11 de abril de 2016

COMUNIDADES DO QUINGOMA E AREIA BRANCA RECEBEM UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES DO CAMPO


Os serviços prestados pelo “ônibus da mulher”,  acontecem em Lauro de Freitas nas comunidades do Quingoma e Areia Branca, próximo à Igreja Católica



Como parte das comemorações pelos 10 anos do Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), recebe no município a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres do Campo. Em parceria com o governo federal e estadual, o programa tem o intuito de reduzir os altos índices de violência contra as mulheres.

Durante três dias -11, 12 e 13 de abril – o ônibus circulará pela zona rural da cidade integrando e ampliando os serviços públicos oferecidos às mulheres, como: apoio psicossocial, jurídico e médico. Além disso, a ação também possui função educativa promovendo palestras e rodas de conversa. As unidades móveis compõem uma importante infraestrutura de assistência a mulheres das áreas rurais e comunidades quilombolas.

“As mulheres da área urbana têm maior acesso a estes serviços. Elas pegam um transporte público e chegam com um grau menor de dificuldade”, conta a coordenadora do CRLG, Salete Góes. “Porém, as mulheres da zona rural não tem essa aproximação. Nós estamos muito felizes por trazer essa iniciativa para as mulheres da nossa cidade. Apesar do período de alternância de mandato, a SPM está mostrando que continua trabalhando a todo vapor.”, pontua.

Os serviços prestados pelo “ônibus da mulher” visam ainda ajudar a reduzir a triste estatística de 13 mulheres assassinadas por dia no Brasil. A diretora do Departamento de Prevenção e Enfrentamento à Violência (Depev), Lisiane Dias lembrou que Lauro de Freitas está entre as 10 cidades baianas com maior índice de violência e “é com trabalhos como este de prevenção, assistência, orientação, mas também de apuração e investigação dos crimes cometidos que objetivamos mudar esse quadro”, afirma.

Nessa iniciativa, o governo federal participa com a doação dos ônibus e com os recursos para a manutenção das unidades móveis, enquanto Estados e municípios entram com os serviços prestados e os profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário