23 de abril de 2016

Dilma critica posicionamento de ministros do STF sobre o impeachment

Dilma critica posicionamento de ministros do STF sobre o impeachment
Foto: Ricardo Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff criticou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que comentaram o processo de impeachment que atualmente tramita no Congresso. Em entrevista coletiva na sexta-feira (22), na residência do embaixador brasileiro na ONU, Antonio Patriota, ela afirmou que eles não deveriam emitir opiniões sobre o assunto, já que vão julgar o impedimento da presidente na Corte.
"É a opinião de três ministros. São apenas três ministros, e são ministros que não deveriam dar opinião porque vão me julgar", disse ela aos jornalistas. Nesta semana, os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello consideraram que o processo transcorreu normalmente. "Ainda que a senhora presidente da República veja a partir de uma perspectiva eminentemente pessoal a existência de um golpe, na verdade, há um gravíssimo equívoco, porque o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal deixaram muito claro que o procedimento destinado a apurar a responsabilidade da senhora presidente da República respeitou até o presente momento todas as fórmulas estabelecidas na Constituição. Até agora transcorreu tudo em perfeita ordem", disse Celso de Mello, decano do STF.
Posteriormente, o ministro Dias Toffoli também se manifestou e disse que Dilma 'ofendeu as instituições' ao levantar a suspeita de um golpe parlamentar. "Alegar que há um golpe em andamento é uma ofensa às instituições brasileiras, e isso pode ter reflexos ruins inclusive no exterior, porque passa uma imagem ruim do Brasil", afirmou o ministro ao Jornal Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário