distribuição de remédios (hospitais, postos de saúde etc) permitiria acompanhar o percurso dos remédios – da fábrica ao consumidor.
Pelo smartphone, o paciente poderia checar quando e onde o produto foi fabricado e em qual farmácia ele deveria estar. Também teria a chance de verificar se havia um alerta de roubo de carga emitido pelo fabricante da caixinha antes de comprá-la.
A lei aprovada em 2009 dava um prazo de três anos para que o rastreamento virasse realidade no país. Estamos em 2015 e nada. Vários laboratórios alegam que não tiveram tempo de se adequar às exigências. Um projeto de lei apresentado no Senado pede o adiamento do prazo por mais dez anos.
Além das dificuldades técnicas da adoção do sistema, há outras questões que precisam ser discutidas pela sociedade. Quem guardará as informações registradas pelo sistema? A Anvisa ou a indústria farmacêutica?
Os fabricantes terão acesso aos dados dos receituários dos médicos e do consumo de cada paciente? Quais as implicações éticas e comerciais dessa medida? Adiar o prazo para a adoção do sistema prolonga a insegurança dos produtos, mas talvez seja uma oportunidade de discutir pontos importantes que podem ter passado despercebidos durante a aprovação da lei de 2009. Vamos acompanhar.

USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA E O PROJETO "MINHA CASA REGULARIZADA" EM LAURO DE FREITAS.

ONTEM CONVERSEI COM D. MARIA ANUNCIAÇÃO DO PARQUE SÃO PAULO E ELA ME PERGUNTOU QUAIS OS REQUISITOS PARA TER DIREITO A ESCRITURA PÚBLICA, ATRAVÉS DA SERVJURIS. EU DISSE: 1º TER POSSE DO IMÓVEL HÁ 5 ANOS; O IMÓVEL NÃO ULTRAPASSAR 250M² E NÃO TER NENHUMA ESCRITURA DE OUTRO IMÓVEL. A INSTITUIÇÃO SERVJURIS INGRESSA COM O PROCESSO DE USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA E PRONTO! ATRAVÉS DE SENTENÇA JUDICIAL VOCÊ TERÁ A SUA ESCRITURA PÚBLICA. LIGUE PRA GENTE 8145-4798, 9331-3069, 3378-9021, 9224-9165 E 9655-5231 E CONVERSE COM UM DOS CONSULTORES DA SERVJURIS - ORIENTAÇÃO JURIDICA E SOCIAL ITINERANTE!

LAURO DE FREITAS DESAFOGARÁ TRANSITO NA ESTRADA DO COCO. GOVERNADOR RUI COSTA, VICE LEÃO E PREFEITO DR. MÁRCIO DE PARABENS.

Via Metropolitana será alternativa para acesso rápido ao Litoral Norte

Foto: Divulgação/GOVBA
Com 300 operários trabalhando e 90 máquinas pesadas, as obras de construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas avançam em ritmo acelerado. A nova ligação entre a Rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) à Estrada do Coco (BA-099) já tem frentes de trabalho ao longo de 4,5 quilômetros.Quando ficar pronta, a via terá extensão total de 11,2 quilômetros e promete desafogar a região central de Lauro de Freitas, funcionando como alternativa mais rápida no acesso ao Litoral Norte baiano através da Linha Verde. O projeto abre ainda um novo vetor de desenvolvimento econômico, facilitando, além do turismo, o escoamento de produção regional. Segundo o gerente de engenharia da Bahia Norte, Wagner Neves, na atual fase, o cronograma executado pela concessionária, por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, se concentra em serviços de retirada de vegetação, terraplanagem e aterramentos. Também já estão sendo erguidas estruturas como a ponte sobre o Rio Joanes e a alça viária que ligará a Via Metropolitana à Estrada do Coco (BA-099) na região de Busca Vida, próximo ao limite entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas.A via de contorno projeta a redução do tráfego rodoviário no trecho urbano da rodovia que corta o município de Lauro de Freitas, criando um novo acesso à cidade, por meio da Avenida Doutor Gerino de Souza Filho.Ao todo, R$ 220 milhões estão sendo investidos nas obras, que incluem um pequeno túnel de passagem sob a BA-099. O trecho vai contar com duas faixas por sentido de tráfego. Um avançado sistema de operação e monitoramento de vias oferecerá atendimento médico pré-hospitalar e socorro mecânico aos usuários.

DR. MÁRCIO PARABENIZA A SELEÇÃO DE FUTEBOL DE LAURO DE FREITAS PELA EXCELENTE CAMPANHA.

Parabenizo a nossa Seleção de Futebol por conseguir a classificação nos pênaltis, diante da Seleção de Brumado, pelo placar de 3x1.
Estamos entre as 16 melhores Seleções do Intermunicipal. O próximo passo agora é encarar a Seleção de Catu, na próxima fase da competição.
Valeu guerreiros! Chegaremos lá!

11 de outubro de 2015

O Brasil é um dos países com mais homicídios e não há transparência com os dados


O número de assassinatos no Brasil, especialmente os cometidos por policiais, não para de crescer. Enquanto os governos não forem mais transparentes com os dados da violência, será difícil combatê-la

Cinquenta e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove brasileiros foram assassinados no país em 2014. Sete pessoas por hora. A polícia matou oito pessoas por dia. Números aterradores como esses, contidos no 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira, não chegaram às manchetes. Foram ofuscados pela turbulência política. Mas, acima de tudo, pelo fato de estarmos, como nação, adormecidos para a gravidade do que eles representam. Por não compreendermos o que esses números traduzem. Todos os anos são publicados levantamentos independentes sobre quanto se mata no Brasil. O anuário, por exemplo, é feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o FBSP, uma organização não governamental.
>> Um assassinato é registrado a cada meia hora nas capitais brasileiras

Quem tenta, como eles, compilar quantos são nossos mortos tem de montar um quebra-cabeça de informações que vêm de diferentes fontes oficiais, principalmente do Sistema Único de Saúde e das secretarias de Segurança Pública dos Estados. É um esforço tremendo. “O Brasil não carece de dados. As polícias têm esses números. O que nós não temos são informações. A sociedade não tem clareza sobre o significado desses números”, diz Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Conselho de Administração do FBSP. “Essas informações têm impacto nas políticas de segurança. E, pela Constituição, são públicas. Mudar essa cultura é o que ainda está em aberto no Brasil.”

A informação é tão fundamental porque pode redefinir como se trata a segurança pública no país. Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo próprio FBSP e divulgada junto com o anuário, mostra que 50% dos brasileiros acreditam que “bandido bom é bandido morto”. Mas o levantamento mostra que as mortes causadas por policiais são quase 47% superiores às causadas por latrocínios. “Há uma enorme disputa em curso sobre o que significa fazer segurança e qual o papel das polícias. A informação tem um papel estratégico nisso. Um exemplo: o deputado Jair Bolsonaro falou que a polícia devia matar mais. E os números mostram que as mortes decorrentes de intervenção policial são a segunda causa das mortes intencionais no país. São muito superiores aos latrocínios, que tanto assustam e são usados por pessoas como ele para justificar a violência policial”, diz Lima.
Dados sobre assassinatos  (Foto: Época )
Um país que sabe contabilizar suas vítimas é mais capaz de elaborar políticas para combater a violência, diagnosticar quem está matando quem e por quê. Os levantamentos independentes cumprem um papel importantíssimo de divulgação e análise dessas informações. Mas só agora o Brasil começa a ter uma base de dados oficial confiável e uniforme sobre homicídios. Desde 1871, quando as primeiras estatísticas sobre violência foram registradas no Brasil, o país sofre para fechar essa conta. A segurança pública é atribuição dos Estados. Cada uma das 27 unidades da Federação tem uma metodologia para registrar os homicídios. Aliás, nem todas estão equipadas para fazer esse levantamento – ou dispostas a fazê-lo. Afinal, que governador quer arcar com o ônus de revelar os índices de violência em seu Estado, em sua gestão? Caberia, então, ao governo federal impor uma contabilidade uniforme e consistente. Desde os anos 2000, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, fala-se em construir um sistema nacional de notificação e compilação de dados sobre homicídios. Em 2007, já na gestão de Lula, chegou-se a um protótipo do que esse sistema seria. Criaram-se modelos de boletins de ocorrência e de uniformização para esses dados, o embrião do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp. Ao longo de 2011, o Ministério da Justiça tentou convencer os Estados a abastecer voluntariamente esse sistema. Diante da resistência, acabou tendo de aprovar uma lei, em 2012, que condicionaria a liberação de recursos federais aos Estados à liberação dessas informações. Mais de uma década de informação – e, portanto, de políticas públicas – foi perdida.

Em 2013, finalmente os Estados passaram a alimentar o Sinesp. Porém, cada Estado ainda utiliza critérios diferentes para falar do mesmo crime. No caso de homicídios decorrentes de violência doméstica, por exemplo, tem Estado que classifica como violência doméstica; outro que chama de violência Maria da Penha; outro, ainda, de crime passional. A soma se torna um pesadelo. O Sinesp tenta tornar essa classificação homogênea. Mas a padronização não está completa. O Ministério da Justiça ainda não conseguiu produzir um relatório com a abrangência e a análise que os levantamentos independentes têm. Segundo Lima, em dezembro de 2014, o ministério fez uma licitação para encontrar um parceiro que fizesse essa análise com os dados do Sinesp. O vencedor foi o próprio FBSP. “Por causa da burocracia, o contrato só foi assinado em julho deste ano. Então, decidimos lançar o anuário, que é uma produção independente, antes do relatório do ministério”, diz Lima.

Para extrair os dados das secretarias de Segurança Pública dos Estados, o FBSP teve de recorrer à Lei de Acesso à Informação. Muitos forneceriam os números voluntariamente. Mas, como alguns resistem, Lima decidiu usar a lei para todos, e garantir que os dados viriam completos. No caso das mortes causadas por policiais, tema ainda mais sensível, o FBSP sempre precisou recorrer à lei para conseguir os números. Enquanto houver tanta contrariedade dos órgãos de governo de realizar essa tenebrosa conta, com critério, método e transparência, o número final dessa somatória será sempre assustador.