20 de março de 2021

Hospital Metropolitano é aberto com 100 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

 


Unidade conta com 280 leitos, sendo 100 leitos de UTI, 120 leitos com chamada de assistência respiratória para pacientes dependentes de oxigênio, com fisioterapia 24 horas e mais 60 leitos de enfermaria.







Hospital Metropolitano é aberto neste sábado, em Lauro de Freitas


O Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, começou a operar exclusivamente para pacientes com COVID-19, na manhã deste sábado (20).


Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o hospital conta com 280 leitos, sendo 100 leitos de UTI, 120 leitos de uma unidade chamada de assistência respiratória para pacientes dependentes de oxigênio, com fisioterapia 24 horas e mais 60 leitos de enfermaria.


Por volta das 16h, os pacientes começaram a chegar no hospital regulados de outras unidades de saúde. Os primeiros pacientes transferidos são de Salvador, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Vera Cruz, Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Ribeira do Pombal.


Nesta fase inicial, o HM funcionará com 40 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos clínicos da Unidade de Assistência Respiratória. A abertura dos leitos será feita de forma gradual. No total, serão 280 leitos distribuídos entre 100 de UTI e 180 de enfermaria, todos exclusivos para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus.


A unidade será um reforço para a assistência a pacientes com Covid-19 na Região Metropolitana de Salvador, mas poderá receber pacientes de toda a Bahia.



Neste sábado, a Bahia amanheceu com a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 em 85%.


Após a pandemia, o Hospital Metropolitano vai começar a operar como unidade de referência de urgência e emergência e também casos de alta complexidade, neurocirurgia e tratamentos de obesidade mórbida e de transplante hepático e de fígado.


Mais de 1.500 profissionais das diversas categorias, incluindo médicos, equipe multiprofissional, administrativa e de apoio atuarão na unidade.


Segundo o diretor técnico do HM, Gabriel de Carvalho Cunha, o hospital será um importante reforço à rede de atendimento do estado, já bem estruturada, viabilizando a abertura em caráter emergencial, numa ação conjunta da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a instituição gestora, Proinvest.


Hospital Metropolitano é aberto com 100 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 — Foto: Secom / Sesab


Fonte: G1 Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário